18 de Dezembro de 2017
11º
max. 12º
min. 2º
notícias
iniciativas em destaque
natação 08 de Junho de 2012
Prova no Sado rumo a Londres

Atletas dos cinco continentes almejam uma participação olímpica na “Setúbal FINA Olympic Marathon Swim Qualifier 2012”, prova internacional de natação em águas abertas que se realiza nos dias 9 e 10, à tarde, a partir do Parque Urbano de Albarquel.

“É um orgulho receber esta competição internacional, um momento único que alimenta o sonho de uma geração de atletas”, salientou o presidente da Federação Portuguesa de Natação, Paulo Frischknecht, hoje à tarde, em conferência de imprensa com nadadores, realizada no Hotel do Sado, em Setúbal.

O tunisino Oussama Mellouli, medalha de ouro nos 1500 metros nos Jogos Olímpicos de Pequim, em 2008, mostrou-se “muito entusiasmado em participar” na prova setubalense e confia numa qualificação olímpica. “A água é fria mas tento não pensar nesse aspeto. Tenho de me mentalizar em triunfar e o resto é aplicar as estratégias.”

Já a norte-americana Ashley Twichell, medalha de ouro nos 5 quilómetros por equipas no Mundial de Xangai, em 2011, confessou estar maravilhada com Setúbal. “Cheguei na segunda-feira e tudo tem sido fantástico. Estou ansiosa por competir”, revelou.

Na procura de um “passaporte” que garanta a participação na prova olímpica de Londres, a realizar a 9 e 10 de agosto, no lago do Hyde Park, estão os portugueses Arseniy Lavrentyev, Vasco Gaspar, Daniela Pinto e Angélica André.

“Vou dar o meu melhor para Portugal poder estar representado nos Jogos Olímpicos de Londres”, adiantou o ucraniano naturalizado português, Arseniy Lavrentyev, participante nos Jogos Olímpicos de Pequim, em 2008, precisamente na edição de estreia da disciplina de águas abertas na prestigiada competição.

Arseniy Lavrentyev, participante em todas as provas já realizadas em Setúbal, reforçou ainda que a principal dificuldade da prova de domingo vai ser “o grande número de atletas de topo mundial” que lutam por um lugar em Londres.

A portuguesa Daniela Pinto, campeã nacional nos dez quilómetros, “espera conseguir este feito [qualificação olímpica] pela primeira vez e dar uma alegria a Portugal”, reforçou, revelando desportivismo. “Desejo boa sorte a todos os atletas, vai ser uma prova muito disputada.”

O selecionador nacional da disciplina de águas abertas, José Borges, admitiu que, apesar do grande leque de atletas mundiais em luta por lugares em Londres, Portugal tem boas hipóteses de ver atletas qualificados.

“Este é um grande desafio, com grandes atletas da disciplina de águas abertas. Portugal vai ter nadadores a lutar com as mesmas possibilidades de qualificação”, frisou José Borges.

O britânico David Davies, com duas medalhas olímpicas e vice-campeão do mundo dos 10 mil metros, o búlgaro Petar Stoychev, seis vezes consecutivas vencedor do Circuito Mundial de Maratonas Aquáticas e campeão do mundo nos 25 quilómetros, e o italiano Valerio Cleri, com títulos mundiais e europeus em várias distâncias, marcam presença na competição setubalense.

Na competição feminina, o destaque vai para a ucraniana Olga Beresnieva, campeã do mundo em 2010 nos 25 quilómetros, e a sul-africana Natalie du Toit, a primeira atleta de alta competição a ser porta-estandarte nuns Jogos Olímpicos e Paralímpicos. A nadadora da África do Sul recebeu em 2010 o Prémio Laureus para Desportista Paralímpico do Ano.

A confiança depositada pela Federação Internacional de Natação para a “organização deste evento decisivo na disciplina de águas abertas” foi destacada por Paulo Frischknecht, recordando o sucesso alcançado nas seis provas desta modalidade realizadas em Setúbal. “É o reconhecimento de um esforço desenvolvido ao longo das anteriores edições.”

O vice-presidente da Federação Internacional de Natação, Dennis Miller, elogiou “o excelente trabalho na organização” do “Setúbal FINA Olympic Marathon Swim Qualifier 2012”, prova de seleção dos últimos atletas desta disciplina na distância de dez quilómetros para os Jogos Olímpicos de Londres – 15 homens e 15 mulheres.

O evento desportivo, uma organização conjunta da Câmara Municipal de Setúbal, da Federação Internacional de Natação e da Federação Portuguesa de Natação, é realiza-se no sábado (prova feminina) e no domingo (competição masculina), a partir das 16h00, ambos os dias contando com acrobacias dos aviões da Team Aerobática, com arrojadas acrobacias aéreas sobre o Parque Urbano de Albarquel e o rio Sado.

A presença do treinador de futebol José Mourinho e da ex-atleta Rosa Mota, patrono e madrinha do evento desportivo, são outros motivos de interesse desta prova de natação em águas abertas, modalidade que integra o calendário desportivo do programa municipal “Jogos do Sado” pelo sétimo ano consecutivo.

A primeira competição de qualificação olímpica de natação em águas abertas na distância de dez quilómetros decorreu no ano passado em Xangai, China, durante o 14.º Campeonato do Mundo de Natação em Águas Abertas, tendo sido apurados vinte atletas, dez homens e dez mulheres.

APOIOS

AMRS
Setúbal é um Mundo
Câmara Municipal de Setúbal. ©
Todos os direitos reservados

website concebido por dodesign