19 de Outubro de 2017
15º
max. 22º
min. 15º
notícias
iniciativas em destaque
Sant'Iago 27 de Julho de 2015
Sant'Iago abre em ambiente de festa

A Feira de Sant’Iago 2015, em Setúbal, abriu as portas ao público dia 24, dando início à maior festa do concelho, numa edição, a decorrer até 2 de agosto, em que se evoca o nascimento de Bocage.

Ao início da noite inaugural, junto do pavilhão da Câmara Municipal, atores do TAS – Teatro Animação de Setúbal recuperaram a encenação “Bocage e as Ninfas” para a primeira homenagem ao poeta.

“Bocage”, personificado por José Nobre, foi anfitrião dos convidados na cerimónia de abertura, juntamente com a presidente da Câmara Municipal de Setúbal, Maria das Dores Meira.

A autarca começou por destacar no discurso de inauguração da edição deste ano da Feira de Sant’Iago, subordinada ao tema “Bocage: o génio nasceu há 250 anos”, o extenso e variado programa cultural, lúdico e desportivo que enriquece os dez dias do certame. “Esta é a festa da grande cidade que é Setúbal”, sublinhou.

Maria das Dores Meira salientou que a aposta da Autarquia em melhorar a cada edição a Feira de Sant’Iago acaba por ser um reflexo da política de desenvolvimento delineada para o concelho.

“Tornámos a cidade mais atrativa, demos-lhe mais qualidade que está a produzir resultados”, afirmou a autarca, acrescentando que “nunca como hoje Setúbal atraiu tantos turistas nacionais e estrangeiros”.

Numa estratégia que teve o Sado como linha de orientação para o crescimento, Maria das Dores Meira frisou que Setúbal “fez das margens do rio o centro” e, ao recordar algumas ações concretizadas nos Executivos que tem liderado, realçou, entre outros exemplos, que a população e visitantes do concelho têm hoje à disposição espaços como o Parque Urbano de Albarquel e o Passeio Ribeirinho da Praia da Saúde.

“Muito mais teríamos feito pela cidade se tivéssemos os meios a que temos direito”, apontou Maria das Dores Meira, referindo-se ao “peso de encargos passados” e “constantes restrições orçamentais e novas responsabilidades” resultantes de delegações de competências atribuídas pelo Poder Central.

A inauguração oficial da Feira de Sant’Iago 2015 contou ainda com a visita ao pavilhão da Câmara Municipal, com cerca de 300 metros quadrados e inteiramente dedicado à figura de Bocage.

Além de apontamentos biográficos sobre o poeta setubalense, o espaço, constituído por vários painéis informativos, inclui curiosidades sobre a presença de Bocage como fator de inspiração na criação de marcas, produtos e outros elementos, caso, por exemplo, da Nicola.

O percurso proposto através do pavilhão da Autarquia apresenta também várias estrofes da autoria de “Elmano Sadino”, enquadradas com cada uma das musas que o pintor Fernando Santos representou no quadro que dedicou, em 1929, a Bocage.

À margem da cerimónia de inauguração, que incluiu uma pequena recriação histórica, inspirada na época contemporânea do poeta setubalense, milhares de pessoas assistiram a um dos concertos principais de uma noite em que o fado esteve em destaque.

Ana Moura subiu ao Palco Setúbal, numa atuação antecedida pelas participações de Mickael Salgado e Susana Almeida, vencedores da edição deste ano do Concurso de Fado Amador de Setúbal.

No dia 25, sobressaiu no cartaz cultural a homenagem ao cante alentejano, com a atuação do Grupo Coral Alentejano “Amigos do Independente”, e a estreia da Grande Filarmónica de Setúbal, formação que, pela primeira vez, reúne músicos das bandas filarmónicas do concelho, a Capricho Setubalense, Perpétua Azeitonense e Providência.

Espetáculos para crianças no “Dia das Famílias” e os concertos de Radiophone e União das Tribos preencheram o cartaz do Palco Setúbal no dia 26 à noite. 

O maior palco instalado na Feira de Sant’Iago recebe dia 27 à noite, às 21h30, a banda Low Budget, e, às 22h30, o cantor Diogo Piçarra.

O programa completo da Feira de Sant’Iago 2015 está disponível em ww.mun-setubal.pt e na página oficial do certame no Facebook.

APOIOS

AMRS
Setúbal é um Mundo
Câmara Municipal de Setúbal. ©
Todos os direitos reservados

website concebido por dodesign