23 de Outubro de 2017
20º
max. 26º
min. 10º
notícias
iniciativas em destaque
feira 24 de Julho de 2017
Sant'Iago abre com enchente

A Feira de Sant’Iago 2017 abriu portas na noite de dia 22, com o tema “Setúbal é um Mundo” a inspirar a maior festa do concelho até 6 de agosto, com concertos, gastronomia, divertimentos e experiências inesquecíveis.

O certame organizado pela Câmara Municipal de Setúbal registou mais de 30 mil pessoas só na noite inaugural e, logo à entrada, surpreendeu os visitantes num espaço inovador que partilha, de forma inovadora, a atividade, diversidade e riqueza do concelho de Setúbal nas mais variadas expressões.

Em tendas multimédia, com projeções interiores e exteriores, a cidade, o concelho e a região apresentam-se a setubalenses e visitantes e dão a conhecer, em formato audiovisual, caraterísticas ímpares que fazem de Setúbal um território de excelência, cosmopolita e de portas abertas.

Na tenda principal, onde decorreu a cerimónia de abertura oficial do certame, há lugares sentados para o público poder assistir a um vídeo que, em apenas três minutos, desvenda, de forma geral, singularidades do mundo setubalense. Nas outras, de menor dimensão, são focados aspetos da dinâmica de Setúbal.

“A Feira de Sant’Iago é o que sempre foi, a grande festa de Setúbal e de todos os que fazem desta a sua terra. A cidade vive e vibra com a feira, mas vive também além dela”, salientou a presidente da Câmara Municipal de Setúbal, Maria das Dores Meira, no discurso de inauguração do certame.

Nesta linha de pensamento, a autarca reforçou que “é a feira que é parte da cidade e não a cidade que é parte da feira”. Por este motivo, afirmou, “é a feira que depende da cidade, e não ao contrário”, reiterando que “é imperioso ver muito para lá dos 16 dias que dura o certame ou do espaço em que se realiza”.

A presidente da autarquia rejeitou, na intervenção inaugural do certame, o regresso da maior festa setubalense à zona ribeirinha da cidade. “A feira não pode hoje realizar-se onde decorreu durante décadas por falta de condições objetivas que decorrem da transformação por que passou a Avenida Luísa Todi.”

A edil sadina acrescentou, também, que o certame “não pode realizar-se noutros espaços ribeirinhos cuja jurisdição nem sequer é municipal e onde estão sedeadas variadíssimas atividades incompatíveis com o encerramento de vias rodoviárias estruturantes da atividade económica da cidade”.

Maria das Dores Meira afirmou que o Executivo dá “à Feira de Sant’Iago, no contexto global da gestão de Setúbal, a verdadeira importância que merece, que é enorme”. Contudo, a autarca recusa “transformar o certame no centro de todas as políticas municipais”.

A Feira de Sant’Iago é, acima de tudo, “um fator de união de todos os que vivem no concelho”, exaltou a autarca sobre o certame com mais de quatro séculos de história e que reúne no Parque Sant’Iago feirantes, tendas de artesanato, pavilhões institucionais e dezenas de diversões e animações.

E foi com animação que a Feira de Sant’Iago começou, primeiro com as artes cénicas, com o ator José Nobre a divertir com histórias mirabolantes de um típico pescador setubalense, o “Zé Anzol”, e depois com o Teatro Animação de Setúbal a apresentar “Máquina do Tempo”.

O programa inaugural contou com uma ação de animação de rua intitulada “Light Me Up”, gigantones que iluminam o recinto e sempre muito solicitados para instantâneos, uma atuação da Associação Gaita de Foles e arruada que acompanhou a habitual visita do Executivo Municipal ao recinto da Feira de Sant’Iago.

A tecnologia centra atenções no certame, sobretudo dos mais jovens, com o novo “Espaço E-Tech”, dedicado à inovação e às novas tecnologias, a proporcionar a oportunidade de experimentar veículos robóticos, comandados por tablets e smartphones.

Já a gastronomia da região de Setúbal, da Madeira e também de Espanha está em destaque na “Tenda Alegro”, área em estreia  dedicada aos sabores, proporcionando aos milhares de visitantes esperados experiências gastronómicas e vínicas únicas.

Pelo recinto há espaços dedicados ao desporto, assim como aos serviços municipais de biblioteca, juventude, cultura e inclusão social, a par de um conjunto de stands de várias entidades públicas e particulares que apresentam na maior festa do concelho a sua atividade.

Novidade é a experiência de voo cativo em balão de ar quente, a trinta metros de altura, atividade que permite ter uma vista panorâmica da Feira e que está disponível todos os dias, das 20h00 às 23h00, a partir da zona do miradouro. Não se realiza, contudo, em caso de condições meteorológicas adversas.

A música é outro dos atrativos da Feira de Sant’Iago 2017, com o certame a receber, todas as noites, concertos para todos os gostos. Logo na inauguração houve atuações da Grande Filarmónica de Setúbal, do Projeto 87-90 e dos Anjos, espetáculo que atraiu uma multidão ao Palco Setúbal.

Pelo palco principal da Feira de Sant’Iago 2017 passaram na segunda noite de festa Nelson Freitas e Beat Crew Hip Hop, enquanto para o dia 26 o certame reserva atuações musicais com Herman José Quarteto, às 21h30, e The Black Mamba, às 23h00.

O programa de espetáculos musicais na Feira de Sant’Iago 2017 inclui, no dia 2, às 22h00,Toy & Convidados. Jorge Fernando, a celebrar quatro décadas de carreira, atua no dia 26, às 22h30.

Tito Paris sobre ao Palco Setúbal no dia 27, às 22h30, enquanto Miguel Camões e Deolinda de Jesus atuam no âmbito de uma noite de fados que se realiza no dia 28, a partir das 21h30. Em julho há ainda Mercado Negro, a 29, a partir das 23h00, Hands on Approach, a 30, com início às 23h15, e HMB, a 31, às 22h00.

Os Moonspell, a celebrar 25 anos de carreira, abrem o cartaz de espetáculos musicais de agosto com um concerto no dia 1 às 22h15. Seguem-se Agir, no dia 2, pelas 22h00, Aurea, a 3, às 22h30, e Miguel Araújo, a 4, 22h15, e José Cid & Big Band, no dia 5, com início às 23h00.

Toda a programação referente à Feira de Sant’Iago 2017 está disponível na internet, em www.feira-santiago.org e na página oficial do certame no Facebook, facilmente pesquisável através do termo @feiradesantiagooficial.

APOIOS

AMRS
Setúbal é um Mundo
Câmara Municipal de Setúbal. ©
Todos os direitos reservados

website concebido por dodesign