19 de Outubro de 2017
16º
max. 22º
min. 15º
notícias
iniciativas em destaque
francofonia 10 de Março de 2016
Publicidade conta a história de França

Episódios e personagens marcantes da história de França estão representados numa exposição no Museu do Trabalho Michel Giacometti, no âmbito da Festa da Francofonia.

“A História de França através da publicidade”, patente entre 5 e 26 de março, é constituída por uma seleção de imagens que retratam momentos isolados, de temáticas díspares e períodos distintos, desde a época dos gauleses, no século V a.C., até à contestação estudantil francesa do Maio de 68.

Este tributo aos diferentes momentos da história francesa, através de meia centena de artigos associados à publicidade, incluindo cartazes, rótulos e ilustrações, revela a forma como os grandes factos são encarados e reinventados de diferentes formas consoante as épocas.

A diferença na maneira de ver os valores de consumo antes e depois da Revolução Francesa e a ridicularização das personagens Henrique IV, com uma garrafa de armagnac, Luís XIV, vestido com joias, e Napoleão, o suposto responsável pela criação da lei que proibia a canábis, retratado com um cigarro na mão, são alguns exemplos mostrados.

“A História de França através da publicidade”, cuja inauguração foi seguida de uma “Cerimónia do Chá Marroquino”, com a colaboração da Embaixada de Marrocos, pode ser visitada gratuitamente no Museu do Trabalho Michel Giacometti, de terça a sexta-feira das 09h30 às 18h00 e aos sábados e domingos das 14h00 às 18h00.

A mostra marcou o início do programa da Festa da Francofonia 2016 juntamente com a inauguração da exposição “Dis-moi dix mots en langue(s) française(s)”, patente até dia 31 na Alliance Française.

A Festa da Francofonia 2016, uma organização da Câmara Municipal e da Alliance Française de Setúbal, reserva no dia 13, às 10h00, uma visita ao centro histórico da cidade, com início na Avenida Luísa Todi, perto da Escola de Hotelaria e Turismo, e chegada no Largo da Fonte Nova. As inscrições, gratuitas, devem ser feitas através do endereço info.setubal@alliancefr.pt.

O programa inclui um almoço francófono no dia 17, às 12h45, na Escola de Hotelaria e Turismo de Setúbal, confecionado por alunos, com um custo de 15 euros por pessoa.

A 20 de março, Dia da Francofonia, decorre, a partir das 15h30, uma Tarde Intercultural do Museu do Trabalho Michel Giacometti intitulada “A França em Setúbal”, com apontamentos musicais de clássicos franceses por Teresa Raposo, a conferência “Setúbal e os Franceses, Encontros e Desencontros”, por António Chitas, momentos de dança e poesia por alunos da EB Barbosa du Bocage e degustação de crepes.

A Festa da Francofonia 2016, a decorrer em várias cidades portuguesas, encerra em Setúbal com a exibição do documentário “Os filhos do rio azul/Les enfants de l’estuaire”, de Alexandre Chapot e Michel Claret, dia 26, às 21h30, na Casa da Cultura, sessão de entrada livre que inclui uma palestra sobre o filme, por Nathalie Águas Coelho.
 

APOIOS

AMRS
Setúbal é um Mundo
Câmara Municipal de Setúbal. ©
Todos os direitos reservados

website concebido por dodesign