18 de Outubro de 2017
17º
max. 18º
min. 14º
notícias
iniciativas em destaque
lazer 27 de Maio de 2013
Sabores animam festa em Azeitão

A vida no campo, o espírito de aldeia e as antigas profissões foram recriadas no “Tradições, Sabores e Aromas de Azeitão”, certame que destacou, entre os dias 24 e 26, vários produtos gastronómicos, vínicos e artesanais da região da Arrábida.

O mel, o vinho, o queijo, a doçaria, a fruta e os legumes foram alguns dos produtos espalhados pelas cerca de seis dezenas de stands presentes no certame, que decorreu no “rossio” de Vila Nogueira de Azeitão.

Os artigos artesanais e florais marcaram também presença neste evento organizado pela Junta de Freguesia de São Lourenço, com o apoio da Câmara Municipal de Setúbal, cuja inauguração contou com a presença da presidente da Autarquia sadina, Maria das Dores Meira.

As personagens “Manel da Horta e as Marias Caramelas” foram uma presença constante no evento, dinamizando vários momentos de animação de rua, este ano dedicados às antigas profissões de Azeitão, que centraram atenções dos visitantes.

“Foi mais uma edição cheia de sucesso, com milhares de pessoas a conhecerem um pouco mais das riquezas de Azeitão e da Arrábida”, destacou a presidente da Junta de Freguesia de S. Loureço, Celestina Neves, sublinhando os momentos de confraternização proporcionados.

A azáfama e a animação não se fizeram sentir só na zona do “rossio”, com a festa a alongar-se até outras áreas de Vila Nogueira de Azeitão, nas quais os visitantes puderam conhecer um pouco do património histórico e cultural deste território do concelho de Setúbal.

Celestina Neves, sublinhando que esta “é uma festa com atividades que cativam todos os públicos, de várias faixas etárias”, realçou o envolvimento e a satisfação dos comerciantes que participaram. “Estavam muito satisfeitos. Aliás, até querem que este certame seja realizado de forma mais regular.”

O “Tradições, Sabores e Aromas de Azeitão” contou ainda com a dinamização de várias atividades direcionadas para os mais novos, de momentos de animação infantil a jogos tradicionais e ateliers pedagógicos no “Espaço Descoberta”, assim como uma a ação de sensibilização ambiental.

Além de workshops, houve ainda muita animação de rua e momentos musicais, visitas guiadas à Casa-Museu José Maria da Fonseca, com provas de vinhos, e a inauguração da exposição “As antigas profissões de Azeitão”, patente no Museu Sebastião da Gama até 8 de junho.

APOIOS

AMRS
Setúbal é um Mundo
Câmara Municipal de Setúbal. ©
Todos os direitos reservados

website concebido por dodesign