23 de Outubro de 2017
21º
max. 26º
min. 10º
notícias
iniciativas em destaque
música 23 de Dezembro de 2013
Presente de Natal encanta crianças

Leões, elefantes, galos e galinhas, pássaros e uma lenta tartaruga desfilaram dia 22, à tarde, no Fórum Municipal Luísa Todi, repleto de pequenada que assistiram ao Carnaval dos Animais, espetáculo oferecido às crianças de Setúbal.

Esta foi uma “Prenda de Natal” da Câmara Municipal e da fundação The Helen Hamyln Trust, patrocinadora da iniciativa, que contou com participação da Escola Ana Köhler, da Orquestra do Teatro Nacional de São Carlos/Opart, do Coral Infantil de Setúbal e do Teatro Estúdio Fontenova.

Com o espetáculo prestes a começar, várias pessoas dirigiram-se à bilheteira na esperança de conseguir ingressos, que, desde que foram postos à disposição do público, a título gratuito, esgotaram em poucas horas.

Também as associações de solidariedade social “Agora Sim!”, “Rumo Ao Sucesso” e Edintsvo e o Centro Social Nossa Senhora do Amparo, da Cáritas, bem como a Associação de Saúde Mental Fernando Ilharco estiveram presentes no público.

Enquanto as crianças e os jovens se instalavam na lotada sala principal do Fórum Municipal, na régie revia-se a sequência do programa e eram feitas as últimas verificações da iluminação e do som. À ordem “vamos lá começar o espetáculo”, os gongos soaram, as luzes apagaram-se e o silêncio fez-se ouvir.

Momentos antes de o pano subir, no palco, a presidente da Câmara Municipal, Maria da Dores Meira, deu as boas-vindas aos pequenos sentados na plateia e no balcão, para salientar que o evento a que iam assistir tinha sido “todo pesando” para os “encantar”.

A autarca afirmou que o “Carnaval do Animais”, um espetáculo lúdico-pedagógico, permitia ao “viver, através da música, estórias e momentos” que cativam o público de todas as idades.

Maria das Dores Meira deixou “votos sinceros de um Feliz Natal”, pedindo ao público que levasse a “todas as crianças do concelho uma mensagem de alegria, de convívio feito de amizade” e de harmonia entre o homem e a natureza.

A presidente da Autarquia agradeceu a todos os que estiveram envolvidos na realização desta “Prenda de Natal às Crianças de Setúbal”, lembrando o patrocínio da The Helen Hamlyn Trust que, com este espetáculo, “dá continuidade ao espírito do Festival de Música de Setúbal”, e ao apoio do Teatro Nacional São Carlos, no empréstimo do guarda-roupa e de instrumentos xilofone e glockenspiel.

Ao levantar do pano da boca de cena da sala, já o Coral Infantil de Setúbal, dirigido pelo maestro Nuno Batalha e com Gonçalo Simões ao piano, estava alinhado para cantar “Uma Pequena História de Natal”, uma versão moderna do tema de Markus Hottiger.

E como numa festa de Natal não pode faltar o “É Natal”, do original “Jingle Bells”, de James Pierpont, o público acompanhou os pequenos coralistas, que, à medida que desciam o palco, eram surpreendidos com doces, confecionados por Filipe Blanquet, e oferecidos, com graciosidade de um elfo, por Ana Brinca.

Também as crianças da plateia receberam doces, enquanto na régie se dava a indicação para a orquestra, dirigida por João Paulo Santos, também ao piano, entrar em cena.

Com os violinos, violas, violoncelos, contrabaixo, flauta e clarinete, xilofone, glockenspiel e um outro piano, de Joana David, afinados, lá começou o “Carnaval dos Animais”, de Camile Saint-Saens, numa adaptação livre de Pedro Wallenstein, a partir dos poemas originais de Francis Blanche, que narrou as 14 peças.

Ao longo de uma hora, com a tartaruga a acompanhar o “Carnaval dos Animais”, passearam-se pelo palco o leão, com rugidos feitos pelos instrumentos de corda, numa marcha real ao som do piano, mas também o galo e a galinha cacarejando ao sopro do clarinete, ao rasgar dos violinos e das violas.

Ainda nesta parábola houve lugar para o burro, o cuco, os elefantes e os cangurus, não só em palco como também em desenhos projetados, elaborados por alunos das escolas do concelho.

A dança macabra de um esqueleto humano fossilizado arrancou uma gargalhada geral na plateia, que pouco depois viu todos os animais no grande desfile zoológico final numa alegre sinfonia.

APOIOS

AMRS
Setúbal é um Mundo
Câmara Municipal de Setúbal. ©
Todos os direitos reservados

website concebido por dodesign