13 de Dezembro de 2017
10º
max. 12º
min. 4º
notícias
iniciativas em destaque
educação 28 de Abril de 2015
Roadshow aponta carreiras a jovens

O ensino e a formação profissional estão em destaque em Setúbal, nos dias 29 e 30, num roadshow patente no Largo José Afonso que dá a conhecer instituições e cursos disponíveis para jovens, a inaugurar às 11h00.

A abertura do “Roadshow do Ensino e Formação Profissional” inclui uma visita ao espaço, na qual participam Gonçalo Silva, presidente da Agência Nacional para a Qualificação e o Ensino Profissional, entidade que organiza a iniciativa, e Pedro Pina, vereador da Educação da Câmara Municipal de Setúbal.

O certame, pela primeira vez em Setúbal, é dinamizado localmente em parceria com a Autarquia e percorre todas as capitais de distrito de Portugal continental. Destina-se, principalmente, aos finalistas do 9.º ano de escolaridade que queiram ter mais opções de escolha para o prosseguimento dos estudos.

Com a presença de mais de uma dezena de expositores, a mostra dá a conhecer os cursos profissionalizantes disponibilizados pelas escolas e procura facilitar o processo de escolha de um percurso qualificante de nível secundário que possibilite uma transição com sucesso para o mercado de trabalho ou para o ensino superior.

Ao longo de dois dias, marcam presença no Largo José Afonso expositores das escolas secundárias de Monte de Caparica, da Baixa da Banheira e de Alcácer do Sal, a par dos estabelecimentos de ensino Jorge Peixinho, do Montijo, Manuel Cargaleiro, Seixal, e Sebastião da Gama, Setúbal.

Participam igualmente na iniciativa a Escola Secundária Padre António Macedo, de Santiago do Cacém, as escolas técnicas profissionais da Moita, do Montijo, de Desenvolvimento Rural de Grândola, de Educação para o Desenvolvimento, Almada, e Cristóvão Colombo, polo de Setúbal.

O roadshow dedicado ao ensino e formação profissional inclui a apresentação de projetos e a execução de atividades associadas aos cursos de dupla certificação ministrados nas escolas representadas na iniciativa, bem como a demonstração de competências e saberes adquiridos em percurso escolar e profissional.

Num palco instalado no recinto são dinamizados apontamentos performativos e artísticos assegurados por jovens da Academia de Dança Contemporânea de Setúbal, do Conservatório Regional de Setúbal, do Agrupamento de Escolas Francisco Simões (Almada), do curso de organização de eventos do Agrupamento de Escolas Ordem de Sant'Iago (Setúbal) e das escolas secundárias Lima de Freitas (Setúbal), de Palmela, da Baixa da Banheira, da Amora, e D. Manuel Martins (Setúbal).

Os centros para a Qualificação e o Ensino Profissional, dinamizados pela Escola Técnica Profissional da Moita, pela Escola Secundária da Amora e pelo Agrupamento de Escolas de Lima de Freitas, com competências ao nível da informação, orientação e encaminhamento de jovens e adultos, marcam também presença na iniciativa.

O “Roadshow do Ensino e Formação Profissional”, que em Setúbal realiza a oitava paragem do périplo nacional a decorrer desde março, conta com as parcerias da Direção-Geral dos Estabelecimentos Escolares, do Instituto Português do Desporto e Juventude, do Instituto do Emprego e Formação Profissional, da Associação Nacional de Escolas Profissionais e da Associação Portuguesa de Escolas Profissionais Agrícolas.

APOIOS

AMRS
Setúbal é um Mundo
Câmara Municipal de Setúbal. ©
Todos os direitos reservados

website concebido por dodesign