23 de Outubro de 2017
11º
max. 26º
min. 9º
notícias
iniciativas em destaque
feira 16 de Julho de 2014
Sant'Iago com animação garantida

A passagem dos 40 anos da Revolução dos Cravos inspira esta edição da Feira de Sant’Iago, nas Manteigadas, em Setúbal, certame com abertura oficial no dia 25, às 20h15.

Com o tema “Setúbal 1974-2014 | 25 de Abril 40 anos” o certame, a realizar entre 25 de julho a 3 de agosto, no Parque Sant’Iago, promete dez dias de emoção constante, com a participação de mais de uma centena de artistas, divertimentos para todos os públicos e idades, tasquinhas gastronómicas e outros pontos de interesse.

O pavilhão da Câmara Municipal de Setúbal exibe uma grande exposição que recupera os momentos que constituíram a Revolução dos Cravos, tanto no País como em Setúbal.

O foral manuelino, responsável, há 500 anos, pela reorganização do concelho, nomeadamente a nível normativo, é destacado noutra área do recinto, dinamizada pelo Arquivo Municipal de Setúbal. Inclui uma exposição alusiva ao tema, ateliers lúdico-pedagógicos, encenações da época, animações, jogos e recriações.

A abertura oficial do certame está programada para o dia 25, às 20h15, junto da entrada institucional. Começa com uma atuação da Tuna Sadina e da Real Trovantuna com o coro municipal Afina Setúbal, a que se segue uma intervenção da presidente da Câmara de Setúbal, Maria das Dores Meira.

Um apontamento cénico, alusivo ao 25 de Abril, pelo TAS – Teatro Animação de Setúbal, abre as portas ao pavilhão da Autarquia. O programa inaugural da Feira de Sant’Iago inclui ainda uma visita aos stands institucionais das várias entidades representadas no certame.

Um espetáculo com Face, às 21h30, no Palco Setúbal, dá início ao programa musical do maior certame da península de Setúbal, organizado pela Câmara Municipal. Segue-se, às 22h30, uma atuação de Nelson Freitas e, à meia-noite, música pelo DJ Monchike.

A aposta num cartaz variado no Palco Setúbal, com espetáculos musicais gratuitos para todos os gostos e públicos, é um dos atrativos da Feira de Sant’Iago 2014, que conta no dia 26, às 21h00, com uma grande noite de fados.

Participam neste espetáculo Piedade Fernandes, Maria Madalena, Inês Duarte, Georgette de Jesus, Fernando Machado, Eduardo Silva e Deolinda de Jesus, a par de André Gomes e Joana Lança, que estiveram presentes no Concurso de Fado Amador de Setúbal. Os fadistas são acompanhados por Custódio Magalhães na guitarra e Vitor Pereira na viola.

A fechar a noite musical de dia 26, há ainda, noutro local da feira, no Palco Mundo, às 23h30, um espetáculo pelo artista setubalense Jorge Nice.

O programa de dia 27 começa com um espetáculo dedicado às famílias, com Ruca, Princesas e Três Porquinhos, às 19h30, a que se segue mais tarde, às 22h30, uma atuação de Toy.

No dia seguinte, a 28, a noite é de bandas jovens. Às 21h30 atuam EMMA e Stone Dead, premiados no 10.º Concurso de Bandas de Garagem de Setúbal, enquanto às 22h30 o palco é dos Capitão Fausto.

Ainda em julho, sempre às 22h00, há espetáculos com Emanuel, dia 29, Gisela João, 30, e Azeitonas, 31.

Em agosto a animação musical do Palco Setúbal começa, no dia 1, com Lucky Duckies, às 21h30, a que se segue a “Noite Factor X”, às 22h30, com Aurora, Berg, D8 e José Freitas. No dia 2, às 21h30, há uma atuação de João da Ilha e, uma hora depois, um espetáculo dedicado a José Afonso, com Couple Coffee. À meia-noite a música está por conta do DJ Jovizindahouse.

O último dia do cartaz musical da Feira de Sant’Iago está reservado aos Anaquim, às 21h30, enquanto, às 22h30, Pedro Abrunhosa & Comité Caviar tem a honra de encerrar o certame.

O Palco Mundo, espaço dinamizado por associações multiculturais da cidade, coletividades do concelho e artistas setubalenses, promove apontamentos musicais e demonstrações de danças tradicionais.

Recebe ainda, no dia 26, às 21h00, a entrega de prémios do concurso Marchas Populares de Setúbal 2014, e uma noite dedicada à música do Festival Eurovisão da Canção, a 30.

As tasquinhas, os divertimentos e os stands de exposição têm presença garantida no certame, o qual regista a participação de perto de duas centenas de feirantes, a par de um espaço para o artesanato.

No recinto, que funciona das 14h00 à 01h00 de domingo a quinta-feira, encerrando às 02h00 às sextas e aos sábados, há ainda várias animações por companhias de teatro, assim como arruadas com música filarmónica.

O Parque Sant’Iago acolhe o Espaço Ciência, interativo com o público. Nele, o Instituto Politécnico de Setúbal promove experiências científicas e o Circo Matemático, em ambiente circense, propõe desafios de matemática inspirados em elementos como o origami.

No Espaço Ciência encontra-se também o Champimóvel, “cápsula” da Fundação Champalimaud que convida a uma viagem pedagógica ao corpo humano através de um filme 3D e com simulação de movimento.

No Turismo, a Feira de Sant’Iago dá destaque aos produtores vitivinícolas e de produtos regionais, que estão ao alcance de um acolhedor largo com esplanada.

A Feira de Sant’Iago apresenta ainda o Festival do Desporto, com área radical, na qual é possível praticar paintball, karting e skate e ter aulas de artes marciais e esgrima. Aqui, além de um minitorneio de andebol, fazem-se rastreios de saúde, praticam-se jogos de tabuleiro e aprecia-se a exposição fotográfica “Setúbal e o Desporto”.

No Pavilhão das Manteigadas realizam-se galas de patinagem artística e de kickboxing, bem como um torneio de futsal. Com partida e chegada no recinto da feira, há uma caminhada do programa municipal “Nosso Bairro, Nossa Cidade”, um passeio de cicloturismo e a corrida de obstáculos Setubatlon.

APOIOS

AMRS
Setúbal é um Mundo
Câmara Municipal de Setúbal. ©
Todos os direitos reservados

website concebido por dodesign