16 de Dezembro de 2017
max. 12º
min. 5º
notícias
iniciativas em destaque
saúde 13 de Maio de 2014
Rastreios ajudam o coração

Rastreios cardiovasculares e informações sobre fatores de risco, a par de conselhos para a adoção de um estilo de vida saudável, são proporcionados gratuitamente à população no “7 Dias do Coração”, a decorrer até dia 15.

A “consulta” de cardiologia ao ar livre, disponibilizada na área central da Avenida Luísa Todi, junto do coreto, começa com uma pequena triagem. Segue-se, de acordo com as necessidades de cada utente, um circuito de rastreios de fatores de risco cardiovascular e de avaliação física.

Dislipidémia, diabetes, obesidade, fibrilação auricular/hipocoagulação, hipertensão arterial e tabagismo são aspetos analisados nesta iniciativa do Centro Hospitalar de Setúbal, com o apoio da Autarquia, marcada por um contacto de proximidade entre os profissionais de saúde e a comunidade.

A diretora clínica do Centro Hospitalar de Setúbal, Quitéria Rato, ao destacar a importância da iniciativa, sobretudo “num momento económico sensível”, frisa a necessidade de a população conhecer e compreender, antecipadamente, os fatores de risco cardiovascular e potenciais sintomas de doença.

“As questões sociais que as famílias portuguesas estão a passar podem conduzir a situações de stress, um dos principais fatores de risco de doença cardiovascular”, adianta a médica, para apontar a necessidade de um trabalho de proximidade e de prevenção junto da comunidade.

Quitéria Rato afirma que “Portugal apresenta uma das mais altas taxas de acidentes cardiovasculares”, pelo que “a prevenção nesta área é fundamental”. Reforça que esta iniciativa, realizada “num ambiente descontraído, transmite informações úteis que as pessoas podem aplicar no quotidiano.”

A promoção de um estilo de vida saudável, nomeadamente com uma alimentação correta e a realização de exercício físico, para minimização de riscos, é uma das principais apostas do “7 Dias do Coração”, no qual são realizadas avaliações físicas de flexibilidade e agilidade.

A prática desportiva regular, um complemento dos cuidados que a população deve ter com a saúde cardiovascular, é um dos principais conselhos que os profissionais de saúde passam aos utentes. “Setúbal tem uma frente ribeirinha de excelência para fazer caminhadas”, sublinha a diretora clínica.

Os cuidados a ter no dia-a-dia são alargados à alimentação, com uma série de fatores de risco a evitar, nomeadamente o uso excessivo de sal na confeção de refeições e a ingestão exagerada de alimentos ricos em gorduras saturadas, responsáveis, entre outras incidências, por problemas de colesterol.

A iniciativa, a decorrer no âmbito das comemorações do Mês do Coração, inclui, no dia 14, às 11h00, a dinamização do atelier de culinária “Cozinhar sem sal”. A sessão, promovida pela Escola de Hotelaria e Turismo de Setúbal com o objetivo de ensinar as pessoas a comer bem e mais barato, é seguida de uma degustação.

A quarta edição do “7 Dias do Coração” conta, à mesma hora, com a realização de um workshop com a mesma temática, destinado aos profissionais da restauração, atividade a realizar nas instalações daquele estabelecimento de ensino, no antigo Quartel do 11, na Avenida Luísa Todi.

No “7 Dias do Coração”, além dos rastreios regulares a um conjunto alargado de fatores de risco, como hipertensão arterial, hipercolesterolemia, diabetes e obesidade, há a possibilidade de realização gratuita de outros exames, como o eletrocardiograma e a espirometria, uma prova da função pulmonar.

Esclarecimentos sobre hipocoagulação, insuficiência cardíaca e doenças coronárias são ainda disponibilizados nesta iniciativa que pretende alertar a comunidade para os fatores de risco e informar e educar para a dinamização de comportamentos preventivos.

No âmbito desta ação está prevista, no dia 17, às 09h30, a realização de uma caminhada entre o coreto da Avenida Luísa Todi e o Parque Urbano de Albarquel, assim como ações de rastreio direcionadas aos funcionários das unidades do Centro Hospitalar de Setúbal e da Autarquia.

O “7 Dias do Coração” é organizado em colaboração com a Sociedade Portuguesa de Cardiologia, a Faculdade de Motricidade Humana, a Cruz Vermelha Portuguesa – Delegação de Setúbal e a Escola de Hotelaria de Setúbal, com os apoios do Jumbo de Setúbal, Águas de Penacova, Jaba Recordati e o patrocínio da Boehringer Ingelheim.

APOIOS

AMRS
Setúbal é um Mundo
Câmara Municipal de Setúbal. ©
Todos os direitos reservados

website concebido por dodesign