21 de Outubro de 2017
13º
max. 21º
min. 13º
notícias
iniciativas em destaque
bombeiros 27 de Fevereiro de 2012
Sapadores mostram capacidade

As capacidades operacionais e humanas da Companhia de Bombeiros Sapadores de Setúbal (CBSS) foram elogiadas pela presidente da Câmara Municipal, Maria das Dores Meira, na manhã de dia 25, durante as comemorações do 226.º aniversário da instituição.

“Temos um conjunto de profissionais de grande valor, com extraordinárias capacidades nas várias valências do socorro que consideramos, e continuaremos a considerar, uma insubstituível mais-valia para Setúbal e para os setubalenses”, sublinhou a autarca na cerimónia, realizada na Praça de Bocage.

A pronta intervenção da CBSS em situações de emergência e socorro foi também salientada por Maria das Dores Meira, que destacou o trabalho dos Bombeiros Sapadores na resolução de incidentes que ocorreram recentemente na cidade.

“A celebração deste aniversário ocorre num momento em que, no curto período de duas semanas, os bombeiros foram capazes de mostrar que a CBSS mantém intacta, como sempre dissemos que manteria, todos os dias, em todas as ações, as suas capacidades e operacionalidade”, assinalou a presidente da Câmara Municipal de Setúbal.

A reformulação e a modernização do sistema municipal de proteção e socorro foram também abordadas pela edil, que, vincando “a necessidade de garantir meios de financiamento adequados” para a operacionalização da CBSS, explanou sobre a criação da taxa de proteção civil.

“Esta taxa apenas é aplicada a empresas, em particular às de grande dimensão e de acordo com o seu grau de risco, assim como aos proprietários de edifícios devolutos que representam um risco para a segurança pública”, esclareceu Maria das Dores Meira.

Ao contrário de outros municípios, “onde a taxa é aplicada indiscriminadamente”, em Setúbal esta é aplicada de “forma mais justa”, tendo a Autarquia optado por “introduzir critérios de risco na cobrança da taxa que implicam que ela não será cobrada à esmagadora maioria dos munícipes, não sobrecarregando as famílias”, adiantou.

O comandante da CBSS, Paulo Lamego, afirmou que o “trabalho desenvolvido diariamente [pela companhia] demonstra a toda a população o retorno do investimento efetuado pela Autarquia”, acrescentando: “A confiança que a população deposita nos Bombeiros Sapadores é legítima e merecedora.”

Paulo Lamego realçou o desenvolvimento de “várias ações de formação e treinos operacionais nas mais variadas áreas”, com a participação de elementos da CBSS e de forças de segurança, trabalho que se revelou “de uma importância crucial para o cumprimento das missões” dos Sapadores.

O comandante destacou, ainda, a “poupança gerada nas operações de socorro” às quais os Sapadores foram solicitados ao longo de 2011, economia gerada em virtude de “uma rápida e eficiente intervenção” em situações de emergência.

O programa comemorativo dos 226 anos da Companhia de Bombeiros Sapadores de Setúbal contou com uma cerimónia do hastear da bandeira, nos Paços do Concelho, seguindo-se uma demonstração dos meios operacionais na Praça de Bocage.

A celebração do aniversário da CBSS contou ainda com uma romagem ao Cemitério de Nossa Senhora da Piedade para deposição de uma coroa de flores em homenagem a todos os bombeiros falecidos.

APOIOS

AMRS
Setúbal é um Mundo
Câmara Municipal de Setúbal. ©
Todos os direitos reservados

website concebido por dodesign