23 de Outubro de 2017
17º
max. 26º
min. 10º
notícias
iniciativas em destaque
olimpismo 29 de Abril de 2016
Rosa Mota abre exposição olímpica

A antiga atleta olímpica Rosa Mota marca presença na inauguração de uma exposição que revela a participação e os êxitos de Portugal nas diversas edições dos Jogos Olímpicos, dia 30, à tarde, na Galeria Municipal do 11.

“Jogos Olímpicos: Memórias e Vitórias de Portugal”, a inaugurar às 18h00, reúne um vasto conjunto de peças do espólio do Comité Olímpico de Portugal que ficam patentes até 30 de maio naquela galeria expositiva instalada na Escola de Hotelaria e Turismo de Setúbal.

A par de Rosa Mota, estão presentes na abertura da mostra o chefe da missão portuguesa para os Jogos Olímpicos de 2016 do Rio de Janeiro, José Garcia, assim como Armando Aldegalega e Tiago Venâncio, atletas setubalenses com participações olímpicas.

Na abertura de “Jogos Olímpicos: Memórias e Vitórias de Portugal” está também confirmada a presença dos antigos atletas olímpicos Roberto Durão, António Heitor, António Martins, Gonçalo de Mello, Maria Joglar Chitas, Mário Gentil Quina, José Gomes e Teresa Gaspar.

A mostra, integrada no calendário de Setúbal Cidade Europeia do Desporto 2016, numa organização conjunta da Câmara Municipal e do Comité Olímpico de Portugal, inclui fotografias das diversas participações portuguesas no evento mundial, entre 1912 a 2012, que resultaram na conquista de quatro medalhas de ouro, oito de prata e 11 de bronze.

O público tem a oportunidade de admirar imagens de momentos marcantes dos Jogos Olímpicos e da participação portuguesa, mascotes olímpicas, coleções de painéis sobre as tochas olímpicas e de cartazes das várias edições, esculturas representativas das modalidades desportivas e manequins com trajes das missões portuguesas.

Um exemplar da tocha olímpica e a “pétala” que representou a participação de Portugal nos Jogos Olímpicos de 2012, em Londres, são atrativos desta mostra, patente até 30 de maio, que pode ser visitada na Galeria Municipal do 11, na Avenida Luísa Todi, de terça a sexta-feira das 11h00 às 13h00 e das 14h00 às 18h00 e aos sábados das 14h00 às 18h00.

A apresentação de “Jogos Olímpicos: Memórias e Vitórias de Portugal” decorre de um protocolo celebrado entre o Comité Olímpico de Portugal e a Câmara Municipal de Setúbal, que inclui a dinamização de um vasto conjunto de atividades, a par de um programa de educação olímpica, direcionado para as escolas do 1.º ciclo do ensino básico.

As celebrações do Dia Olímpico 2016, a 29 e 30 de maio, resultam deste protocolo, estabelecido no âmbito de Setúbal Cidade Europeia do Desporto 2016, programa organizado pela autarquia, com um ano repleto de atividades desportivas, entre competições oficiais e provas de caráter popular, além de iniciativas que fomentam o conhecimento e a qualificação individual.

ferramentas
notícias relacionadas
mais recentes
+ lidas
APOIOS

AMRS
Setúbal é um Mundo
Câmara Municipal de Setúbal. ©
Todos os direitos reservados

website concebido por dodesign