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decathlon 21 de Dezembro de 2011
Projeto cria mil postos de trabalho

A importância da atração de novos investimentos foi destacada pela presidente da Câmara Municipal, Maria das Dores Meira, no dia 21 de manhã, no lançamento da primeira pedra da construção, em Setúbal, do Centro de Aprovisionamento Logístico da Decathlon e loja.

“Este centro gerador de desenvolvimento é um emblema do posicionamento estratégico da Autarquia de dar todas as condições necessárias ao investimento privado no Concelho”, salientou a autarca na cerimónia de lançamento deste projeto de 30 milhões de euros, que permite a criação de cerca de um milhar de postos de trabalho diretos e indiretos.

Maria das Dores Meira sublinhou que este projeto, com conclusão prevista para outubro de 2012, “assume uma importância suplementar” num “período de recessão e de crise agravada”, materializando a ideia de que “é com políticas de investimento e de arrojo que se consegue vencer as dificuldades”.

As obras que a Autarquia está a promover resultantes de candidaturas a fundos comunitários no valor global de mais 50 milhões de euros – “investimentos geradores de mais qualidade de vida” que devem estar concluídos em 2012 – foram igualmente destacadas por Maria das Dores Meira.

A unidade da Decathlon, única no género em Portugal, conta com um centro de aprovisionamento logístico com 30 mil metros quadrados e uma loja de venda ao público com quatro mil metros quadrados, num terreno com cerca de 20 hectares na zona do Vale Ana Gomes.

A importância da implementação deste projeto foi também evidenciada pelo diretor-geral da Decathlon, José Fonseca, referindo que esta “solução duradoura” permite uma “autonomia logística” que, atualmente, é assegurada por uma unidade em Espanha.

José Fonseca, apontando que este projeto constitui “um grande passo no desenvolvimento da Decathlon”, enalteceu a “ação fundamental da Câmara Municipal de Setúbal” para a materialização do investimento.

A boa cobertura de infraestruturas rodoviárias e a existência de uma rede ferroviária e a proximidade do porto de Setúbal, fatores que facilitam a receção e expedição de mercadorias, foram decisivas para a instalação da Decathlon.

Este investimento, previsto no Estudo Urbanístico do Polo Comercial do Monte Belo Norte, “peça fundamental na estratégia de planeamento do município”, frisou a presidente da Autarquia, contempla ainda a construção de novas acessibilidades, em concreto a primeira fase da “Via Urbana P1”.

“A Câmara Municipal associa-se diretamente a este projeto da Decathlon e vai investir mais de dois milhões de euros” na construção da primeira etapa deste eixo rodoviário, um troço com cerca de 900 metros, da EM 542 (Estrada de Algeruz) ao nó do sublanço da via de ligação entre a A12 e a EN10 (Variante das Casas Amarelas), próximo das instalações camarárias de Poçoilos.

O desenvolvimento do projeto do Centro de Aprovisionamento Logístico da Decathlon obrigou a uma série de procedimentos, referiu Maria das Dores Meira, apontando a elaboração do Estudo Urbanístico do Polo Comercial do Monte Belo Norte, a emissão de uma Declaração de Interesse Municipal e a criação de um novo parque florestal.

“Apesar de todos os cuidados para cumprir escrupulosamente a legislação, ainda houve espaço para processos arrastados de providências cautelares”, lamentou a autarca, frisando que “este é um caso de estudo para refletir seriamente sobre a legislação urbanística em Portugal”.

O secretário de Estado adjunto da Economia e do Desenvolvimento Regional, António Almeida Henriques, aludindo ao “conjunto assinalável de investimentos da Decathlon” no território nacional, apoiou a posição da presidente da Câmara Municipal. “Não podemos ter investidores anos a fio à espera de soluções para o desenvolvimento de projetos”, afirmou.

Já o presidente da AICEP – Agência para o Investimento e Comércio Externo de Portugal, Pedro Reis, manifestou “a profunda alegria com a implementação deste projeto”, que considera ser “essencial na dinamização da economia local e na criação de empregos e oportunidades na região”.

A Decathlon, da rede Oxylane, está presente com lojas em Portugal desde 1993, possuindo atualmente 22 espaços comerciais. Além disso, a empresa produz e exporta artigos concebidos no País, que são distribuídos para as quase 600 lojas que possui em todo o mundo, atividade iniciada em 2000.

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