24 de Outubro de 2017
16º
max. 26º
min. 11º
notícias
iniciativas em destaque
documentário 13 de Fevereiro de 2015
Saberes do mar em série televisiva

Histórias sobre os saberes ancestrais ligados ao mar e ao rio estão em destaque numa série documental sobre as comunidades piscatórias da Península de Setúbal, em exibição ao longo de 13 semanas, à tarde, na RTP2.

Da atividade piscatória à gastronomia, do património natural às tradições marítimas, a relação com o mar e com as zonas ribeirinhas são o principal destaque de “Histórias de Mar”, com emissão entre as 14h00 e as 15h00.

O programa, com 12 episódios, é uma iniciativa da Adrepes – Associação para o Desenvolvimento Rural da Península de Setúbal, em parceira com as autarquias de Setúbal, Sesimbra e Alcochete.

A valorização das profissões marítimas é um dos objetivos de “Histórias de Mar”, que conta igualmente com as parcerias da ArtesanalPesca, da Mútua dos Pescadores e da Autoridade Portuária de Sesimbra e Setúbal.

A promoção da exploração sustentável dos recursos naturais, as artes de pesca tradicionais, as espécies subvalorizadas e os produtos e serviços associados ao mar e ao rio são outras vertentes exploradas no programa.

A preservação ambiental, como forma de contribuir para a melhoria da qualidade de vida das comunidades piscatórias da Península de Setúbal, é também destacada em “Histórias de Mar”.

O “sal” dá tema ao primeiro episódio da série documental, iniciada no dia 14 de fevereiro. Seguem-se episódios com as temáticas “concha”, “cera”, “lata”, “madeira”, “pedra”, “rede”, “anzol”, “leme”, “guelra”, “sol” e “vaza”.

“Histórias de Mar” é realizado no âmbito do Promar – Programa Operacional Pesca 2007-2013 e enquadrado pelo objetivo “Promover e Valorizar os Recursos Costeiros Ribeirinhos da Península de Setúbal”.

APOIOS

AMRS
Setúbal é um Mundo
Câmara Municipal de Setúbal. ©
Todos os direitos reservados

website concebido por dodesign