19 de Outubro de 2017
20º
max. 20º
min. 14º
notícias
iniciativas em destaque
Exposição 20 de Setembro de 2011
Prefácio revela coleção de esculturas

Parte das obras doadas pelo escultor Virgílio Domingues ao Município de Setúbal através de um protocolo celebrado em 2009 pode ser vista na Casa da Baía até 13 de novembro.

“Os Antimonumentos. Prefácio a uma exposição” foi o título escolhido para esta mostra “porque antecipa a exposição definitiva com o espólio da doação que muito enriquece o património artístico e que honra a cidade”, referiu a presidente da Câmara Municipal de Setúbal na inauguração, realizada, no dia 17, no âmbito das Comemorações Bocagianas.

Maria das Dores Meira indicou que a totalidade da coleção vai ficar na futura Galeria Municipal de Arte, no antigo Quartel 11, edifício em recuperação em parceria com o Turismo de Portugal.

“Aí, estão reunidas as condições técnicas e a envolvência de dignidade que todos queremos para tão valioso espólio”, mencionou a autarca, que quis agradecer publicamente o gesto de Virgílio Domingues, “um dos mais destacados escultores da sua geração e da modernidade das artes portuguesas”, com esta mostra.

Virgílio Domingues, coautor de uma das mais emblemáticas peças de arte pública de Setúbal, o monumento ao 25 de Abril e às nacionalizações, doou ao Município 28 peças, com um valor estimado em mais de 450 mil euros.

No âmbito do protocolo celebrado, ficou estabelecido que a Autarquia garantia, além da conservação e da guarda, a exposição da coleção, a divulgação junto do público e o fácil acesso por parte de estudiosos e artistas.

Virgílio Domingues, nascido em Lisboa, em 1932, está representado no Centro de Arte Moderna da Fundação Calouste Gulbenkian e nos museus de Estremoz, Mirandela, Gouveia e Loures, além de coleções particulares.

A inauguração de “Os Antimonumentos. Prefácio a uma exposição”, mostra que pode ser visitada todos os dias, das 10h00 às 13h00 e das 14h30 às 18h30, contou com um momento musical protagonizado pelo jovem músico Marcos Magalhães.

APOIOS

AMRS
Setúbal é um Mundo
Câmara Municipal de Setúbal. ©
Todos os direitos reservados

website concebido por dodesign