18 de Dezembro de 2017
max. 12º
min. 2º
notícias
iniciativas em destaque
teatro 02 de Fevereiro de 2017
Quebra-Nozes regressa ao Fórum

A magia do quebra-nozes, um boneco vestido de soldado que ganha vida, voltou ao palco do Fórum Municipal Luísa Todi, com duas sessões no dia 2 e outra no dia 5.

A magia, o sonho e o espírito natalício a partir do conto “O Quebra-Nozes e o Rei dos Ratos”, da autoria de Ernst Theodore Amadeus Hoffman e originalmente publicado em 1816, encantaram as cerca de 150 crianças da EB n.º 6 do Monte Belo e da EB da Azeda que marcaram presença na manhã de dia 2 na maior sala de espetáculos da cidade.

A história decorre na véspera natalícia em casa da pequena Clara. Os convidados começam a chegar, enquanto a mãe, Mila, e os empregados ultimam os preparativos. No palco, decorado como “salão de visitas”, ergue-se, cheia de luzes e de prendas, uma árvore de Natal.

Assim começa o primeiro ato de uma das peças mais famosas em todo o mundo, revisitada pelo GATEM – Grupo de Animação e Teatro Espelho Mágico, com texto e encenação de Miguel Assis, cenografia de Céu Campos e direção e adaptação musical de António Carlos Coimbra.

Pelo meio da agitação habitual da época, com a chegada da tia Rafaela, viúva há mais de vinte anos e pouco amiga de festas, e com o mau humor do mordomo Rodolfo, que detesta crianças, Clara e o irmão Fritz recebem, como prenda do padrinho, um boneco quebra-nozes, vestido de soldado, com a cabeça e as pernas desproporcionadas em relação ao resto do corpo.

O irmão, desastrado, acaba por parti-lo. Apesar de o padrinho ter prometido consertá-lo, Clara continua preocupada e, quando todos vão dormir, vai à árvore de Natal ver como está o brinquedo. À meia-noite, o quebra-nozes ganha vida, magicamente, e cresce para o tamanho adulto.

Na realidade, o boneco é um príncipe enfeitiçado, obrigado a lutar contra o Rei dos Ratos para quebrar essa condição. Para isso, a jovem entra numa viagem mágica, atravessando o País da Neve e a Terra dos Doces.

“O Quebra-Nozes” conta no elenco com Patrícia Borba, Diogo Leiria, Jéssica Ricardo, Cláudio Pinela, Luís Filipe Estrela, Tiago Muleta, Luís Candeias, Miguel Assis, Céu Campos e Rúben Rodrigues.

Ao palco do Fórum Municipal Luísa Todi sobem também Diana Garvão, Ricardo Amaro, João Maia, Rafael Dias e Jéssica Trindade, como figurantes.

Depois das duas apresentações do dia 2,, dirigidas ao público escolar, “O Quebra-Nozes” volta ao palco do Fórum Municipal Luísa Todi no dia 5, às 17h00, em sessão para o público em geral.

A produção do GATEM, para maiores de 6 anos, com a duração de noventa minutos, dispõe de bilhetes a cinco euros. Para reservas deve ser contactado o telefone 965 051 347 ou o endereço ceu.campos@espelhomagico.pt.

APOIOS

AMRS
Setúbal é um Mundo
Câmara Municipal de Setúbal. ©
Todos os direitos reservados

website concebido por dodesign