19 de Outubro de 2017
16º
max. 22º
min. 15º
notícias
iniciativas em destaque
comemorações 02 de Setembro de 2016
Programa anima feriado municipal

As habituais cerimónias protocolares nos Paços do Concelho iniciam o programa comemorativo do feriado municipal setubalense, no dia 15 de Setembro, com o qual culmina um ano intenso de atividades no âmbito das Comemorações dos 250 Anos do Nascimento de Bocage.

O programa, organizado pela Câmara Municipal, com ponto alto no dia 15, feriado municipal, começa às 09h00 com o hastear da bandeira na varanda dos Paços do Concelho, seguindo-se deposição de flores na estátua do poeta sadino, na Praça de Bocage.

A sessão solene evocativa do Dia de Bocage, da Cidade e do Concelho, agendada para as 10h00, no Salão Nobre dos Paços do Concelho, inclui homenagens aos funcionários municipais aposentados e condecorações a personalidades e entidades do concelho.

A cerimónia conta com um momento musical pelos jovens da Casa de Acolhimento Residencial da Casa de Santa Ana.

Um novo projeto museológico, dedicado à vida e obra do poeta, marca, às 15h00, a reabertura das portas da Casa de Bocage, equipamento municipal alvo de intervenções de beneficiação.

A reabertura da Casa de Bocage, iniciativa organizada pela Galeria Ratton e pela Câmara Municipal de Setúbal, é complementada com a oferta do painel de azulejos “Bocage”, da autoria de Andreas Stöcklein, à autarquia, seguindo-se uma apresentação das peças por José Meco, especialista em azulejaria portuguesa.

Outra inauguração está marcada para as 19h00, no Espaço das Artes da Casa da Cultura. Trata-se da exposição coletiva de pintura intitulada “Bocage e o Desporto”, organizada pela Artiset.

A mostra, de entrada gratuita, pode ser vista de terça-feira a sábado das 16h00 às 19h30 e das 20h30 às 23h00 e aos domingos, das 14h30 às 20h00.

As atividades previstas para o dia 15 terminam às 21h30, com o Fórum Municipal Luísa Todi a receber o encerramento oficial das Comemorações dos 250 anos do Nascimento de Bocage, a que se segue o primeiro dos concertos do ciclo Integral Sinfonias de Beethoven.

Espetáculos musicais, exposições, encontros e poesia, entre outros, integram ainda, entre os dias 1 e 18, o programa das Comemorações Bocagianas, com inúmeras atividades ao longo do mês.

“Bocage Inferno & Paraíso”, musical escrito e encenado por Miguel Assis, é promovido pelo TAS – Teatro Animação de Setúbal e pela Câmara Municipal nos dias 1, 2 e 3, às 21h30, e a 4, às 17h00, no Fórum Municipal Luísa Todi.

A Galeria de Exposições da Casa da Cultura acolhe “Bocage Malcriado”, mostra com duas dezenas de desenhos de Manuel João Vieira. A inauguração, dia 9, na Galeria de Exposições da Casa da Cultura, inclui por fados de poemas eróticos e burlescos de Bocage cantados pelo músico.

A mostra, de entrada gratuita e organizada pelo atelier DDLX e pela Câmara Municipal, pode ser visitada até 29 de setembro, de terça a quinta-feira das 10h00 às 22h00, às sextas e sábados das 10h00 à 01h00 e aos domingos das 10h00 às 20h00.

Nos dias seguintes, a 10 e 11, o programa municipal Nosso Bairro, Nossa Cidade leva ao Parque do Alambre o 1.º Encontro de Jovens, iniciativa de reflexão da comunidade jovem dos bairros da Bela Vista e que conta com a participação, no dia 10, à noite, da presidente da Câmara Municipal, Maria das Dores Meira.

Os interessados em participar no encontro, organizado pela Câmara Municipal e pela Junta de Freguesia de São Sebastião, devem inscrever-se até dia 6, no Gabinete da Bela Vista ou no Edifício Sado.

A Casa Ermelinda Freitas apresenta, no dia 11, uma edição especial com rótulos poéticos para assinalar os 250 Anos do Nascimento do poeta. O evento, organizado pela Casa de Poesia de Setúbal, realiza-se a partir das 17h00 na Casa da Baía.

