23 de Outubro de 2017
21º
max. 26º
min. 10º
notícias
iniciativas em destaque
Natação 16 de Junho de 2011
Prova junta nadadores de 20 países

A “FINA Setúbal Bay 10 Km World Cup 2011”, prova da Taça do Mundo de Natação em Águas Abertas que se realiza no dia 18, em frente do Parque Urbano de Albarquel, conta com a participação 63 nadadores de 20 países.

“Esta grande competição internacional reúne os melhores e os mais conceituados atletas portugueses e estrangeiros num circuito mundial em que a etapa de Setúbal é a única realizada na Europa”, sublinhou a presidente da Câmara Municipal de Setúbal, Maria das Dores Meira, dia 16, na apresentação da prova, na Casa da Baía.

A participação de um elevado número de atletas na sexta edição da prova foi também enaltecida pela autarca, reforçando que a presença dos nadadores de topo “resulta do conhecimento nacional e internacional da qualidade da competição, sustentada num enquadramento paisagístico e natural de eleição”.

A prova conta com a presença de nomes como o alemão Thomas Lurz, que ganhou as duas últimas edições, o sul-africano Chad Ho, vencedor do circuito mundial em 2010, e a atleta alemã Angela Maurer, campeã do mundo na distância de 25 quilómetros.

Portugal é representado com 13 nadadores, oito homens e cinco mulheres, onde constam os nomes de Arseniy Lavrentyev e Daniela Pinto. “A participação destes atletas significa que as águas abertas e o investimento global que tem sido feito ao longo dos anos no desenvolvimento desta disciplina estão a apresentar os seus frutos”, afirmou Maria das Dores Meira.

Já o presidente da Federação Portuguesa de Natação, Paulo Frischknecht, manifestou “orgulho na realização deste evento”, uma “prova que tem vindo a crescer”, assegurando “uma tarde animada, competitiva, com atletas de primeira água”.

O dirigente sublinhou que a presença do responsável técnico das Competições Aquáticas do Comité Organizador dos Jogos Olímpicos de Londres, Collin Hill, e do delegado de segurança da Federação Internacional de Natação (FINA), Noah Zvi, “vai ajudar a melhorar alguns aspetos da prova”, orçada em 150 mil euros.

Na conferência de imprensa de apresentação da sexta edição da “Setúbal Bay” estiveram também presentes, além do presidente do comité organizador, Luís Liberato, quatro atletas que vão disputar a etapa setubalense, a terceira do circuito mundial de 2011.

“Esta é das provas mais interessantes, imprevisíveis e duras em que participo. Mas é sempre um prazer voltar a esta bela baía”, referiu o atleta português Arseniy Lavrentyev. Já os estreantes Vítor Simões, do Brasil, e Natalie du Toit, da África do Sul, mostraram-se satisfeitos por participar na prova, que esperam muito competitiva.

A “FINA Setúbal Bay 10 Km World Cup 2011”, uma parceria entre a Federação Internacional de Natação, a Federação Portuguesa de Natação e a Câmara Municipal de Setúbal, é iniciada com a prova masculina, às 16h30, seguida, dez minutos depois, da partida da etapa feminina.

Nas águas do Sado é percorrida a distância olímpica de dez quilómetros, realizada num percurso retangular, com dois mil metros de extensão, em frente do Parque Urbano de Albarquel.

No plano desportivo, destaque também para a realização, às 10h30, de uma prova nacional de promoção da disciplina, destinada a nadadores federados, que percorrem uma distância de dois quilómetros.

O programa da prova contempla também outras atividades direcionadas para a animação do público, sendo um dos principais aliciantes a exibição de acrobacias aéreas da Team Aerobática.

Outro motivo de atração será uma réplica de golfinho, semelhante às existentes na iniciativa municipal “Golfinho Parade”, oferecido pela Federação Portuguesa de Natação, a qual será pintada pelos atletas participantes na prova.

“Estamos certos de que este evento será um sucesso”, sublinhou Maria das Dores Meira, manifestando o orgulho por Setúbal acolher, nos dias 9 e 10 de Junho de 2012, a “Olympic Marathon Swim Qualifier 2012”, de qualificação para os Jogos Olímpicos de Londres na disciplina de dez quilómetros em águas abertas.

“É a maior responsabilidade desportiva que Setúbal alguma vez teve de responder e podem estar certos de que a cidade marcará com sucesso uma decisão única de atribuir esta prestigiada competição”, frisou a presidente da Câmara Municipal.

Já Paulo Frischknecht evidenciou o facto de Portugal “acolher a prova que apura os atletas para os Jogos Olímpicos”, reforçando que a edição deste ano da “Setúbal Bay” se reveste de particular importância pois “é a última oportunidade de os atletas conhecerem as condições naturais e as especificidades da competição”.

O circuito mundial da Taça do Mundo de Natação em Águas Abertas realiza-se em sete etapas, este ano iniciada em Santos, no Brasil, percorrendo, depois, Cancun, no México, Setúbal, Portugal, Lac Mégantic, no Canadá, Shantou, na China, terminando em Hong Kong, também na China.

APOIOS

AMRS
Setúbal é um Mundo
Câmara Municipal de Setúbal. ©
Todos os direitos reservados

website concebido por dodesign