12 de Dezembro de 2017
max. 13º
min. 6º
notícias
iniciativas em destaque
feira 03 de Julho de 2015
Sant'Iago no génio de Bocage

“Bocage: o génio nasceu há 250 anos” é o tema principal da edição de 2015 da Feira de Sant’Iago, certame no qual se esperam, entre 24 de julho e 2 de agosto, nas Manteigadas, cerca de 300 mil visitantes.

O certame, com 400 anos de história e que reúne no Parque de Sant’Iago feirantes, tendas de artesanato, pavilhões institucionais e dezenas de diversões, dedica o pavilhão da Câmara Municipal totalmente à figura e à obra de Manuel Maria Barbosa du Bocage, poeta setubalense do século XVIII e que se tornou num dos maiores nomes da literatura portuguesa.

“Creio que estão reunidas todas as condições para mais uma grande feira de Setúbal”, sublinhou a presidente da Câmara Municipal, Maria das Dores Meira, na apresentação da edição de 2015, realizada no dia 3, na Casa da Baía.

O pavilhão institucional da Autarquia será um dos pontos de interesse mais aliciantes do certame, através de uma estrutura com 300 metros quadrados. “É o maior de sempre”, garantiu Sérgio Mateus, coordenador do Serviço Municipal de Comunicação e Imagem.

A par do pavilhão da Câmara de Setúbal e das animações de rua e peças de teatro por companhias cénicas, Bocage é também homenageado na zona do miradouro, que, tendo como temática a época do poeta setubalense, inclui uma exposição, animações e jogos contemporâneos e um botequim bocagiano.

Mas a Feira de Sant’Iago faz-se ainda de outros destaques e de muitas outras atividades.

Amor Electro, GNR, Ana Moura e Capicua são alguns nomes que preenchem o cartaz de espetáculos deste ano.

Ana José Carvalho, chefe da Divisão de Cultura, destacou ainda, entre outros, a participação de Expensive Soul, “que se estreiam em absoluto em Setúbal”, e de um espetáculo organizado pelo cantor Toy, no qual reúne vários artistas de renome como Luís Represas, António Manuel Ribeiro, Vitorino, Rui Pregal da Cunha e Dany Silva.

O programa cultural da Feira de Sant’Iago reparte-se ao longo dos dez dias do evento por dois palcos, o “Setúbal” e o “Mundo”, mas inclui igualmente muita animação de rua pelo recinto, com companhias de teatro sadinas a dedicarem performances a Bocage, e ainda, como novidade, vários concertos na designada “Área dos Bares”.

No Palco Setúbal atuam alguns dos artistas mais conhecidos do grande público.

Entre os espetáculos previstos, sobressai o concerto de Ana Moura no dia inaugural, 24 de julho, às 22h30.

No dia seguinte, à mesma hora, o destaque vai para a Grande Filarmónica Setúbal, projeto que reúne pela primeira vez numa atuação conjunta todas as bandas filarmónicas do concelho, a Sociedade Musical Capricho Setubalense, a Sociedade Filarmónica Providência e a Sociedade Filarmónica Perpétua Azeitonense.

Ao maior palco instalado no certame sobem ainda artistas como Diogo Piçarra, no dia 27, às 22h30, Expensive Soul, que se estreiam em Setúbal no dia 29, pelas 22h00, e Toy, juntamente com artistas convidados, a 30, também a partir das 22h00.

Capicua ocupa o Palco Setúbal no dia 31, às 22h30, enquanto os GNR atuam no dia 1 de agosto, às 22h00.

Amor Electro, grupo também conhecido pela autoria da música do genérico da telenovela da SIC “Mar Salgado”, rodada em Setúbal, atuam no último dia da Feira de Sant’Iago, a 2 de agosto, a partir das 22h30.

As atividades desportivas continuam a ganhar predominância no programa da Feira de Sant’Iago.

No Espaço Desporto aumenta o número de clubes e instituições representadas, com o Vitória Futebol Clube a escolher o certame para, no dia 28 de julho, às 21h00, fazer a apresentação da equipa sénior de futebol e os equipamentos oficiais a utilizar durante a época 2015/2016, à qual se segue uma sessão de autógrafos.

Além de se manter um espaço equestre e uma pista para condução de veículos motorizados todo o terreno, no programa desportivo destaca-se a Gala de Boxe, no dia 24, às 21h00, no Pavilhão Municipal das Manteigadas, localizado junto do recinto do Parque Sant’Iago, e uma mega aula de zumba, a 25, às 19h00, no Palco Setúbal.

Sobressaem deste programa a Gala de Patinagem, também a 25, mas às 21h00, no Pavilhão das Manteigadas, e a “Maior Aula de AquaFitness de Sempre”, a 26, às 17h30, na Piscina Municipal das Manteigadas.

“Tal como noutros anos, nesta edição voltou-se a fazer intervenções de melhoramento das infraestruturas do recinto”, salientou Nuno Marques, assessor municipal da área das atividades económicas, que conta receber este ano um número semelhante de visitantes na Feira de Sant’Iago em relação à edição do ano passado, ou seja, 300 mil pessoas.

“Mesmo com a redução do número total de dias do certame de 16 para 10 registado no ano passado, a feira teve uma média de 30 mil visitantes por dia e cerca de duas centenas de feirantes. São números que nos levam a pensar que estamos no caminho certo”, sublinhou.

Para a presidente da Câmara Municipal, a estratégia na redução do número de dias é uma aposta que se apresenta como vencedora. “Com o mesmo orçamento consegue-se fazer muito mais. Queremos que a Feira de Sant’Iago se pague a si própria. Que não represente dívidas. Não se resume, naturalmente, apenas a uma questão financeira, indo muito para lá disso, mas não deixa de ser um objetivo a alcançar”, frisou a autarca.

O programa completo da Feira de Sant’Iago de 2015, a fechar totalmente no início da próxima semana, pode ser consultado na íntegra em na página oficinal do certame no Facebook.

APOIOS

AMRS
Setúbal é um Mundo
Câmara Municipal de Setúbal. ©
Todos os direitos reservados

website concebido por dodesign