22 de Outubro de 2017
13º
max. 21º
min. 10º
notícias
iniciativas em destaque
marchas 18 de Julho de 2016
Prémios consagram festa bairrista

O Grupo Desportivo Setubalense “Os 13”, vencedor das Marchas Populares de Setúbal 2016, recebeu no dia 16 o galardão do primeiro lugar do concurso, num espetáculo de consagração realizado no Fórum Municipal Luísa Todi. 

Foi à hora marcada, 21h30, que Natália Abreu e Paulo Guilherme, os apresentadores do evento, deram as boas-vindas à plateia do Fórum Municipal Luísa Todi, que esgotou para a cerimónia de entrega dos prémios das Marchas Populares de Setúbal.

O evento, com a presença da presidente da Câmara Municipal de Setúbal, Maria das Dores Meira, começou com a exibição de um filme que destacou os momentos mais emblemáticos da preparação da edição das marchas deste ano, em que participaram dez coletividades.

O espetáculo incluiu ainda uma atuação de Ivone Dias, Madrinha das Madrinhas da edição do ano passado do concurso das marchas, que interpretou o tema “Isto é Setúbal”.

Após esta atuação, Ivone Dias passou simbolicamente testemunho a Maria Cordeiro, eleita este ano como Madrinha das Madrinhas, que cantou a Grande Marcha de Setúbal 2016, “Bocage Somos Nós”.

O tema, inspirado nas comemorações dos 250 anos do nascimento de Bocage, esteve também em destaque durante o evento, com José Condeça, autor da letra, e José Condinho, responsável pela música, a serem distinguidos na cerimónia de dia 16 à noite.

Antes da entrega dos troféus aos vencedores, foram destacados os participantes extraconcurso nas Marchas Populares de Setúbal 2016, a Marcha da APPACDM de Setúbal e as marchas infantis de “O Sonho”, do Núcleo Bicross de Setúbal e da Sociedade Filarmónica Perpétua Azeitonense.

Os galardões atribuídos na cerimónia foram entregues aos vencedores pela ordem do décimo ao primeiro classificado.

As Marchas Populares de Setúbal 2016 colocaram o Centro Cultural e Desportivo de Brejos de Azeitão no décimo lugar, o Grupo Desportivo da Fonte Nova em nono e a Cooperativa de Habitação e Construção Económica Bem-Vinda a Liberdade no oitavo posto da classificação geral.

Pela mesma ordem crescente, a ACTAS – Academia Cultural de Teatro e Artes de Setúbal ficou em sétimo lugar, coletividade em que Maria Cordeiro foi considerada como a melhor madrinha da edição. Em sexto lugar ficou a União Desportiva e Recreativa das Pontes e em quinto a Sociedade Filarmónica Perpétua Azeitonense. A quarta posição foi ocupada pelo Núcleo dos Amigos do Bairro Santos Nicolau.

O Núcleo Bicross de Setúbal ficou no terceiro posto e venceu também o prémio de melhor letra, enquanto o Grupo Desportivo Independente, no segundo lugar, arrecadou os prémios de melhor coreografia e música.

O ponto alto da noite no Fórum Luísa Todi aconteceu pouco depois da meia-noite, quase no final da cerimónia de entrega dos prémios das Marchas Populares 2016.

O termómetro registava uma das mais altas temperaturas sentidas na cidade de Setúbal este ano, mas o calor não impediu que os elementos da marcha do Grupo Desportivo Setubalense “Os 13” envergassem os trajes que apresentaram na edição deste ano, em que se sagraram vencedores, aquando da subida ao palco para receberem a taça.

A par do primeiro lugar, o Grupo Desportivo Setubalense “Os 13” conquistou os prémios de melhor cenografia, figurino e primeiro desfile, numa edição em que o júri foi composto pela atriz Ângela Pinto, presidente, Teresa Varela, Rita Vilhena, Ana Sabino, António Bento e Marco Batista.

A cerimónia terminou com a atuação das madrinhas das dez coletividades participantes, que interpretaram os temas das suas marchas. 

APOIOS

AMRS
Setúbal é um Mundo
Câmara Municipal de Setúbal. ©
Todos os direitos reservados

website concebido por dodesign