18 de Outubro de 2017
17º
max. 18º
min. 14º
notícias
iniciativas em destaque
gastronomia 14 de Agosto de 2015
Sabores do mar servidos ao largo

Os sabores do mar e a cerveja artesanal cruzam-se no “Marisco no Largo”, certame gastronómico a decorrer até dia 23, no Largo José Afonso, em Setúbal, que inclui ainda sessões de cozinha ao vivo e apontamentos musicais.

Mariscos servidos simples, como camarões, lagostas, sapateiras, navalhas, amêijoas, lamejinhas, mexilhões e ostras, são algumas das iguarias do mar que constam nas ementas dos cinco espaços setubalenses que marcam presença no festival gastronómico inaugurado ao final da tarde de dia 13.

“Este é já um evento de referência, com sucesso consolidado não só na cidade, mas também a nível nacional”, salientou a presidente da Câmara Municipal de Setúbal, Maria das Dores Meira, que elogiou o conceito da iniciativa. “É um casamento feliz entre o marisco e a cerveja.”

O “Marisco no Largo”, a decorrer pelo terceiro ano consecutivo “num dos locais mais emblemáticos da cidade”, beneficiado, no ano passado, com um conjunto de intervenções específicas para este tipo de ações, recordou a autarca, “impulsiona Setúbal no panorama da gastronomia nacional”.

Os pitéus confecionados pelos quatro restaurantes setubalenses Solar do Marquês, Poço das Fontainhas, Martróia e Rius, a par da empresa produtora de ostras Neptuno, são servidos num ambiente acolhedor, com iluminação à meia-luz, que proporciona momentos de descontração.

À entrada do recinto a Neptuno convida, desde logo, a uma breve degustação de uma das pérolas do mar. Às ostras simples, servidas com limão, que custam pouco mais de um euro, juntam-se receitas mais inovadores, como ostras com chutney, gratinadas, em tártaro e em sopa.

Na vitrina do Solar do Marquês, com marisco variado para cair em tentação, entre lagosta, sapateira, lamejinha, amêijoa e camarão, um lavagante de grandes dimensões centra atenções. O tamanho impressiona e o peso também, com mais de dois quilos e meio.

Um pouco mais ao lado, a oferta de marisco é reforçada no Poço das Fontainhas, que destaca as gambas ao alhinho. Ao camarão, à lagosta e à sapateira que constam na ementa, juntam-se navalhas, navalheiras, búzios, canilhas e vieiras.

Burriés, percebes, berbigão, mexilhão e lingueirão são opções diferenciadoras a descobrir no espaço do Martróia, que apresenta, além de uma vasta oferta de sabores do mar acessíveis a todo o tipo de carteiras, pratos como creme de marisco e salada de polvo com vinagrete.

Já o restaurante Rius, além do marisco simples e de vários salgados que servem como aperitivos, apresenta um leque de pratos com confeção mais elaborada, como caril de gambas, feijoada de gambas, carne de porco com amêijoas e mariscada mista.

O “Marisco no Largo”, a decorrer ao longo de 11 dias, é organizado pelas empresas EV – Essência do Vinho e Unicer, em parceira com a Câmara Municipal de Setúbal, e integra o roteiro deste ano do Encontros de Gastronomia, iniciativa de âmbito nacional com eventos temáticos em Lisboa, Setúbal, Guimarães e Porto.

“Esta é uma parceria ganhadora e o resultado está à vista. Um evento diferenciador que atrai setubalenses e muitos turistas que por esta altura escolhem Setúbal como destino turístico de excelência”, vincou Maria das Dores Meira. “É um evento para continuar.”

O recinto da iniciativa, ao ar livre, apresenta várias áreas para degustação das iguarias do mar, com espaços para perto de quatro centenas de pessoas, e conta com diversos pontos de venda de cerveja Super Bock, marca patrocinadora do evento, incluindo os sabores artesanais da seleção 1927.

Mário Balsinha, gestor de marketing da Super Bock/Unicer, adiantou que o conceito da iniciativa se mantém inalterado ao longo das três edições, ou seja, “associar a cerveja à promoção das gastronomia local”, que, no caso de Setúbal, a referência mais a sul do Encontros de Gastronomia, recai, pela tradição e excelência de oferta, no marisco.

A aposta em Setúbal é para manter. “A cidade tem uma população ávida de bons eventos e a Câmara Municipal tem-se revelado um parceiro fundamental”, elogiou aquele responsável, para depois adiantar que a principal novidade desta edição, está relacionada com o design do espaço, “agora mais apelativo para o público”.

O certame, a funcionar todos os dias das 18h00 às 24h00, inclui vários momentos de animação musical e sessões de cozinha ao vivo, com especialistas que apresentam propostas gastronómicas criativas e inovadoras confecionadas com marisco, num auditório instalado no recinto.

Marcam presença nas atividades de cozinha ao vivo, sempre com início às 21h00 e de participação gratuita, os chefs Nuno Diniz, do restaurante Tágide, no dia 14, enquanto João Sá, da Escola de Hotelaria e Turismo de Setúbal, apresenta as suas propostas no dia 15.

Joana Nunes, autora do blogue “Camomila Limão”, é a convidada da ação gastronómica da próxima sexta-feira, dia 21, enquanto no dia seguinte, a 22, na última atividade de live cooking, a cozinha é do chef Luís Barradas, especialista em sushi do restaurante Sea Me.

O “Marisco no Largo”, com entradas a 3 euros, mediante a oferta de uma cerveja Super Bock Original, proporciona ainda sessões de música ao vivo, com início às 22h00. A primeira, amanhã, está a cargo de Eurico S & Acousticroad. Seguem-se Natural 3 Soul, no domingo, dia 15, e Michel William, a 22.

O programa do roteiro Encontros de Gastronomia começou em julho, em Lisboa, com “Tascas no Cais”. Depois de Setúbal, prossegue, ainda em agosto, em Guimarães, com “Guimarães nas Artes” e, em setembro, no Porto, com “Francesinha na Baixa”.

APOIOS

AMRS
Setúbal é um Mundo
Câmara Municipal de Setúbal. ©
Todos os direitos reservados

website concebido por dodesign