23 de Outubro de 2017
19º
max. 26º
min. 10º
notícias
iniciativas em destaque
feira 24 de Junho de 2014
Sant'Iago celebra Abril

Mais de cem artistas e cerca de 200 expositores participam na Feira de Sant’Iago 2014, que decorre entre 25 de julho e 3 de agosto, com o tema “40 Anos do 25 de Abril”.

O certame sadino, que nas últimas edições atraiu, anualmente, cerca de 400 mil visitantes, realiza-se pelo décimo ano consecutivo no Parque Sant’Iago e apresenta várias novidades.

A edição deste ano tem a característica de durar dez dias, ao contrário das habituais duas semanas. A presidente da Câmara Municipal de Setúbal sublinhou, na apresentação da Feira à comunicação social, realizada ao final da manhã do dia 24, na Casa da Baía, que a decisão resulta “de questões de racionalidade económica”.

Maria das Dores Meira garante que o período mais curto do certame assegura “poupança [para a Autarquia] e também muito mais animação diária e  vivacidade” para os visitantes.

Sérgio Mateus, técnico da Câmara Municipal responsável pela programação cultural da Feira de Sant’Iago, adiantou que, com esta medida, “há um corte no orçamento de 150 mil euros. Nos anos anteriores, os orçamentos rondavam os 400 mil euros”.

Associado à redução do número de dias está o aumento inversamente proporcional de feirantes e expositores presentes no evento, que têm, desta forma, menos custos com a participação no certame. “Em 2013 houve um total de 180 feirantes e expositores na Feira de Sant’Iago. Neste momento, com as inscrições ainda a decorrer, esse número já vai em cerca de duzentos”, anunciou Sérgio Mateus.

O técnico municipal frisou igualmente que foi preparado “um programa forte para os dez dias da Feira, pensado para um público diversificado”. Por isso, o cartaz, que contempla espetáculos em dois palcos, um para artistas portugueses e outro para demonstrações artísticas de outras culturas, prevê, nomeadamente, as participações de Nélson Freitas, no dia de abertura, a 25 de julho, e Pedro Abrunhosa, a fechar, a 3 de agosto.

“De sexta-feira a domingo os espetáculos são mais longos, com duas partes e início às 21h30. Nas noites dos dias 25 e 2, há animação com DJ, para um público mais jovem, e que dura até ao fecho das portas, portanto às duas da manhã”, acrescentou.

A Sant’Iago apresenta este ano uma Feira Quinhentista, “com animações diárias, em que nenhum dia será igual ao anterior”, adiantou Sérgio Mateus.

Além de recriações históricas e espaços gastronómicos ao estilo da época, nesta área são assinalados os 500 anos do foral manuelino através de uma exposição alusiva.

O recinto do certame acolhe, ainda, o Espaço Desporto, com atividades previstas para todos os dias e desenvolvidas em parceria com várias coletividades do concelho.

As juntas de freguesia do concelho, além das habituais representações institucionais, estão presentes pela primeira vez também através de tasquinhas gastronómicas, enquanto, no Espaço Ciência, o IPS apresenta experiências científicas, o Circo Matemático propõe aos visitantes desafios de matemática e a Fundação Champalimaud leva uma cápsula de simulação de movimento, na qual é projetada um filme em 3D sobre o corpo humano.

O certame recebe, igualmente, os espaços Artesanato, com sessões de trabalho ao vivo, Produtos Regionais, com degustação e prova para o público, e Atividades Económicas, com a presença de várias empresas.

Nuno Marques, técnico municipal responsável pela organização logística da Feira de Sant’Iago, adiantou que, “tal como noutros anos, a Câmara voltou a investir em melhorias no recinto do Parque Sant’Iago”.

Além de questões pontuais, uma das novidades é o trabalho desenvolvido numa das faces de uma pequena colina localizada defronte ao Palco Setúbal, o principal do certame. “O declive foi trabalhado para acolher as pessoas em melhores condições de segurança e facilitar a visualização dos espetáculos”, adiantou Nuno Marques.

Na edição de 2014 completam-se dez anos desde que a Feira de Sant’Iago foi deslocada do centro de Setúbal, onde funcionou na Avenida Luísa Todi, para o Parque Sant’Iago, nas Manteigadas.

A presidente da Câmara Municipal de Setúbal reconheceu que a medida conduziu o certame “a um percurso complexo”, mas que “depois de décadas de discussão sobre o tema, foi necessário tomar uma decisão”.

A autarca recordou que a decisão foi em parte condicionada pelo Plano Estratégico do Polis de Setúbal, apresentado no final de 2001, apontando, na altura, numa visão partilhada pelo Executivo municipal liderado pela CDU, “que era imperioso conferir novas capacidades urbanas à principal avenida da cidade, que não deveria ficar refém de um evento de grande importância, mas que tinha a limitada duração de duas semanas por ano”.

Maria das Dores Meira frisou que “as cidades reinventam-se, as feiras transformam-se, mas não morrem”, sendo que a Sant’Iago “é uma dessas festas”.

Acrescentou, ainda, que será muito difícil a Feira de Sant’Iago mudar de lugar no futuro, uma vez que é um certame para se realizar “num grande parque”.

Por esse motivo, adiantou, a Autarquia está a estudar medidas para melhorar o Parque Sant’Iago, tanto ao nível de infraestruturas, como de aproveitamento do espaço durante o período em que não decorre o certame.

Em relação à duração da Feira, este ano com dez dias, ao contrário de 16, salientou que é uma medida que vai estar em avaliação. “Vamos ver no que é que dá. É preciso perceber muito bem o que se reduz na despesa e o que se aumenta na receita”, concluiu.

O programa completo da Feira de Sant’Iago 2014 vai estar disponível em breve no sítio da Câmara Municipal de Setúbal.

Programa do Palco Setúbal (palco principal):

JULHO

Dia 25

21h30 – Face

22h30 – Nélson Freitas

24h00 – DJ Monchike

Dia 26

21h00 – Noite de Fados (com Piedade Fernandes, Maria Madalena, Inês Duarte, Georgette de Jesus, Fernando Machado, Eduardo Silva, Deolinda de Jesus e André Gomes e Joana Lança, vencedores do Concurso de Fado Amador de Setúbal)

23h30 – Jorge Nice

Dia 27

19h30 – Espetáculos infantis: Ruca, Princesas e Três Porquinhos

22h30 – Toy

Dia 28

21h30 – Noite de Bandas Jovens (EMMA e Stone Dead, premiados no Concurso de Bandas de Garagem de Setúbal)

22h30 – Capitão Fausto

Dia 29

22h00 – Emanuel

Dia 30

22h00 – Gisela João

Dia 31

22h00 – Azeitonas

 

AGOSTO

Dia 1

21h30 – Lucky Duckies

22h30 – Noite Factor X (com Aurora, Berg, D8 e José Freitas)

Dia 2

21h30 – João da Ilha

22h30 – Espetáculo José Afonso (com Couple Coffee)

Dia 3

21h30 – Anaquim

22h30 – Pedro Abrunhosa

APOIOS

AMRS
Setúbal é um Mundo
Câmara Municipal de Setúbal. ©
Todos os direitos reservados

website concebido por dodesign