19 de Outubro de 2017
15º
max. 22º
min. 15º
notícias
iniciativas em destaque
segurança 14 de Julho de 2017
Prolongado alerta de calor

O Serviço Municipal de Proteção Civil e Bombeiros de Setúbal prorrogou até às 21h00 do dia 14 o alerta de que o distrito se encontra sob aviso meteorológico “amarelo”  devido à persistência de valores elevados da temperatura máxima.

O aviso, emitido pelo Instituto Português do Mar e da Atmosfera e previsto, inicialmente, até às 21h00 do dia 13, justifica a adoção de medidas de autoproteção e cuidados especiais, em particular pelos grupos mais vulneráveis – crianças e idosos –, por pessoas com historial de doenças graves ao nível respiratório, cardíaco ou renal e por doentes acamados.

Os cuidados envolvem a ingestão de líquidos (água, chá preto, caldos e sopas leves) mesmo sem sede, excluindo-se bebidas alcoólicas, gaseificadas ou com açúcar, que aumentam a desidratação. Devem ainda evitar-se refeições pesadas.

Outras recomendações são manter as salas e os quartos de casa frescos, com recurso a ventilação natural, ventoinhas ou climatizadores, usar roupas leves, largas, de cores claras e, de preferência, de algodão, evitar o exercício com excesso de esforço físico e tomar duche com água tépida. As crianças e os idosos não devem tomar duches de água fria após a exposição continuada ao sol.

Na praia, é fundamental o uso de protetor solar adequado ao tipo de pele e ter em atenção que, mesmo sob um chapéu de sol, os raios solares podem provocar queimaduras, sobretudo em crianças ou pessoas de pele clara.

Deve ainda evitar-se a exposição direta ao sol ou a outras fontes de calor, estar na rua ou viajar nos momentos de maior calor e tomar banho e beber água em fontanários ou lagos decorativos.

Para mais informações, deve ser contactado o Centro Municipal de Operações de Socorro, através da aplicação “Setúbal SOS” ou diretamente pelo Número Municipal de Emergência 800 212 216.

O Serviço Municipal de Proteção Civil e Bombeiros de Setúbal alerta que, durante este período de persistência de valores elevados da temperatura máxima, o nível de risco de incêndio florestal é “elevado”.

Acresce que o país se encontra no designado “Período Crítico” até ao dia 30 de setembro, pelo que é proibida a realização de queimas e queimadas, o uso de fogareiros e grelhadores fora dos locais autorizados e fumar ou fazer qualquer tipo de lume nos espaços florestais.

É ainda proibido fumigar ou desinfestar em apiários, exceto se os fumigadores tiverem dispositivos de retenção de faúlhas, e lançar balões de mecha acesa e de foguetes. O uso de fogo de artifício só é permitido com autorização da Câmara Municipal.

Durante este período, as máquinas de combustão interna e externa e os veículos de transporte pesados têm de usar dispositivos de retenção de faíscas e tapa-chamas nos tubos de escape e chaminés, além de um ou dois extintores de seis quilogramas, consoante o peso máximo seja inferior ou superior a dez toneladas.

APOIOS

AMRS
Setúbal é um Mundo
Câmara Municipal de Setúbal. ©
Todos os direitos reservados

website concebido por dodesign