16 de Dezembro de 2017
max. 12º
min. 5º
notícias
iniciativas em destaque
natação 02 de Maio de 2012
Prova de natação apura olímpicos

Perto de cem atletas em representação de quatro dezenas de países marcam presença na “FINA Olympic Marathon Swim Qualifier 2012”, prova de natação em águas abertas de apuramento olímpico a realizar nos dias 9 e 10 de junho, a partir do Parque Urbano de Albarquel.

“É com imenso orgulho que vemos a cidade e o concelho na rota dos Jogos Olímpicos de Londres”, salientou a presidente da Câmara Municipal de Setúbal, Maria das Dores Meira, na apresentação do evento desportivo, hoje ao final da manhã, na Casa da Baía.

A autarca destacou o “caráter singular desta competição”, ao ser “a única prova de apuramento olímpico que se realiza em Portugal”, numa organização conjunta da Câmara Municipal de Setúbal, da Federação Internacional de Natação e da Federação Portuguesa de Natação.

A “FINA Olympic Marathon Swim Qualifier 2012”, prova de dez quilómetros que se realiza a partir do Parque Urbano de Albarquel, apura os últimos trinta atletas desta disciplina para os Jogos Olímpicos de Londres. A qualificação feminina é dia 9, enquanto a masculina decorre a 10.

Esta edição conta com novos locais de partida e abastecimento, em pontões instalados na água. Os momentos de emoção desportiva vividos na água são complementados no céu com acrobacias pelos aviões da Team Aerobática.

A presença do treinador de futebol José Mourinho e da ex-atleta Rosa Mota, patrono e madrinha do evento, é outro motivo de interesse desta prova de natação em águas abertas, modalidade que integra o calendário desportivo do programa municipal “Jogos do Sado” pelo sétimo ano consecutivo.

“Os melhores atletas do mundo vão ser apurados na prova de Setúbal, com competidores dos cinco continentes, todos com legítimas aspirações ao apuramento olímpico”, destacou o presidente da Federação Portuguesa de Natação, Paulo Frischknecht.

A realização desta prova de qualificação para os Jogos Olímpicos de 2012, em Londres, constitui um “merecido reconhecimento pelo esforço na organização de seis etapas [todas em Setúbal] da Taça do Mundo de Águas Abertas”, frisou Paulo Frischknecht.

“Setúbal saberá acolher e acompanhar” esta prova de águas abertas, assegurou, adiantando que a organização deste evento desportivo está orçada em cerca de 300 mil euros.

A primeira competição de qualificação olímpica desta modalidade decorreu no ano passado, em Xangai, China, durante a realização do 14.º Campeonato do Mundo de Natação em Águas Abertas, tendo sido apurados vinte atletas, dez homens e dez mulheres, grupo a que juntam mais 15 em cada género saídos da prova em Setúbal.

“Seis anos depois da realização em Setúbal da primeira prova, a cidade associa-se, orgulhosamente, a este grande evento desportivo, que decorre em moldes semelhantes à competição dos Jogos Olímpicos de Londres”, referiu o presidente do comité organizador da prova, Luís Liberato.

A presidente da Câmara Municipal salientou que a organização “conquistou a confiança da Federação Portuguesa de Natação para a realização deste evento importante em Setúbal”, adiantando que a prova “permite um contacto mais próximo entre os atletas locais e os nadadores de elite”

Maria das Dores Meira abordou ainda o novo espaço de lazer que está a ser criado na Praia da Saúde, confinado entre o Parque Urbano de Albarquel e a Doca dos Pescadores, confiante de que “será, certamente, outro dos motivos de interesse para setubalenses e visitantes”.

Áreas de estadia e recreio em plataformas envolventes a um requalificado areal, um passeio público com zonas verdes, uma ciclovia e um quiosque fazem parte desta nova área urbana de lazer.

APOIOS

AMRS
Setúbal é um Mundo
Câmara Municipal de Setúbal. ©
Todos os direitos reservados

website concebido por dodesign