18 de Dezembro de 2017
max. 13º
min. 2º
notícias
iniciativas em destaque
comemorações 02 de Setembro de 2016
Programa anima feriado municipal

As habituais cerimónias protocolares nos Paços do Concelho iniciam o programa comemorativo do feriado municipal setubalense, no dia 15 de Setembro, com o qual culmina um ano intenso de atividades no âmbito das Comemorações dos 250 Anos do Nascimento de Bocage.

O programa, organizado pela Câmara Municipal, com ponto alto no dia 15, feriado municipal, começa às 09h00 com o hastear da bandeira na varanda dos Paços do Concelho, seguindo-se deposição de flores na estátua do poeta sadino, na Praça de Bocage.

A sessão solene evocativa do Dia de Bocage, da Cidade e do Concelho, agendada para as 10h00, no Salão Nobre dos Paços do Concelho, inclui homenagens aos funcionários municipais aposentados e condecorações a personalidades e entidades do concelho.

A cerimónia conta com um momento musical pelos jovens da Casa de Acolhimento Residencial da Casa de Santa Ana.

Um novo projeto museológico, dedicado à vida e obra do poeta, marca, às 15h00, a reabertura das portas da Casa de Bocage, equipamento municipal alvo de intervenções de beneficiação.

A reabertura da Casa de Bocage, iniciativa organizada pela Galeria Ratton e pela Câmara Municipal de Setúbal, é complementada com a oferta do painel de azulejos “Bocage”, da autoria de Andreas Stöcklein, à autarquia, seguindo-se uma apresentação das peças por José Meco, especialista em azulejaria portuguesa.

Outra inauguração está marcada para as 19h00, no Espaço das Artes da Casa da Cultura. Trata-se da exposição coletiva de pintura intitulada “Bocage e o Desporto”, organizada pela Artiset.

A mostra, de entrada gratuita, pode ser vista de terça-feira a sábado das 16h00 às 19h30 e das 20h30 às 23h00 e aos domingos, das 14h30 às 20h00.

As atividades previstas para o dia 15 terminam às 21h30, com o Fórum Municipal Luísa Todi a receber o encerramento oficial das Comemorações dos 250 anos do Nascimento de Bocage, a que se segue o primeiro dos concertos do ciclo Integral Sinfonias de Beethoven.

Espetáculos musicais, exposições, encontros e poesia, entre outros, integram ainda, entre os dias 1 e 18, o programa das Comemorações Bocagianas, com inúmeras atividades ao longo do mês.

“Bocage Inferno & Paraíso”, musical escrito e encenado por Miguel Assis, é promovido pelo TAS – Teatro Animação de Setúbal e pela Câmara Municipal nos dias 1, 2 e 3, às 21h30, e a 4, às 17h00, no Fórum Municipal Luísa Todi.

A Galeria de Exposições da Casa da Cultura acolhe “Bocage Malcriado”, mostra com duas dezenas de desenhos de Manuel João Vieira. A inauguração, dia 9, na Galeria de Exposições da Casa da Cultura, inclui por fados de poemas eróticos e burlescos de Bocage cantados pelo músico.

A mostra, de entrada gratuita e organizada pelo atelier DDLX e pela Câmara Municipal, pode ser visitada até 29 de setembro, de terça a quinta-feira das 10h00 às 22h00, às sextas e sábados das 10h00 à 01h00 e aos domingos das 10h00 às 20h00.

Nos dias seguintes, a 10 e 11, o programa municipal Nosso Bairro, Nossa Cidade leva ao Parque do Alambre o 1.º Encontro de Jovens, iniciativa de reflexão da comunidade jovem dos bairros da Bela Vista e que conta com a participação, no dia 10, à noite, da presidente da Câmara Municipal, Maria das Dores Meira.

Os interessados em participar no encontro, organizado pela Câmara Municipal e pela Junta de Freguesia de São Sebastião, devem inscrever-se até dia 6, no Gabinete da Bela Vista ou no Edifício Sado.

A Casa Ermelinda Freitas apresenta, no dia 11, uma edição especial com rótulos poéticos para assinalar os 250 Anos do Nascimento do poeta. O evento, organizado pela Casa de Poesia de Setúbal, realiza-se a partir das 17h00 na Casa da Baía.

