16 de Dezembro de 2017
max. 12º
min. 5º
notícias
iniciativas em destaque
aniversário 22 de Fevereiro de 2016
Sapadores comemoram 230 anos

A capacidade operacional e humana da Companhia de Bombeiros Sapadores de Setúbal foi destacada na celebração do 230.º aniversário da instituição, no dia 19 de manhã.

“A Companhia de Bombeiros Sapadores de Setúbal é, hoje, um dos melhores corpos de bombeiros da Europa”, salientou o vereador da Proteção Civil, Carlos Rabaçal, na sessão solene, realizada no Salão Nobre dos Paços do Concelho.

O autarca apontou o trabalho desenvolvido pela Câmara Municipal de Setúbal para garantir a existência de uma companhia “moderna, eficaz e exigente”, nomeadamente através de uma “intensa aposta na melhoria e qualificação deste corpo de bombeiros e do sistema municipal de proteção civil e socorro”.

A recente conclusão do processo de reequipamento da CBSS, com material avaliado em 2 milhões e 600 mil euros, que inclui veículos, contentores logísticos e material de intervenção diversa, foi outro aspeto realçado por Carlos Rabaçal.

Acresce que, na última reunião da Câmara Municipal, recordou, foi aprovada a abertura de um concurso para o recrutamento de vinte bombeiros, com vista a reforçar a capacidade humana e operacional dos Sapadores de Setúbal.

Carlos Rabaçal espera agora que o atual Governo PS desbloqueie definitivamente o processo de progressão nas carreiras dos bombeiros sapadores, congelado pelo anterior executivo PSD/CDS.

Em dia de festa pela celebração do 230.º aniversário, a Companhia de Bombeiros Sapadores de Setúbal fez uma demonstração de meios operacionais de proteção e socorro, na Praça de Bocage, incluindo um contentor logístico com material de busca, resgate e salvamento em meio urbano.

A propósito da operacionalidade dos Sapadores, o comandante da CBSS, Paulo Lamego, apontou a satisfação da criação de uma equipa de busca e resgate, que participou recentemente num exercício de âmbito europeu, realizado em Setúbal. “O EU-SETEX 2015 foi o demonstrar das evidências que o trabalho árduo de vinte anos, com o envolvimento intenso de todos, é recompensado pelo sentido de sentirmos que estamos capazes de enfrentar os desafios mais complexos.”

Paulo Lamego assinalou que, além de garantir a segurança e bem-estar dos munícipes, “a CBSS é reconhecida como geradora de valor”, e “como referência nacional na prestação de serviços de socorro”, realidade que tem justificado constantes solicitações.

Um exemplo do reconhecimento externo é o pedido do comando dos Bombeiros Municipais de Viseu para que os recrutas recebam formação da CBSS em Setúbal num módulo de escoramentos e desobstrução em estruturas colapsadas. “É igualmente demonstrado na deslocação que já na próxima terça-feira [23 de fevereiro] iremos efetuar a Espanha para um treino conjunto com os bombeiros da comunidade de Madrid exatamente nesta valência.”

Na mesa da sessão solene das comemorações do 230.º aniversário da CBSS, estiveram ainda presentes o presidente da Assembleia Municipal, Palma Rodrigues, o vice-presidente do Conselho Executivo da Liga dos Bombeiros Portugueses, Adriano Capote, e o comandante operacional do Agrupamento Sul, Elísio Oliveira, em representação da Autoridade Nacional de Proteção Civil.

As celebrações incluíram igualmente uma cerimónia de hastear de bandeiras e uma romagem ao Cemitério de Nossa Senhora da Piedade para deposição de flores no talhão do bombeiro.

APOIOS

AMRS
Setúbal é um Mundo
Câmara Municipal de Setúbal. ©
Todos os direitos reservados

website concebido por dodesign