24 de Outubro de 2017
15º
max. 27º
min. 11º
notícias
iniciativas em destaque
carnaval 13 de Julho de 2015
Samba invade Luísa Todi

Setúbal volta a festejar o Carnaval em pleno verão, com o evento “Samba na Avenida”, que leva, no dia 18, à Avenida Luísa Todi, a alegria carnavalesca com cerca de 600 foliões.

A iniciativa, organizada pela ACOES – Associação do Carnaval e Outros Eventos de Setúbal, em parceria com a Câmara Municipal, regressa nesta edição à Avenida Luísa Todi, com desfiles, a partir das 22h00, com entrada gratuita, de sete escolas de samba, um trio elétrico e dois grupos de carnaval.

O vereador da Cultura sublinhou na apresentação do “Samba na Avenida” que este é um evento no qual a autarquia continua a apostar “porque anima ainda mais a cidade no verão”.

Para Pedro Pina “o espírito carnavalesco deve estar associado ao calor e também ao samba”, o que justifica a nova designação do evento, denominado nas edições anteriores como “Carnaval de Verão”.

O autarca salientou que a realização do “Samba na Avenida” em pleno verão, além de estar a criar raízes na cultura setubalense, “também já atrai muitas pessoas dos concelhos vizinhos”.

O facto de se realizar no verão, ao invés de seguir a tradição do inverno, acrescentou Pedro Pina, evita um período em que “a chuva e o frio colocam mais seriamente em risco o investimento financeiro realizado, o trabalho envolvido e a própria festa”.

Bruno Frazão, presidente da ACOES, garante mais uma grande festa carnavalesca em plena Avenida Luísa Todi, com uma “iniciativa que tem um lugar de destaque quer no panorama cultural, quer na oferta turística que o concelho disponibiliza”.

No desfile noturno do dia 18 está prevista a participação de 570 foliões das escolas de samba Unidos Vila Zimbra, Trepa no Coqueiro, Saltaricos do Castelo, Gres Bota no Rego e do Trio Elétrico Tripa Associação, de Sesimbra, das escolas de samba Batuque do Conde e Gres Corvo de Prata, da Quinta do Conde, e da Escola de Samba Costa Prata e ainda de dois grupos de carnaval, de Ovar.

Num desafio lançado à população, Bruno Frazão salientou que “grupos informais de foliões podem-se juntar à festa no final do desfile”.

Como complemento ao desfile de carnaval, o “Samba na Avenida” inclui a “Feira de Verão”, certame com dezenas de stands de gastronomia, artesanato e espetáculos que anima o Largo José Afonso entre quinta-feira e domingo.

Com horário de funcionamento das 18h00 às 24h00 nos dias 16 e 19 e das 18h00 à 01h00 nos dias 17 e 18, a “Feira de Verão” reserva também vários bailes.

No dia 16 atua André Patrão, das 22h00 à meia-noite, enquanto a 17 o serão é animado por Manuel Marques entre as 22h00 e a 01h00. Hélder Cardoso conduz o baile do dia 18, entre as 20h00 e as 22h00 e das 23h30 às 01h00. O último baile da “Feira de Verão”, a 19, entre as 22h00 e a meia-noite, está a cargo de João Tendeiro.

A organização do “Samba na Avenida”, adiantou Bruno Frazão, conta com um orçamento “entre os 23 e os 25 mil euros, sendo que a Câmara Municipal deu um importante apoio financeiro de 15 mil euros”.

APOIOS

AMRS
Setúbal é um Mundo
Câmara Municipal de Setúbal. ©
Todos os direitos reservados

website concebido por dodesign