Elmano Sadino volta a ser motivo de encontro entre os dias 12 e 14 no Congresso Internacional “Bocage e as Luzes do Século XVIII”, a decorrer no Fórum Municipal Luísa Todi.

"Bocage no seu tempo, as artes e a sociedade", "A poesia de Bocage e estilos poéticos", "Bocage tradutor/traduzido", "Bocage e o mundo da língua portuguesa" e "O legado de Bocage" são as cinco áreas temáticas em destaque nos dias 12 e 13 entre as 09h30 e as 20h00 e no dia 14 até às 13h00.

O encontro, uma organização conjunta da Câmara Municipal de Setúbal, do Centro de Estudos Bocageanos e da Liga de Amigos de Setúbal e Azeitão, visa promover um conjunto de reuniões e momentos de reflexão e junta reconhecidos especialistas nacionais e estrangeiros na vida e obra do poeta setubalense.

O poeta setubalense é também destaque no ciclo de cinema “Bocage”, organizado pela Câmara Municipal de Setúbal e pela Associação Cultural Festroia, a realizar entre os dias 12 e 18, no Cinema Charlot – Auditório Municipal.

A série “Bocage”, de 2006, da autoria de Fernando Vendrell, repartida em oito episódios, está em exibição com sessões sempre às 18h00. No dia 12 passa “O Regresso” e "Por Manteigui", a 13, a "Guerra dos Vates" e "O Voo de Lunardi", e, a 14, "O Almocreve das Petas” e "O Mundo às Avessas”. No dia 17, os episódios "Deixar a Vida" e "O Duelo" são exibidos às 16h00.

No dia 18, o Cinema Charlot projeta a longa-metragem “Bocage, O Triunfo do Amor”, de 1997, de Djalma Limongi Batista.

A 12, a escritora Júlia Lello e o músico João Roque unem a poesia com a guitarra e, no dia seguinte, é a vez de o ator José Nobre apresentar “Poemas de Bocage”, espetáculos que decorrem na Casa da Cultura, às 22h00.

Na véspera do Dia de Bocage e da Cidade, dia 14, a “Conferência Internacional de Riscos, Segurança e Cidadania” ocupa, a partir das 17h30, a tarde na Casa da Baía.

De participação gratuita, o encontro é organizado pela autarquia, o Centro de Estudos e Intervenção em Proteção Civil, o Instituto de Geografia e Ordenamento do Território, entre outras entidades.

À noite, às 21h00, são inauguradas as últimas três estruturas de "Bocage na Rua – 30 Poemas", na Rua Arronches Junqueiro, onde começa a visita inaugural, no Largo da Misericórdia e na Praça de Bocage, onde, no fim do percurso pedonal, às 21h30, se realiza um espetáculo de encerramento do projeto que, entre junho e setembro, inaugurou 15 estruturas no centro histórico de Setúbal. com poemas de Bocage e intervenções de artistas plástico.

Ainda no dia 14, também às 21h00, a população é convidada a visitar o edifício dos Paços do Concelho e as obras de melhoramento levadas a cabo desde o início de agosto.

Às 22h00, na Sociedade Musical Capricho Setubalense, a Câmara Municipal, a Setúbal na Rede, a Associação para a Cidadania e a Casa da Poesia de Setúbal, com o apoio da Capricho, promovem, pelo décimo sétimo ano, mais uma tertúlia “Eis Bocage…Conversas de Botequim”.

Apontamentos musicais, arruadas cénicas e a animação "Bocage à Solta", pelo ator José Nobre em vários espaços da Baixa comercial dão vida à "Noite Bocagiana", a 17, com início às 21h00.

A iniciativa, organizada pela Câmara Municipal em parceria com a União das Freguesias de Setúbal e comerciantes locais, integra, além das Comemorações dos 250 Anos do Nascimento de Bocage, o programa Verão na Baixa.

O ciclo Integral Sinfonias de Beethoven, com o primeiro espetáculo no dia 15, prossegue nos dias 16 e 17, às 21h30, e no dia 18, às 16h00, no Fórum Municipal Luísa Todi. Os concertos encerram musicalmente as Comemorações dos 250 Anos do Nascimento de Bocage.

ferramentas
notícias relacionadas
mais recentes
+ lidas
APOIOS

AMRS
Setúbal é um Mundo
Câmara Municipal de Setúbal. ©
Todos os direitos reservados

website concebido por dodesign