23 de Outubro de 2017
21º
max. 26º
min. 10º
notícias
iniciativas em destaque
conferência 25 de Janeiro de 2017
Riscos e segurança em reflexão

Diversos peritos nacionais e internacionais marcam presença em Setúbal, nos dias 30 e 31 de março, numa conferência a realizar no Fórum Municipal Luísa Todi para partilhar conhecimentos e refletir sobre diversas matérias na área da Proteção Civil.

A Conferência Internacional Riscos, Segurança e Cidadania, organizada ao longo de dois dias pela Câmara Municipal de Setúbal em parceria com várias entidades, é de participação gratuita, mediante inscrição prévia, a decorrer na página oficial do evento, disponível em www.smpcb.pt/icrsc2017.

O evento, enquadrado na estratégia do Quadro de Sendai para a Redução do Risco de Catástrofes 2015-2030, conta com a presença de vários oradores, entre investigadores e peritos em matérias de proteção civil nas áreas de riscos, segurança e cidadania, que intervêm em sessões plenárias e temáticas.

O programa central começa no dia 30, às 10h00, com “Os Valores da Segurança”, sessão na qual Mehranaz Mostafavi, chefe da Unidade de Segurança Humana das Nações Unidas, aborda o tema “Os valores contemporâneos da Segurança Humana (Perspetiva Nações Unidas)”. A apresentação é moderada por Álvaro de Vasconcelos, da Arab Reform Initiative.

A conferência internacional prossegue às 11h30 com a sessão “Riscos”, na qual Fernando Carvalho Rodrigues, do Instituto de Arte, Design e Empresa – Universitário, fala sobre “Tudo e mais alguma coisa… E coisa nenhuma!”. A sessão tem moderação de Mário Macedo, antigo oficial da Armada.

O programa continua no dia seguinte, às 10h00, com a terceira sessão plenária subordinada à “Cidadania”. Eladio Férnandez-Galiano, secretário-executivo da EUR-OPA Major Hazards Agreement, é o orador de “Cidadania Europeia – Desafios para uma realidade concreta?”, com moderação de Duarte Caldeira, do Centro de Estudos e Intervenção em Proteção Civil.

“Sendai – From Theory to Practice” dá o mote para a última sessão, às 11h30, com o tema “European Union Action Plan on the Sendai Framework for Disaster Risk Reduction 2015-2030 (Scope and Financial Instruments)”. A sessão, com o comissário europeu Christos Stylianides, é moderada pelo vereador da Proteção Civil DA Câmara Municipal de Setúbal, Carlos Rabaçal.

O encontro, que pretende ser um espaço de partilha, é dinamizado em parceria com o United Nations Trust Fund for Human Security, Fórum Europeu de Segurança Urbana, Instituto de Geografia e Ordenamento do Território, Centro de Estudos e Intervenção em Proteção Civil, Instituto Politécnico de Setúbal e International Association of Emergency Managers.

A Conferência Internacional Riscos, Segurança e Cidadania, que conta com o Alto Patrocínio do Presidente da República Portuguesa, inclui ainda, ao longo dos dois dias, apresentações temáticas subordinadas aos quatro temas transversais do encontro, dinamizadas em vários espaços e equipamentos municipais da cidade.

O programa completo da Conferência Internacional Riscos, Segurança e Cidadania pode ser consultado aqui.

APOIOS

AMRS
Setúbal é um Mundo
Câmara Municipal de Setúbal. ©
Todos os direitos reservados

website concebido por dodesign