16 de Dezembro de 2017
max. 12º
min. 5º
notícias
iniciativas em destaque
feira 30 de Julho de 2013
Sant'Iago entra na reta final

Música, divertimentos e tasquinhas são atrativos da Feira de Sant’Iago, este ano já com cerca de 210 mil visitantes, certame a decorrer até dia 4 de agosto, nas Manteigadas.

No programa musical, no dia 30, às 22h00, sobem ao Palco Setúbal os Blasted Mechanism. A 31, a partir das 21h30, a noite é de fado setubalense, com as participações de Deolinda de Jesus, Eduardo Silva, Fernando Machado, Georgete de Jesus, Inês Duarte, Maria Madalena, Piedade Fernandes, Diana Soares, Luís Moreno, Pedro Calado e Ramiro Costa.

Em agosto, sempre com início às 22h00 no principal palco do certame, há espetáculos com José Malhoa e Jorge Nice, no dia 1, João da Ilha e Deolinda, a 2, e Teresa Lopes Alves e António Zambujo, a 3.

O cartaz musical da Feira de Sant’Iago, certame que nesta edição é dedicado à temática “À Luz da Arrábida”, encerra no dia 4 com os concertos de Celina da Piedade e Anjos.

Animações e momentos musicais acontecem também, entre 30 de julho e 4 de agosto, no Palco Mundo, espaço dinamizado por associações multiculturais da cidade e coletividades do concelho.

Uma visita à Feira de Sant’Iago, a decorrer desde 20 de julho, é também pretexto para conhecer um pouco melhor a Arrábida e o processo de candidatura da serra da Património Mundial da Humanidade da Unesco, retratados no pavilhão “Arrábida, um lugar sagrado”.

O espaço, composto por quatro áreas distintas, inclui uma exposição fotográfica e documental, apoiada por vários elementos multimédia, que mostram aos visitantes as razões pelas quais a região – e o País – veem a Serra da Arrábida como um tesouro natural e cultural a usufruir e preservar pela Humanidade.

Outro motivo de interesse é a exposição “Setúbal, Participação e Cidadania” que dá conta à população e aos visitantes da cidade dos grandes projetos, ações e iniciativas que, nos últimos quatro anos, contribuíram de forma positiva para requalificação de Setúbal e para a melhoria das condições de vida dos munícipes.

A zona institucional, este ano instalada num espaço aberto, também perto da entrada, está mais ampla e serve de passagem para o coração do recinto, onde as tasquinhas, os stands de venda e os divertimentos centram as atenções de miúdos e graúdos.

As caipirinhas, o moscatel e a ginjinha servem de aperitivo para a zona de divertimentos e exposições do certame, igualmente servido de uma feira do livro. A tradicional Bolacha Piedade, as farturas e o algodão doce acompanham o público a caminho da zona de espetáculos.

Para ver, estar e sentir, a Feira de Sant’Iago conta ainda com a tradicional Feira do Livro, uma reforçada zona de venda de artesanato, torneios e ceias medievais e provas de diversas modalidades desportivas, tudo numa grande feira com mais de três centenas de feirantes e expositores.

Na zona do miradouro está o espaço “Sant’Iago Quinhentista”, uma animação histórica com atividades pagas, que inclui a ceia “Seja nobre no século XVI”, nos dias 2, 3 e 4 de agosto, e o espetáculo “Conheça os treinos de dois corajosos cavaleiros do Século XV”, a 3 de agosto.

Do programa da Feira de Sant’Iago 2013, além de atuações de teatro de rua, de eventos desportivos no Pavilhão Municipal das Manteigadas e de aulas abertas de grupo no recinto, faz parte uma tourada, a realizar a 3 de agosto, na Praça de Touros Carlos Relvas.

O recinto funciona das 14h00 à 01h00, de domingo a quinta-feira, encerrando às 02h00 às sextas e sábados. A programação completa está disponível em www.feira-santiago.org.

APOIOS

AMRS
Setúbal é um Mundo
Câmara Municipal de Setúbal. ©
Todos os direitos reservados

website concebido por dodesign