23 de Outubro de 2017
17º
max. 26º
min. 10º
notícias
iniciativas em destaque
marchas 27 de Julho de 2012
Prémios distinguem marchas

O Grupo Desportivo Setubalense “Os 13” e o Núcleo dos Amigos do Bairro Santos Nicolau, vencedores ex-aequo das Marchas Populares de Setúbal 2012, receberam no dia 26, à tarde, na Casa da Baía, os troféus do concurso.

“Esta cerimónia conclui um largo e intenso período de entusiasmante mas, também, extenuante trabalho”, sublinhou a presidente da Câmara Municipal de Setúbal, Maria das Dores Meira, no momento de entrega de prémios, iniciado com uma atuação de Sara Margarida, madrinha das madrinhas, que entoou a “Grande Marcha de Setúbal 2012”.

As coletividades vencedoras desta edição das Marchas Populares arrecadaram ainda outros galardões. O Grupo Desportivo Setubalense “Os 13”, com o tema “Setúbal florida, por entre cautelas premiadas”, foi distinguido com o prémio de apreciação global, enquanto o Núcleo dos Amigos do Bairro Santos Nicolau, com “A Alma Portuguesa na Marcha do Bairro Santos”, ganhou o troféu para melhor cenografia.

No segundo posto da classificação geral, o Núcleo Recreativo e Desportivo Ídolos da Praça, com o tema “Os Festejos dos Santos Populares”, conquistou ainda o prémio de melhor coreografia.

A União Desportiva e Recreativa das Pontes, na terceira posição, apresentando “Setúbal bem animada também quis vir à tourada”, arrecadou os galardões de melhor figurino e música e viu a madrinha da sua marcha, Inês Pereira, ser considerada a melhor.

O quarto lugar foi atribuído à Sociedade Filarmónica Perpétua Azeitonense, com o tema “SFPA 1882”, que retratou momentos da história desta coletividade. Em quinto ficou o Grupo Desportivo Independente, com “Setúbal Maria, Maria do Mar”, marcha igualmente distinguida com o prémio de melhor letra a concurso.

O Núcleo de Bicross de Setúbal, com “Bairros de Setúbal: Uma História Bordada de Tradição”, ficou no sexto lugar da classificação geral, enquanto a sétima posição foi para o União Futebol Comércio e Indústria, com o tema “Na noite de S. João… de Alvinegro palpita o meu coração!”.

O oitavo e nono lugares das Marchas Populares de Setúbal 2012 foram atribuídos, respetivamente, à Associação de Moradores do Bairro da Anunciada, com o tema “Setúbal despiu a saia, quando o sol se transformou”, e ao Centro Cultural e Desportivo de Brejos de Azeitão, que partiu “De Setúbal em busca de um Mundo Novo”.

“Todo o brilho e esplendor patenteados em cada marcha que desfila é o resultado de muito esforço e suor e não poucas lágrimas, vertidas pelas mulheres e pelos homens que, com tanto carinho e igual dedicação, dão tudo de si para fazer com que a marcha do seu bairro possa ser a mais bonita e a mais aclamada”, salientou Maria das Dores Meira.

O esforço, a dedicação e a crescente qualidade das apresentações das marchas foram destacados pela autarca, frisando que uma das mais valiosas distinções deste concurso já tinha sido recebida por cada uma das coletividades antes da cerimónia de entrega de prémios.

“O prémio que todas as marchas participantes já receberam tem a forma do carinho evidente de toda a população e o incentivo nele contido para que continuemos a manter viva esta importante e sempre tão aguardada iniciativa”, reforçou.

Na cerimónia de entrega de prémios foram ainda distinguidas as marchas participantes extraconcurso da APPACDM de Setúbal e de Caneças, assim como os autores do tema “Vem daí Setúbal”, a “Grande Marcha de Setúbal 2012”, com letra de Idaliano Batista e música de Artur Jordão.

O tema que acompanhou os marchantes nos desfiles de apresentação e concurso das Marchas Populares de Setúbal 2012 foi entoado uma última vez, desta feita em dueto, por Sara Margarida e Inês Pereira, num momento de passagem de testemunho da madrinha das madrinhas.

“Continuem animados do nobre espírito associativo como garante do progresso da nossa terra e como estímulo para ela possa desenvolver-se harmoniosamente no seio de cada um dos nossos bairros, irradiando, a partir deles, para toda a cidade e para todo o território do Concelho”, exaltou a presidente da Câmara Municipal de Setúbal.

APOIOS

AMRS
Setúbal é um Mundo
Câmara Municipal de Setúbal. ©
Todos os direitos reservados

website concebido por dodesign