15 de Dezembro de 2017
max. 16º
min. 8º
notícias
iniciativas em destaque
feira 03 de Agosto de 2016
Sant'Iago com ritmo inspira desporto

Música, divertimentos e tasquinhas são atrativos da Feira de Sant’Iago, edição inspirada em Setúbal Cidade Europeia do Desporto 2016 a decorrer no Parque Sant’Iago, nas Manteigadas, até 7 de agosto, dia que reserva um concerto com Marco Paulo. 

O cantor de sucessos de sempre, como “Eu tenho dois amores”, “Maravilhoso Coração”, “Joana e “Nossa Senhora”, a celebrar 50 anos de carreira, encerra com chave de ouro a edição deste ano da Feira de Sant’Iago. O concerto de Marco Paulo, às 23h00, é antecedido de um espetáculo de fados, por artistas locais, com início às 21h00. 

O cartaz musical do certame organizado pela Câmara Municipal de Setúbal e a decorrer desde 29 de julho inclui, no dia 3, às 23h00, um concerto com Carlão. Antes da atuação do ex-músico dos Da Weasel, é a vez da banda Átoa subir ao Palco Setúbal, às 21h30, que recebe ainda, pelas 21h00, o flashmob ACM/YMCA.

Cais Sodré Funk Connection é o nome forte do programa musical de dia 4. A banda lisboeta atua às 23h00, mas, antes, há concertos com a formação setubalense Supernova, às 21h45, e com os To All My Friends, classificada em terceiro lugar no Concurso de Bandas de Garagem de Setúbal.

No dia seguinte, a 5, o Palco Setúbal está reservado à canção da saudade. Cuca Roseta atua às 23h00, antecedida do Quarteto de Fado Deolinda de Jesus, às 21h45, e dos vencedores do Concurso de Fado de Setúbal 2016, Susana Silva, Ana Rita Caleiro e Carlos Fernandes, às 21h00.

O penúltimo dia da Feira de Sant’Iago 2016, a 6, reserva concertos com Dengaz, às 23h00, Branco, às 21h45, e Peter Strange, formação vencedora do Concurso de Bandas de Garagem de Setúbal, às 21h00. À tarde, igualmente no Palco Setúbal, há uma tarde intercultural com início às 18h00.

A encerrar o certame, além do concerto de Marco Paulo, às 23h00, há fados com Carla Lança, Eduardo Silva, Inês Pereira, Joana Lança, Maria do Céu Ribeiro, Ramiro Costa, Maria Madalena, Piedade Fernandes e Susana Martins, às 21h00, além da apresentação da peça infantil “O Mundo Fabuloso de Bocage”, pelo Grupo de Animação e Teatro Espelho Mágico, às 18h30.

Já o Palco Bares, instalado na zona das tasquinhas, proporciona espetáculos por artistas locais, sempre das 20h00 às 21h30, com Cantares do Sado, 3 Four Play, O Homem da Lua, Susana Martins e Joana Lança, Flicking Through Bossa Nova e Vasco Fernando.

Além do cartaz musical e das atividades culturais, o programa da feira tem, este ano, uma forte componente desportiva, com iniciativas para todos os gostos e que conferem à festa maior da cidade uma vivacidade suplementar, na Praça do Mundo, área, dedicada às coletividades, com ioga, chi kung, taekwondo e dança desportiva.

Já no Espaço Desporto, instalado na zona do miradouro do Parque Sant’Iago, há eventos regulares sempre ao dispor dos mais novos, como um circuito 4x4, jogos tradicionais e matraquilhos humanos, a par de um circuito de prevenção rodoviária e um campo de boccia.

Nos últimos dias de Sant’Iago, oportunidade ainda para visitar o Pavilhão do Município, espaço com 250 metros quadrados que partilha com os visitantes a atividade desportiva já realizada no âmbito do programa municipal em curso e dá a conhecer os eventos ainda em agenda.

Neste espaço, que inclui um pódio, muito requisitado nos primeiros dias para alguns instantâneos, é feita uma retrospetiva fotográfica e documental de Setúbal Cidade Europeia do Desporto 2016. O investimento realizado em equipamentos desportivos é também realçado nesta área nobre da Feira.

Mesmo ao lado, “Setúbal, Rio Azul, Cidade Verde” está em destaque no stand do Ambiente, espaço no qual é partilhado o esforço na promoção de um município sustentável, nomeadamente através do Plano Municipal de Eficiência Energética e do Pacto de Autarcas, compromisso para a redução da emissão de gases com efeito de estufa.

Também o Turismo tem área própria nesta edição da Feira de Sant’Iago. “Setúbal é Um Mundo. Visit Setúbal” é a marca que leva a oferta turística do concelho e da região além-fronteiras, tanto a nível nacional como internacional, neste caso, em várias feiras e eventos europeus.

Outro motivo de interesse é “Américo Ribeiro em ‘Ah, São!’”, mostra fotográfica e documental dedicada ao 110.º aniversário do nascimento do fotógrafo setubalense, instalada numa zona central do certame, com o ator José Nobre a personificar a individualidade sadina em animações cénicas no local.

O programa completo da Feira de Sant’Iago de 2016 pode ser consultado em www.facebook.com/feiradesantiagooficial.

APOIOS

AMRS
Setúbal é um Mundo
Câmara Municipal de Setúbal. ©
Todos os direitos reservados

website concebido por dodesign