11 de Dezembro de 2017
13º
max. 16º
min. 7º
notícias
iniciativas em destaque
prevenção 12 de Maio de 2016
Rastreios olham pelo coração

Rastreios e informações sobre fatores de risco de doenças cardiovasculares são proporcionados gratuitamente à população no “7 Dias do Coração”, a decorrer até ao dia 13 na placa central da Avenida Luísa Todi.

Durante a iniciativa, organizada pelo Serviço de Cardiologia do Centro Hospitalar de Setúbal com a Câmara Municipal de Setúbal, a Sociedade Portuguesa de Cardiologia e a Faculdade de Motricidade Humana, a população tem a oportunidade de realizar uma série de exames com o objetivo de despistar eventuais problemas de saúde.

Num circuito constituído por 12 stands, os visitantes fazem exames à hipertensão arterial, hipercolesterolemia, diabetes, obesidade e tabagismo. O percurso de cada utente demora entre trinta e quarenta minutos.

O trajeto inclui ainda atividades físicas e um exame de deteção de fibrilhação auricular – tipo de arritmia cardíaca –, sendo que, no final, é feita uma avaliação global, em particular se for detetado algum risco de problemas cardiovasculares.

Teresa Claudino, 60 anos, saiu satisfeita do circuito, pois, além de esta ser “uma boa iniciativa”, os resultados foram satisfatórios. “Só um bocadinho de colesterol, mas sempre tive.”

João Arsénio, 89 anos, ficou descansado quando mediu a tensão arterial. “Está tudo bem, sr. João. Mantenha sempre os cuidados, principalmente a nível da alimentação”, aconselhou um dos voluntários do “7 Dias do Coração”.

A promoção de um estilo de vida saudável, com uma alimentação correta, baseada numa dieta mediterrânica, e a prática de exercício físico, é uma das principais recomendações feitas no evento de saúde, no qual são realizadas avaliações físicas, com base em levantamento de pesos e numa pequena marcha.

“Setúbal tem variado entre o terceiro e o quarto distrito a nível nacional em que se registam mais pessoas com doenças ligadas ao coração”, alerta a cardiologista Quitéria Rato, do Centro Hospitalar de Setúbal.

Exemplo dessa realidade é Gertrudes Conceição, 57 anos, presente no stand Diabetes. “Os testes revelam que tem hipertensão e um índice de massa corporal bastante elevado”, indicou um enfermeiro.

A prática desportiva regular, de “três a quatro vezes por semana”, como fator de prevenção de doença cardiovascular, é um dos principais conselhos que os profissionais de saúde transmitem aos utentes.

A sexta edição do evento, integrado nas comemorações do Mês do Coração, celebrado em maio, presta também esclarecimentos sobre a doença coronária e a insuficiência cardíaca.

O certame de saúde, a funcionar na placa central da Avenida Luísa Todi, junto do coreto, entre as 10h00 e as 17h00, inclui ao longo dos três dias a oferta de pratos com comida saudável, registou a 11 de maio, o primeiro dia, cerca 150 visitantes.

APOIOS

AMRS
Setúbal é um Mundo
Câmara Municipal de Setúbal. ©
Todos os direitos reservados

website concebido por dodesign