14 de Dezembro de 2017
15º
max. 17º
min. 10º
notícias
iniciativas em destaque
festa 31 de Agosto de 2015
Sabores do Sado atraem 10 mil

Os sabores do Estuário do Sado estiveram em destaque na 16.ª Festa do Moinho de Maré da Mourisca, que se realizou nos dias 28, 29 e 30, com a participação de mais de 10 mil visitantes.

“O balanço é bastante positivo. Foi um evento bastante participado, com a população a aderir em massa”, refere José Belchior, presidente da Junta de Freguesia de Gâmbia, Pontes e Alto da Guerra.

A abertura oficial da festa, no dia 28 ao princípio da noite, contou com a presença do vice-presidente da Câmara Municipal de Setúbal, André Martins, bem como dos presidentes das juntas de freguesia do Sado, Manuel Véstias, e de Gâmbia, José Belchior, e de responsáveis de coletividades.

O certame, organizado pela Comissão de Festas do Moinho de Maré da Mouriscas e pelas duas juntas de freguesia, com o apoio da Câmara Municipal de Setúbal, incluiu os tradicionais concursos de gastronomia, doces e licores, que têm como requisito possuir um ingrediente oriundo do estuário.

Um ensopado de ostras e uma feijoada de ostras apresentados pelo Estrelas do Faralhão Futebol Clube conquistaram o primeiro e o segundo lugares da edição de 2015 do Concurso de Gastronomia, enquanto as pataniscas de berbigão com arroz de feijão, trazido pela União Desportiva e Recreativa das Pontes, ficou na terceira posição.

No Concurso de Doces, o vencedor foi um bolo de noz, do Estrelas do Faralhão. A tigelada dos Jovens da Capela ficou em segundo, enquanto a delícia de figo confecionada pela Associação de Solidariedade Social da Gâmbia, Pontes e Alto da Guerra conquistou o terceiro lugar.

Na categoria de Licores, um licor de folha de figueira, da Associação de Solidariedade Social da Gâmbia, Pontes e Alto da Guerra, foi o grande vencedor, seguindo-se um licor de ervas aromáticas, da União Desportiva e Recreativa das Pontes, e um licor de medronho, dos Jovens da Capela.

O certame recebeu mais de 10 mil pessoas na Herdade da Mourisca. Além da animação musical, uma constante ao longo dos três dias, não faltaram os stands dedicados aos produtos artesanais e espaços para as instituições e coletividades, assim como as tradicionais tasquinhas.

Na abertura, a exposição de fotografias “As Ostras do Sado na Memória de um Povo”, mostra que retrata a vida dos apanhadores de bivalves na década de 60, foi inaugurada no Moinho de Maré da Mourisca, onde fica patente até  final de outubro.

APOIOS

AMRS
Setúbal é um Mundo
Câmara Municipal de Setúbal. ©
Todos os direitos reservados

website concebido por dodesign