17 de Dezembro de 2017
max. 15º
min. 2º
notícias
iniciativas em destaque
distinção 28 de Junho de 2017
Saúde no Bairro recebe prémio

O projeto Saúde no Bairro, desenvolvido em Setúbal no âmbito do programa municipal Nosso Bairro, Nossa Cidade, foi premiado no concurso nacional M2V – Melhores Municípios para Viver 2017.

O Saúde no Bairro recebeu uma menção honrosa em cerimónia realizada no dia 27 na Faculdade de Psicologia da Universidade de Lisboa, de entrega dos prémios do concurso M2V, promovido desde 2008 pelo Instituto de Tecnologia Comportamental, que divulga projetos inovadores que promovem a qualidade de vida das populações nos municípios.

O vereador André Martins, da Câmara Municipal de Setúbal, recebeu a distinção, na categoria Social, de um concurso que, na edição de 2017, aceitou ainda candidaturas nas áreas de Ambiente e Economia, analisadas por um júri composto por José Manuel Palma, da Universidade de Lisboa, Carlos Seixas da Fonseca, consultor e ex-presidente da Administração dos Portos de Setúbal e Sesimbra, e Francisco Ferreira, da associação ambientalista Zero.

O projeto distinguido integra o programa Nosso Bairro, Nossa Cidade, lançado em 2012 pela Câmara Municipal de Setúbal, o qual dinamiza, com o envolvimento direto dos moradores, um conjunto de ações e iniciativas de melhoria do território e de aumento da qualidade de vida das populações da Bela Vista, Alameda das Palmeiras, Forte da Bela Vista, Quinta de Santo António e Manteigadas.

A implementação do programa tem proporcionado uma transformação nos bairros abrangidos, através de ações como a pintura de prédios, atividades culturais e desportivas e projetos concretos que respondem a necessidades da população, sempre com a participação ativa dos moradores em estreita parceria com a autarquia.

Um desses projetos é o Saúde no Bairro, que nasceu de uma ideia lançada no 3.º Encontro de Moradores Nosso Bairro, Nossa Cidade, realizado em novembro de 2015, no qual foi destacada a necessidade de atendimento de proximidade e formação na área da saúde.

A 21 de fevereiro de 2016, no 1.º Encontro da Saúde, os moradores identificaram como principais necessidades o controlo da tensão arterial e do colesterol, o apoio a pessoas com dependências e cuidados com a higiene, o que foi tido em conta para a definição das ações a incluir no projeto.

A Câmara Municipal de Setúbal, o Agrupamento de Centros de Saúde da Arrábida, a delegação local da Cruz Vermelha Portuguesa, a Escola Superior de Saúde do Instituto Politécnico de Setúbal e a Junta de Freguesia de S. Sebastião, em parceria e sempre em colaboração com os moradores, elaboraram um plano de intervenção, que está em execução.       

O objetivo é criar condições, humanas e materiais, que, contribuindo para a redução das desigualdades nos moradores da Bela Vista e zona envolvente, proporcionem a melhoria da educação para a saúde destes cidadãos, área em que se pretende garantir capacitação em autocuidados e aumentar a autonomia e o grau de literacia.

As atividades, em áreas como formação, campanhas específicas e sensibilização, são programadas e planeadas com os moradores, que acompanham ativamente todo o processo, tendo sido já realizadas perto de duas dezenas de ações com a participação de mais de oitocentas pessoas.
 

APOIOS

AMRS
Setúbal é um Mundo
Câmara Municipal de Setúbal. ©
Todos os direitos reservados

website concebido por dodesign