Elmano Sadino volta a ser motivo de encontro entre os dias 12 e 14 no Congresso Internacional “Bocage e as Luzes do Século XVIII”, a decorrer no Fórum Municipal Luísa Todi.

"Bocage no seu tempo, as artes e a sociedade", "A poesia de Bocage e estilos poéticos", "Bocage tradutor/traduzido", "Bocage e o mundo da língua portuguesa" e "O legado de Bocage" são as cinco áreas temáticas em destaque nos dias 12 e 13 entre as 09h30 e as 20h00 e no dia 14 até às 13h00.

O encontro, uma organização conjunta da Câmara Municipal de Setúbal, do Centro de Estudos Bocageanos e da Liga de Amigos de Setúbal e Azeitão, visa promover um conjunto de reuniões e momentos de reflexão e junta reconhecidos especialistas nacionais e estrangeiros na vida e obra do poeta setubalense.

O poeta setubalense é também destaque no ciclo de cinema “Bocage”, organizado pela Câmara Municipal de Setúbal e pela Associação Cultural Festroia, a realizar entre os dias 12 e 18, no Cinema Charlot – Auditório Municipal.

A série “Bocage”, de 2006, da autoria de Fernando Vendrell, repartida em oito episódios, está em exibição com sessões sempre às 18h00. No dia 12 passa “O Regresso” e "Por Manteigui", a 13, a "Guerra dos Vates" e "O Voo de Lunardi", e, a 14, "O Almocreve das Petas” e "O Mundo às Avessas”. No dia 17, os episódios "Deixar a Vida" e "O Duelo" são exibidos às 16h00.

No dia 18, o Cinema Charlot projeta a longa-metragem “Bocage, O Triunfo do Amor”, de 1997, de Djalma Limongi Batista.

A 12, a escritora Júlia Lello e o músico João Roque unem a poesia com a guitarra e, no dia seguinte, é a vez de o ator José Nobre apresentar “Poemas de Bocage”, espetáculos que decorrem na Casa da Cultura, às 22h00.

Na véspera do Dia de Bocage e da Cidade, dia 14, a “Conferência Internacional de Riscos, Segurança e Cidadania” ocupa, a partir das 17h30, a tarde na Casa da Baía.

De participação gratuita, o encontro é organizado pela autarquia, o Centro de Estudos e Intervenção em Proteção Civil, o Instituto de Geografia e Ordenamento do Território, entre outras entidades.

À noite, às 21h00, são inauguradas as últimas três estruturas de "Bocage na Rua – 30 Poemas", na Rua Arronches Junqueiro, onde começa a visita inaugural, no Largo da Misericórdia e na Praça de Bocage, onde, no fim do percurso pedonal, às 21h30, se realiza um espetáculo de encerramento do projeto que, entre junho e setembro, inaugurou 15 estruturas no centro histórico de Setúbal. com poemas de Bocage e intervenções de artistas plástico.

Ainda no dia 14, também às 21h00, a população é convidada a visitar o edifício dos Paços do Concelho e as obras de melhoramento levadas a cabo desde o início de agosto.

Às 22h00, na Sociedade Musical Capricho Setubalense, a Câmara Municipal, a Setúbal na Rede, a Associação para a Cidadania e a Casa da Poesia de Setúbal, com o apoio da Capricho, promovem, pelo décimo sétimo ano, mais uma tertúlia “Eis Bocage…Conversas de Botequim”.

Apontamentos musicais, arruadas cénicas e a animação "Bocage à Solta", pelo ator José Nobre em vários espaços da Baixa comercial dão vida à "Noite Bocagiana", a 17, com início às 21h00.

A iniciativa, organizada pela Câmara Municipal em parceria com a União das Freguesias de Setúbal e comerciantes locais, integra, além das Comemorações dos 250 Anos do Nascimento de Bocage, o programa Verão na Baixa.

O ciclo Integral Sinfonias de Beethoven, com o primeiro espetáculo no dia 15, prossegue nos dias 16 e 17, às 21h30, e no dia 18, às 16h00, no Fórum Municipal Luísa Todi. Os concertos encerram musicalmente as Comemorações dos 250 Anos do Nascimento de Bocage.

ferramentas
notícias relacionadas
mais recentes
+ lidas
APOIOS

AMRS
Setúbal é um Mundo
Câmara Municipal de Setúbal. ©
Todos os direitos reservados

website concebido por dodesign