18 de Dezembro de 2017
13º
max. 12º
min. 2º
notícias
iniciativas em destaque
bombeiros 23 de Fevereiro de 2015
Sapadores mostram operacionalidade

O reforço dos recursos operacionais e a ampliação e melhoria das instalações da Companhia de Bombeiros Sapadores de Setúbal marcaram a cerimónia do 229.º aniversário da instituição, realizada no dia 21.

Com a viatura de combate a incêndios florestais, já disponível, fica concluído o reforço de meios da Companhia de Bombeiros Sapadores de Setúbal (CBSS) ao abrigo do programa “Resiliência Setúbal +”, num investimento global de 2 milhões e 758 mil euros, no qual a Autarquia, promotora da apresentação desta candidatura a fundos europeus, comparticipa com 15 por cento.

A candidatura, no âmbito do QREN – Quadro de Referência Estratégico Nacional, possibilitou a aquisição de diversos equipamentos de socorro, nomeadamente um sistema integrado de gestão de emergência, que permite uma cooperação estreita entre Sapadores, Voluntários e Cruz Vermelha, com a possibilidade de poder integrar ainda outros agentes de proteção civil.

O programa permitiu igualmente adquirir sistemas de comunicação da rede SIRESP, incluindo vinte rádios portáteis que podem ser utilizados em atmosferas explosivas e a chegada de uma nova viatura equipada com plataforma que permite elevar meios de socorro a uma altura de 45 metros, enquanto a autoescada existente tinha capacidade de ação de apenas 32 metros.

A CBSS foi também reforçada com três contentores logísticos, um dos quais com equipamento de busca e resgate em estruturas colapsadas e detetores de vítimas soterradas, enquanto os dois restantes estão equipados com material de socorro já existente na unidade.

O investimento serviu ainda para a compra de uma viatura de socorro e assistência especial para operações de desencarceramento em automóveis ligeiros e pesados e de uma viatura de combate a incêndios industriais especialmente vocacionada para ocorrências na zona industrial de Setúbal e no porto.

Graças à redução dos custos estimados inicialmente nesta operação, foi possível adquirir outros dois veículos novos e reequipar a viatura de intervenção química, a única existente a sul do Tejo.

A presidente da Câmara Municipal salientou que, a par destes equipamentos, a Autarquia requalificou o quartel com “a instalação de novos portões no parque de viaturas, muito mais funcionais” e com “novos balneários” para os bombeiros sapadores, “num investimento estimado em cerca de 70 mil euros”.

No contexto destes investimentos, referiu, têm sido adotadas “novas soluções para valorizar os recursos humanos da CBSS, ou seja, os bombeiros”, com a preocupação “de respeitar, na íntegra, todos os direitos destes trabalhadores municipais, compatibilizando esta visão com a absoluta necessidade de racionalizar o investimento da Autarquia no setor, sempre com a preocupação de ampliar as capacidades de resposta”.

Na sessão solene, em que estiveram formados os três pelotões da CBSS, Maria das Dores Meira, acompanhada do vereador da Proteção Civil, Carlos Rabaçal, assegurou que a Autarquia continua empenhada, juntamente com a Associação Nacional de Municípios Portugueses, “na procura de soluções que permitam a progressão dos sapadores nas suas carreiras, novas admissões nestes corpos de bombeiros, a reestruturação deste setor ou a redefinição das fontes de financiamento dos corpos de bombeiros profissionais”.

O comandante da CBSS, Paulo Lamego, agradeceu o empenho de todos os operacionais para referir que estas comemorações se revestem, a título pessoal, “de um caráter muito especial”, por se completar um ciclo de “intenso trabalho iniciado há cinco anos” como comandante da instituição.

Após os discursos, foi descerrada uma placa relativa à recuperação da primeira autoescada da Companhia de Bombeiros Sapadores de Setúbal. No veículo, de 1927, foi incorporada uma escada magirus, toda construída em madeira.   

Depois da visita aos novos espaços do quartel, a cerimónia terminou com um moscatel de honra e o tradicional bolo de aniversário.  

APOIOS

AMRS
Setúbal é um Mundo
Câmara Municipal de Setúbal. ©
Todos os direitos reservados

website concebido por dodesign