18 de Outubro de 2017
17º
max. 18º
min. 14º
notícias
iniciativas em destaque
visita 13 de Junho de 2012
Presidente cabo-verdiano visita Vitória

Memórias e momentos da história do Vitória Futebol Clube foram recordados no dia 13 pelo Presidente de Cabo Verde, Jorge Carlos Fonseca, adepto confesso do clube sadino, numa visita ao Estádio do Bonfim.

“Tenho uma enorme paixão pelo Vitória. Cresci com este clube e tento sempre acompanhar as novidades”, salientou o chefe de Estado cabo-verdiano na visita à Sala de Troféus Josué Monteiro. “Não tinha ideia de que tinha assim tantos troféus”, confessou, ao ver o espólio. “Um clube não se mede só pela classificação. É também pela sua história.”

A emoção de Jorge Carlos Fonseca aumentou ao cruzar-se com antigas glórias do clube e do futebol português, como Fernando Tomé, Félix Mourinho, Octávio Machado e Aparício, ídolos que viu jogar. Um cumprimento mais alongado foi para Sandro, antigo jogador do Vitória Futebol Clube e da seleção de Cabo Verde.

Alguns dos mais importantes momentos da história do clube, como a conquista de três Taças de Portugal e, mais recentemente, uma Taça da Liga e uma Supertaça Ibérica, foram ressaltados durante a visita, na qual estiveram presentes várias individualidades da cidade.

“Ainda tenho guardada uma fotografia da equipa que defrontou o Benfica na final da Taça de Portugal [época de 1961/62]. Infelizmente perdemos”, recordou o Presidente de Cabo Verde, antigo guarda-redes do Vitória Futebol Clube da Praia. “Ainda pensei em ser treinador, mas não deu”, revelou, a sorrir.

Na conversa com Jorge Carlos Fonseca, a presidente da Câmara Municipal de Setúbal, Maria das Dores Meira, apontou as excelentes relações de amizade e fraternidade da Autarquia com o povo de Cabo Verde, relembrando o protocolo de geminação do Município com a cidade do Tarrafal.

“Setúbal orgulha-se de ser multicultural” salientou a autarca, adiantando que “a comunidade cabo-verdiana é uma das maiores na cidade”. Maria das Dores Meira enalteceu, também, o trabalho desenvolvido pela Associação Cabo-Verdiana de Setúbal em prol da comunidade, com sede na Bela Vista.

Um livro sobre Setúbal com imagens de Américo Ribeiro e uma medalha comemorativa dos 150 anos da elevação de Setúbal a cidade foram oferecidos pela edil ao Presidente de Cabo Verde.

O presidente do Vitória, Fernando Oliveira, honrado pela paixão do chefe de Estado cabo-verdiano pelo clube, salientou que a história deste não é feita somente do passado. “O Vitória continua bastante vivo”, frisou, declarando-se honrado pelo facto de Jorge Carlos Fonseca pela opção clubística.

“Não se deslumbra com os mais fortes e respeita os mais humildes”, vincou Fernando Oliveira, presenteando o presidente de Cabo-Verde com uma camisola do Vitória Futebol Clube e um cartão de sócio.

Após assinar o Livro de Honra do clube, Jorge Carlos Fonseca conheceu outras áreas das instalações do clube, como os balneários e o ginásio, pisando no final o relvado do Estádio do Bonfim.

APOIOS

AMRS
Setúbal é um Mundo
Câmara Municipal de Setúbal. ©
Todos os direitos reservados

website concebido por dodesign