16 de Dezembro de 2017
max. 12º
min. 5º
notícias
iniciativas em destaque
navio-escola 14 de Outubro de 2016
Sagres visita Semana do Mar

O navio-escola “Sagres” chegou no dia 13 a Setúbal, onde está atracado e aberto a visitas até dia 16 no âmbito da Semana do Mar 2016.

A emblemática embarcação da Marinha atracou ao final da tarde no Cais 2, localizado na frente ribeirinha da cidade.

Após a acostagem e dos trabalhos da guarnição ao nível de logística e ornamentação do navio, nomeadamente de instalação das luzes decorativas nos mastros, seguiram-se os tradicionais cumprimentos entre o comandante do “Sagres”, António Manuel Gonçalves, e representantes das diferentes instituições organizadoras da Semana do Mar 2016, incluindo, da parte da Câmara Municipal de Setúbal, o vereador Carlos Rabaçal.

Além da apresentação dos cumprimentos, as primeiras horas do “Sagres” em Setúbal envolveram uma visita guiada à embarcação e uma pequena degustação de diferentes pratos confecionados a bordo da reputada cozinha do navio-escola.

A Semana do Mar é organizada pela autarquia e pela Administração dos Portos de Setúbal e Sesimbra (APSS) e, este ano, integra o programa Setúbal Cidade Europeia do Desporto 2016.

O programa, que já incluiu um seminário internacional, um encontro com o kitesurfer Franscico Lufinha, a apresentação de uma aplicação da Proteção Civil de Setúbal e uma exposição, entre outras iniciativas, prossegue hoje, no Cais 2, com visitas aos navios Sagres e Creoula e à caravela Vera Cruz.

Com o navio Creoula e a caravela Vera Cruz a juntarem-se ao Sagres na manhã do dia 14, as três emblemáticas embarcações portuguesas recebem, entre as 10h00 e as 17h00, a visita de centenas de alunos das escolas do concelho.

Estão igualmente previstos batismos de mar na lancha de fiscalização rápida da Marinha, entre as 10h00 e as 18h00, e visitas públicas ao Creoula e à Vera Cruz, das 14h00 às 23h00.

Dia 15, sábado, prosseguem as visitas da população em geral às embarcações, incluindo o Sagres, das 10h00 às 23h00,

Gastronomia, animação musical e stands institucionais integram a iniciativa veleiros ao luar, a decorrer até amanhã, das 20h00 às 23h00, sempre no Cais 2.

Passeios no Sado a bordo das embarcações tradicionais Zé Mário, Hiate de Setúbal e Maravilha do Sado, das 10h00 às 13h00 e das 14h00 às 17h00, é outra iniciativa agendada para sábado. A participação nas visitas está sujeita a inscrição prévia, que pode ser feita no stand da organização da Semana do Mar – Setúbal 2016 instalado no Cais 2 ou no endereço ssilva@portodesetubal.pt.

De destacar ainda no dia 15 a Regata Dia Mundial do Mar, das 10h00 às 14h00.

Um desfile náutico de partida das embarcações Sagres, Creoula e Vera Cruz, às 10h30, marca o último dia do evento, domingo, dia 16.

Está ainda prevista a realização de diversos workshops ao longo da Semana do Mar – Setúbal 2016.

APOIOS

AMRS
Setúbal é um Mundo
Câmara Municipal de Setúbal. ©
Todos os direitos reservados

website concebido por dodesign