21 de Outubro de 2017
16º
max. 21º
min. 13º
notícias
iniciativas em destaque
trabalho 20 de Novembro de 2014
Riscos do stress laboral em debate

“Gestão do stresse e dos riscos psicossociais no trabalho” é o título de um seminário a realizar no dia 3 de dezembro, no Cinema Charlot – Auditório Municipal, no âmbito de uma campanha europeia.

Na abertura da sessão, às 09h00, participam a presidente da Câmara Municipal de Setúbal, Maria das Dores Meira, o inspetor-geral da Autoridade para as Condições de Trabalho (ACT), Pedro Pimenta Braz, o diretor-geral do Centro de Estudos e Desenvolvimento de Recursos, Organizações e Sistemas (CEDROS), Luís Coelho, e o presidente do Instituto Politécnico de Setúbal (IPS), Pedro Dominguinhos.

O primeiro painel, às 09h20, integrado na área “A Prevenção e a Gestão de Topo”, aborda os temas “O papel da liderança na gestão dos riscos psicossociais”, a cargo do vice-presidente da Ordem dos Psicólogos Portugueses, Samuel Antunes, e “Estratégias de intervenção para minimizar as consequências dos aspetos psicossociais e stresse nas organizações”, pela coordenadora do Ponto Focal Nacional da Agência Europeia para a Segurança e Saúde no Trabalho, Emília Telo.

O segundo painel, pelas 11h00, incide na “Abordagem Preventiva como Garantia de Locais de Trabalho Seguros e Saudáveis”, com a coordenadora da Unidade de Observação em Saúde e Vigilância Epidemiológica do Instituto Ricardo Jorge, Mariana Neto, a discursar sobre “A influência dos aspetos psicossociais e stresse no aumento das doenças profissionais”, e o diretor-geral da CEDROS, Luís Coelho, a explicar “Como promover locais de trabalho seguros e saudáveis”.

No final da manhã está prevista uma sessão de debate, para, às 14h00, se desenvolver uma simulação de um caso real de demonstração da influência de fatores de pressão no local de trabalho.

O terceiro painel, às 15h00, com o título “Locais de Trabalho Seguros e Equipamentos de Trabalho”, conta com as participações do professor coordenador da Escola Superior de Tecnologia do IPS, Filipe Didelet, que aborda a “Influência da engenharia na segurança dos equipamentos de trabalho e na prevenção da pressão no trabalho”, e da técnica superior da ACT Sandra Santos, para análise das “Estratégias a adotar para uma utilização segura dos equipamentos de trabalho”.

No final das apresentações, realiza-se um novo período de debate, a que se segue, às 17h00, a sessão de encerramento deste seminário realizado no âmbito da participação portuguesa na campanha europeia “Locais de trabalho saudáveis contribuem para a gestão do stresse”, para 2014/2015, coordenada localmente pela Autoridade para as Condições de Trabalho.

O seminário é promovido em parceria com a CEDROS, contando com o apoio da Câmara Municipal e a colaboração do Instituto Politécnico de Setúbal.

A entrada é gratuita e as inscrições devem ser feitas em http://seguranca.aei.pt/setubal/, estando o evento limitado ao número de reservas. 

APOIOS

AMRS
Setúbal é um Mundo
Câmara Municipal de Setúbal. ©
Todos os direitos reservados

website concebido por dodesign