20 de Outubro de 2017
18º
max. 23º
min. 18º
notícias
iniciativas em destaque
liberdade 27 de Março de 2013
Programa comemora 25 de Abril

Os 39 anos da Revolução dos Cravos são assinalados em Setúbal com um programa que inclui concertos com Navegante e a Banda do Andarilho, um espetáculo pirotécnico e a inauguração de um núcleo museológico urbano na Bela Vista.

Um espetáculo na noite de 24, no Largo da Misericórdia, anuncia a chegada do Dia da Liberdade. O evento, de entrada gratuita, com início às 21h30, começa com um concerto pela Banda do Andarilho, seguindo-se, 45 minutos depois, a projeção de um vídeo alusivo à efeméride. A música volta, às 22h30, desta vez com o grupo Navegante.

As comemorações na noite de dia 24 prosseguem às 23h45 com uma arruada pela orquestra de percussão Bardoada até junto do coreto na Avenida Luísa Todi, onde, à hora certa, um espetáculo de fogo de artifício dá as boas-vindas ao 25 de Abril. A partir da meia-noite, há ainda uma Festa da Liberdade na Sociedade Musical Capricho Setubalense, com música popular portuguesa.

No dia 25, logo pela manhã, os Paços do Concelho são palco de um conjunto de cerimónias protocolares, iniciadas às 09h00, com o hastear da bandeira, continuando meia hora depois, com uma sessão solene da Assembleia Municipal de Setubal.

Na Praça de Bocage, às 10h30, miúdos e graúdos juntam-se na animação infantil de ópera ligeira “Nos Castelos de D. Afonso Henriques” da autoria de José Carlos Godinho, por alunos da EB2,3 de Azeitão, seguindo-se, às 11h00, a atuação da Banda Filarmónica da Sociedade Musical Capricho Setubalense.

Mais tarde, às 11h30, na Avenida Luísa Todi, decorre uma cerimónia evocativa com deposição de flores no Monumento à Resistência, iniciativa organizada pela Autarquia em conjunto com a União de Resistentes Antifascistas Portugueses.

Ao meio-dia é inaugurada a primeira fase do projeto museológico urbano da Bela Vista, intitulado “O Museu está na Rua”, ação do Programa RUBE – Regeneração Urbana da Bela Vista e Zona Envolvente.

Após a visita à exposição museológica, realiza-se, a partir das 13h00, a habitual visita do Executivo municipal ao concelho, para participação em atividades do programa das freguesias, dinamizado ao longo do mês.

O programa central das comemorações do 25 de Abril encerra com o concerto "AJA Sempre", no Fórum Municipal Luísa Todi, às 18h00, organizado pela Associação José Afonso, com a participação de Francisco Fanhais, Chullage, Francisco Fanhais, Coral Infantil de Setúbal e grupo Sons da Gente. A apresentação está a cargo da atriz Maria do Céu Guerra.

A celebração dos 39 anos da Revolução dos Cravos engloba ainda um conjunto de iniciativas variadas, organizadas em parceria com o movimento associativo, em espaços públicos e equipamentos municipais.

Na Casa da Cultura, nas quintas-feiras de abril, sempre às 21h30, o Clube de Cinema dinamiza o ciclo “Liberdade!”, com a exibição dos filmes “Terra e Liberdade”, de Ken Loach, no dia 4, “A Revolução em Dois Cavalos”, de Maurizio Sciarra, a 11, “O Círculo dos Afogados”, de Pierre-Yves Vandeweerd, a 18, e “Cartas a uma Ditadura”, de Inês de Medeiros, a 25.

A exposição “Guernica” de Picasso, patente ao público de 12 de abril a 2 de maio, é outra das propostas do programa comemorativo dos 39 anos da Revolução dos Cravos na Casa da Cultura, equipamento que recebe ainda, no dia 26, às 21h30, um concerto com Filipe Narciso.

A sétima arte está também em destaque no Cinema Charlot – Auditório Municipal, com um ciclo dirigido ao público sénior. As sessões, às 15h00, organizadas pela Autarquia com o apoio da União de Resistentes Antifascistas Portugueses, inclui a exibição dos filmes “Portugal 74/75”, no dia 3, “Torre Bela”, a 10, e “Setúbal, La Ville Rouge”, a 23.

A Biblioteca Municipal de Setúbal é outro dos equipamentos públicos da cidade que acolhem um conjunto de iniciativas culturais integradas no programa que assinala a Revolução dos Cravos, a primeira no dia 20, às 16h00, com a inauguração da exposição de pintura “Liberdade”, de Acácio Guedes, mostra que pode ser visitada até 6 de maio.

“As poesias que Abril abriu…” são o tema da III Maratona da Poesia de Setúbal, iniciativa a dinamizar na Biblioteca, no dia 22, das 10h00 às 24h00, com um conjunto de atividades para crianças, jovens e adultos, e que inclui um encontro informal com a escritora Maria Teresa Horta, às 21h30.

No dia seguinte, a 23, a Biblioteca disponibiliza um conjunto de ações no âmbito da Semana da Leitura, que assinala o Dia Mundial do Livro e dos Direitos de Autor, incluindo encontros de jovens, às 10h00, 11h00 e 14h30, com o escritor David Machado, autor do livro “O Tubarão na Banheira”.

Para assinalar o Dia Mundial do Livro e dos Direitos de Autor realiza-se ainda a iniciativa “Setúbal – Uma Baía a Ler”, que consiste na leitura pública de textos por alunos de vários estabelecimentos de ensino em diversos locais do concelho.

A animação de Abril está presente num programa das juntas de freguesia do concelho, com um conjunto variado de atividades, nas quais se destacam, no dia 25, o S. Julião no Parque, durante a manhã, no Jardim de Vanicelos, e a 8.ª Edição da Corrida da Liberdade, a partir do Parque Verde da Lanchoa.

No dia 27, às 21h30, o grupo ETC - Experiências de Teatro da Capricho apresenta "A poesia é uma arma", com  poemas e textos da resistência e da liberdade, na Capricho Setubalense.

APOIOS

AMRS
Setúbal é um Mundo
Câmara Municipal de Setúbal. ©
Todos os direitos reservados

website concebido por dodesign