19 de Outubro de 2017
16º
max. 22º
min. 15º
notícias
iniciativas em destaque
comemoração 21 de Março de 2013
Reposição de árvores na avenida

Mais de cinco dezenas de novas árvores estão a ser plantadas ao longo da Avenida Luísa Todi, ação destacada no dia 21, de manhã, pela presidente da Câmara Municipal de Setúbal, Maria das Dores Meira, nas comemorações locais do Dia Mundial da Árvore e da Floresta.

“Estamos a reforçar a qualidade ambiental da cidade. Só na Avenida Luísa Todi está a ser colocado um total de 58 novas árvores, tornando-a mais atrativa e com melhores condições de usufruto”, sublinhou a autarca, durante a plantação de mais um espécime, momento simbólico que assinalou a efeméride, no qual marcou igualmente presença o vereador do Ambiente, Manuel Pisco.

Na Avenida Luísa Todi, um dos locais da cidade onde estão centrados vários trabalhos relacionados com o tratamento, manutenção e conservação arbórea, foram eliminados do espaço público 59 cepos e removidas 35 árvores que se encontravam secas ou em avançado estado de degradação.

“Optámos por remover um conjunto de árvores desta avenida porque estava em causa a segurança dos munícipes. Em condições meteorológicas adversas, uma árvore seca ou debilitada por pragas tem maiores probabilidades de pôr em causa a integridade das populações”, explicou Maria das Dores Meira.

O investimento de cerca de 25 mil euros, só para Avenida Luísa Todi, executado por uma empresa especializada com o apoio dos serviços municipais, inclui a plantação de várias espécies, como magnólias, plátanos, gincos, robínias, lódãos, tipuanas e jacarandás.

As árvores que estamos a replantar são de espécies arbóreas semelhantes às que já existem na Avenida Luísa Todi”, assinalou a presidente da Câmara Municipal de Setúbal, dando como exemplo o trabalho realizado na zona nascente da via, em que “as antigas palmeiras, irrecuperáveis devido a uma praga avassaladora, foram substituídas por magnólias, com características mais ligadas à região”.

As alterações arbóreas na Avenida Luísa Todi, “introduzidas paulatinamente de forma a não provocar um grande impacte visual e no quotidiano das populações”, reforçou Maria das Dores Meira, incluem, além da reposição de espécimes, a plantação de mais de duas dezenas de novas árvores.

“Temos cada vez mais a preocupação de conservar, manter e tratar todo o arvoredo no concelho, tarefas realizadas anualmente com o apoio de empresas especializadas, sobretudo nos grandes espaços verdes da cidade, nos quais existem árvores de grande porte e envergadura”, salientou a autarca.

APOIOS

AMRS
Setúbal é um Mundo
Câmara Municipal de Setúbal. ©
Todos os direitos reservados

website concebido por dodesign