19 de Outubro de 2017
15º
max. 22º
min. 15º
notícias
iniciativas em destaque
alerta 14 de Maio de 2015
Risco de incêndios preocupa

O Serviço Municipal de Proteção Civil e Bombeiros alerta a população para a previsão para os próximos dias de condições meteorológicas favoráveis à ocorrência de incêndios.

O tempo seco, vento moderado e temperaturas elevadas que se esperam para os próximos dias, nomeadamente durante o fim de semana, aumentam o risco de ocorrência e progressão de incêndios florestais.

A Proteção Civil recorda que, segundo a legislação em vigor, nos locais onde o índice de risco temporal de incêndio seja superior a “Elevado” não é permitida a realização de queimadas, nem fogueiras para recreio e lazer.

Enquanto o nível de alerta “Elevado” se mantiver ativo não é permitido utilizar equipamentos de queima e de combustão destinados à iluminação ou à confeção de alimentos, queimar matos cortados e amontoados e qualquer tipo de sobrantes de exploração e lançar balões com mecha acesa ou qualquer outro tipo de foguetes.

Está igualmente interdito fumar ou fazer lume de qualquer tipo nos espaços florestais e vias que os circundam, bem como a fumigação ou desinfestação em apiários com fumigadores que não estejam equipados com dispositivos de retenção de faúlhas.

O Serviço Municipal de Proteção Civil e Bombeiros recorda, ainda, que, no caso da realização de trabalhos agrícolas e florestais, as máquinas e os equipamentos utilizados devem ser mantidos limpos de óleos e poeiras, com as máquinas a serem abastecidas a frio, em local com pouca vegetação, mantendo especial cuidado com as faíscas durante o período de trabalho das máquinas.

As temperaturas elevadas podem também afetar grupos populacionais mais vulneráveis, em particular idosos, crianças, sem-abrigo e doentes do foro cardiorrespiratório.

A evolução do perigo de incêndio para os próximos dias está disponível nas páginas de internet da Autoridade Nacional de Proteção Civil e do Instituto Português do Mar e da Atmosfera. Esta informação é também facultada pelo gabinete técnico florestal da Câmara Municipal e pela Companhia de Bombeiros Sapadores.

APOIOS

AMRS
Setúbal é um Mundo
Câmara Municipal de Setúbal. ©
Todos os direitos reservados

website concebido por dodesign