17 de Outubro de 2017
18º
max. 21º
min. 14º
notícias
iniciativas em destaque
Festas 09 de Agosto de 2011
Sagrado e profano renovam tradição

O sagrado e o profano tornam a estar juntos nas Festas Populares de S. Sebastião, em Setúbal, iniciativa na qual a 9.ª Festanima e as Festas de Nossa Senhora do Rosário de Troia renovam a crença e a tradição do povo.

A iniciativa, organizada pela Associação das Festas Populares de S. Sebastião, com os apoios da Câmara Municipal de Setúbal e da Junta de Freguesia de S. Sebastião, inicia com a Festanima, certame que se realiza entre os dias 12 e 21, na Avenida Belo Horizonte, nas Escarpas de Santos Nicolau.

Em paralelo, entre os dias 13 e 15, decorrem as Festas de Nossa Senhora do Rosário de Troia, festividade das populações piscatórias cujo programa se reparte entre Setúbal e a Caldeira, em Troia, e que se reveste principalmente de cariz religioso.

O programa das 4.as Festas Populares de S. Sebastião foi apresentado oficialmente na tarde de dia 8, a bordo do barco Évora.

“Estas são duas importantes manifestações culturais de Setúbal, ligadas entre o profano e o sagrado, que promovem laços de afeto e amizade”, destacou a presidente da Câmara Municipal de Setúbal, Maria das Dores Meira, frisando as especificidades de cada uma das festas.

Na Festanima imperam os valores gastronómicos regionais, as variadas animações musicais e a mostra do diversificado artesanato local, enquanto a antiga devoção a Nossa Senhora do Rosário de Troia é vivida em momentos de emoção por alguns núcleos populacionais ancestralmente ligados à atividade piscatória em Setúbal”, sublinhou. 

A participação do público e o papel das empresas e do movimento associativo na construção destas festas populares foi destacada pelo representante do presidente da Junta de Freguesia de S. Sebastião, Nuno Costa.

“Temos cerca de 11 mil pessoas na festa na Caldeira, perto de 20 mil na frente ribeirinha a ver o círio e aproximadamente 80 mil visitantes na Festanima”, referiu Nuno Costa, reforçando: “A crise tem levado muita coisa, mas a autenticidade destas festas mantém-se.”

Já o presidente da associação organizadora das festas populares, Joaquim Costa, salientou o “constante crescimento” das Festas Populares de S. Sebastião, adiantando que o “orçamento deste ano ronda os 16 mil euros”.

A 9.ª Festanima, a inaugurar no dia 12, às 20h00, em cerimónia na sede do Núcleo de Amigos do Bairro de Santos Nicolau, conta com espetáculos musicais todos os dias e está aberta ao público de segunda a quinta-feira, das 19h00 às 24h00, sendo o horário de encerramento alargado até à 01h00 às sextas e sábados. Aos domingos, com exceção de dia 14, em que o recinto encerra à 01h00, funciona das 19h00 às 24h00.

O figurino da edição deste ano da Festanima mantém-se inalterado, estando o palco de espetáculos montado no centro do recinto. Do lado do rio ficam os stands institucionais, enquanto as tasquinhas gastronómicas estão instaladas no lado oposto.

Um dos pontos fortes da Festanima continua a ser a gastronomia, apresentada ao público em pavilhões explorados por 13 coletividades da cidade e da freguesia de S. Sebastião, como a Associação Cabo-Verdiana de Setúbal, o Clube Cultural Desportivo e Recreativo das Curvas, o Clube de Futebol “Os Sadinos”, o Corpo Nacional de Escutas – Agrupamento 1117, o Grupo Desportivo “Os 13” e o Grupo Desportivo “Os Amarelos”.

Participam também o Grupo Desportivo Sport Clube do Sado, o Movimento de Ação Cultural do Sul, o Núcleo Bi-Cross de Setúbal, o Núcleo de Amigos do Bairro de Santos Nicolau, o Setúbal Sport Clube 2009, a Sociedade Columbófila de Setúbal e a União Futebol Comércio e Indústria.

Já as Festas de Nossa Senhora do Rosário de Troia, que são antecedidas entre os dias 10 e 12 com tríduos a partir da Igreja de S. Sebastião, têm como ponto alto os círios fluviais de barcos engalanados, entre Setúbal e a Caldeira, nos dias 13, às 16h30, e 15, às 16h45.

Do programa da festividade religiosa sobressai, ainda, um espetáculo de fogo de artifício à meia-noite do dia 14.

APOIOS

AMRS
Setúbal é um Mundo
Câmara Municipal de Setúbal. ©
Todos os direitos reservados

website concebido por dodesign