14 de Dezembro de 2017
15º
max. 17º
min. 10º
notícias
iniciativas em destaque
seniores 29 de Setembro de 2015
Programa celebra pessoa idosa

O Dia Internacional da Pessoa Idosa, que se comemora a 1 de outubro, é celebrado em Setúbal com um conjunto de atividades, em vários locais, dentro e fora do concelho, ao longo do mês.

O programa, com iniciativas direcionadas para a população sénior, é promovido pela Câmara Municipal de Setúbal, juntas de freguesia e diversas instituições.

No Dia Internacional da Pessoa Idosa, 1 de outubro, a Autarquia proporciona a visita cultural “Por detrás de…” ao Convento de Jesus. A iniciativa, com início às 14h30, repete-se nos dias 2, 9, 13, 27, 29 e 30.

“Memórias, Identidades e Patrimónios” é o mote para visitas guiadas organizadas pelo Município ao Convento de Cristo, em Tomar, nos dias 6 e 20, e ao Museu Ferroviário, no Entroncamento, a 13 e 27.

A Câmara Municipal de Setúbal dinamiza ainda sessões de cinema do ciclo “Outros Filmes, Outras Épocas”, em diferentes pontos do concelho.

A primeira realiza-se na Associação de Reformados, Pensionistas e Idosos de Azeitão, no dia 8, às 14h00, seguindo-se outra a 14, à mesma hora, no Cinema Charlot – Auditório Municipal. O CATI – Centro de Apoio à Terceira Idade recebe uma sessão no dia 16, igualmente às 14h00. As últimas apresentações são na Cáritas Diocesana de Setúbal, dia 27, às 10h00, e no Centro Comunitário de Vanicelos a 28, às 14h00.

A Junta de Freguesia do Sado participa no programa comemorativo do Dia Internacional da Pessoa Idosa com um almoço-convívio na sede do Rancho Folclórico de Praias do Sado, a 11, às 13h00.

Já a Junta de Freguesia de São Sebastião promove três eventos distintos. O primeiro é um passeio à Nazaré e a Óbidos, que decorre nos dias 15, 20, 21, 22, 23, 27, 28, 29 e 30. Nos dias 16 e 22, está previsto outro passeio, a Rio Maior, enquanto a 31, às 16h00, a população sénior pode assistir à peça de teatro de revista “É só Pagode”, no Grupo Desportivo Independente.

A União das Freguesias de Setúbal propõe um passeio ao Bombarral e às Caldas da Rainha, no dia 23, uma “Matiné numa Discoteca”, no Bar Lounge, a 28, às 15h00, e uma sessão de jogos tradicionais e cinema, a 30, à mesma hora, num espaço verde a designar.

O Grupo EnvelheSeres também se juntou às comemorações do Dia Internacional da Pessoa Idosa com a dinamização de algumas iniciativas, entre elas o III Encontro de Coros Seniores, que se realiza dia 6, às 14h00, no Fórum Municipal Luísa Todi.

Uma ação de formação intitulada “A Inteligência Emocional” é outra atividade do Grupo EnvelheSeres, neste caso em parceria com a Escola Superior de Saúde de Setúbal, que decorre no dia 12, às 14h00, na Casa da Baia, enquanto a 22, à mesma hora, há teatro de revista no Cinema Charlot – Auditório Municipal.

Os interessados em participar em qualquer destas atividades das comemorações locais do Dia Internacional da Pessoa Idosa devem contactar a respetiva entidade promotora.

O programa, que visa proporcionar momentos de lazer e convívio aos idosos, teve início em setembro com a 18.ª Festa do Idoso, realizada no dia 13, na Cooperativa de Habitação e Construção Económica Força de Todos, organizada pela Junta de Freguesia da Gâmbia, Pontes e Alto da Guerra.

Seguiu-se, a 25, um passeio a Coimbra e à Mealhada proporcionado pela Junta de Freguesia de Azeitão.

APOIOS

AMRS
Setúbal é um Mundo
Câmara Municipal de Setúbal. ©
Todos os direitos reservados

website concebido por dodesign