11 de Dezembro de 2017
13º
max. 16º
min. 7º
notícias
iniciativas em destaque
intercâmbio 23 de Abril de 2012
Romenos elogiam gestão autárquica

As práticas na gestão autárquica setubalense foram enaltecidas por responsáveis municipais romenos que integram uma delegação de visita a Setúbal, recebida no dia 23, no Salão Nobre dos Paços do Concelho.

A delegação romena, da cidade de Rucar, com a qual Setúbal estabeleceu uma parceria no âmbito do projeto da União Europeia “Comenius Regio”, da área do ensino e inserção profissional, é composta por empresários, funcionários de uma escola de ensino profissional e representantes do município local.

Para a autarca Ana Worovenci, do município de Rucar, a visita a Setúbal constitui uma oportunidade de “conhecer outras maneiras de gerir” e de “ver o que de bom se faz noutras localidades” de modo a poder ser aplicado na edilidade onde a eleita tem responsabilidades ao nível da cultura, educação e inclusão social.

Entre os exemplos de “boa governação que é feita em Setúbal”, Ana Worovenci apontou a relação estabelecida entre o meio escolar e as empresas sediadas no concelho de Setúbal, o que resulta em “modos reais de dar empregos a jovens e a pessoas em situações económicas desfavoráveis”.

Ana Worovenci destacou o papel das escolas profissionais na dinâmica do emprego, já que quem as frequenta apresenta competências práticas que não são obtidas exclusivamente com um diploma.

Durante a receção à delegação romena, a presidente da Câmara Municipal de Setúbal, com recurso a um mapa, apresentou o município em números, população e área, e caracterizou algumas zonas urbanas, rurais e naturais e as respetivas valências, quer a nível urbanístico, cultural, industrial e ambiental.

Maria das Dores Meira falou das potencialidades de Setúbal, que permitem ter eventos desportivos como uma competição de natação em águas abertas de qualificação para os próximos Jogos Olímpicos e a candidatura da Arrábida a Património Mundial, a par da maior fábrica de exportação de papel do mundo, da reparação naval e dos produtos regionais de excelência como ostras, queijos, vinhos e doçaria.

“É um trabalho árduo e muito difícil mas está-se a conseguir uma cidade que se imponha pelos excelentes produtos que tem e que se projete para o mundo como um grande destino turístico”, indicou.

A autarca referiu-se igualmente à multiculturalidade e à imigração que caracterizam Setúbal, sem esquecer as situações de pobreza que afetam parte da população, “resultantes de políticas governamentais desreguladas”, situações que a Câmara Municipal enfrenta “com recurso a obras e também através do trabalho conjunto com instituições para a promoção do emprego e da inclusão social”.

Na cerimónia estiveram presentes representantes da Fundação Escola Profissional de Setúbal e da Associação Edinstvo, formada por imigrantes e sediada na cidade sadina.

A delegação de Rucar, em Portugal até dia 26, visita no dia 24 a Fundação Escola Profissional de Setúbal, a Fortaleza de S. Filipe, a adega José Maria da Fonseca e o fabrico de tortas de Azeitão.

A comitiva romena desloca-se igualmente a Lisboa e a Fátima, sendo que, no feriado nacional, assiste às comemorações do 25 de Abril em Setúbal.

APOIOS

AMRS
Setúbal é um Mundo
Câmara Municipal de Setúbal. ©
Todos os direitos reservados

website concebido por dodesign