24 de Outubro de 2017
15º
max. 26º
min. 11º
notícias
iniciativas em destaque
lazer 01 de Setembro de 2014
Sabores do Sado em certame

Os sabores do Estuário do Sado estiveram em destaque na Festa do Moinho de Maré da Mourisca, certame realizado entre os dias 29 e 31, com música, bailes, artesanato, jogos e danças tradicionais.

As festividades organizadas pela Comissão de Festas do Moinho de Maré da Mouriscas e juntas de freguesia do Sado e de Gâmbia, Pontes e Alto da Guerra, com o apoio da Câmara Municipal de Setúbal, incluíram os habituais concursos de gastronomia, doces e licores.

A Açorda de Camarão à Pescador, do Clube Desportivo, Cultural e Recreativo da Gâmbia, conquistou o primeiro lugar do 14.º Concurso de Gastronomia, enquanto o Arroz de Lingueirão, do Estrelas do Faralhão Futebol Clube ficou em segundo. O Choco com Arroz de Sabores do Sado, do Grupo de Danças e Cantares Regionais do Faralhão, arrecadou o terceiro prémio.

No 9.º Concurso de Doçarias, o sabor mais apreciado foi o da Torta de Laranja, do Estrelas do Faralhão Futebol Clube. O Bolo de Vidro, da União Desportiva e Recreativa das Pontes, ficou em segundo, enquanto o Doce das Maravilhas, do Clube Desportivo, Cultural e Recreativo da Gâmbia, conquistou o terceiro lugar.

O Licor de Poejo, da Sado Acolhe, mereceu a principal distinção no 9.º Concurso de Licores, associação que arrebatou, igualmente, o terceiro lugar da competição com o Licor de Laranja. Já o Licor de Folha de Figueira, da União Desportiva e Recreativa das Pontes, ficou em segundo lugar.

O certame contou com a presença de diversas tasquinhas instaladas no recinto, na Herdade da Mourisca, a par de stands dedicados aos produtos artesanais e espaços para as instituições e coletividades daquela área do concelho.

A inauguração das festividades, dia 29 à noite, contou com a presença da presidente da Câmara Municipal de Setúbal, Maria das Dores Meira, assim como do vereador André Martins e dos presidentes das juntas de freguesia do Sado, Manuel Véstias, e de Gâmbia, Pontes e Alto da Guerra, José Belchior, entre outras individualidades.

A abertura oficial da 15.ª Festa do Moinho de Maré da Mourisca, com as habituais alocuções pelos responsáveis das entidades intervenientes no certame, contou com um apontamento musical dinamizado pela fanfarra dos Escuteiros do Agrupamento 64 de São José.

O primeiro dia de festa, que incluiu uma demonstração de danças de salão pela União Desportiva e Recreativa das Pontes e as atuações de Luís Portela e de Ricardo Laginha, contou, igualmente, com a inauguração da exposição “Brinquedos e Modelos de Madeira”, patente no Moinho de Maré.

A música foi uma constante ao longo dos três dias de certame, com destaque para um minifestival de folclore, dinamizado a 31, a par de atividades desportivas, como um passeio pedestre pela freguesia e um torneio de chinquilho, e de celebrações religiosas.

APOIOS

AMRS
Setúbal é um Mundo
Câmara Municipal de Setúbal. ©
Todos os direitos reservados

website concebido por dodesign