22 de Setembro de 2017
18º
max. 25º
min. 13º
notícias
iniciativas em destaque
requalificação 17 de Maio de 2017
Seis mil tornam Setúbal mais bonita

A sétima edição do Setúbal Mais Bonita, a maior campanha de participação cidadã que se realiza em Portugal na área da requalificação urbana, conta com seis mil voluntários envolvidos em intervenções de beneficiação, nos dias 19, 20 e 21.

Os voluntários participam em mais de duas centenas de ações de reabilitação do espaço público, em particular pinturas de fachadas de habitações e de outros edifícios e estruturas, reparação de mobiliário urbano, remodelação e criação de áreas verdes e limpezas.

A campanha, promovida pela Câmara Municipal de Setúbal em parceria com as juntas de freguesia, conta com diversos patrocínios, nomeadamente ao abrigo do mecenato, como é o caso da Barbot.

A empresa, a par de vestuário próprio, cede as tintas a preços especiais numa edição em que está previsto o consumo de cerca de oito mil litros nas diversas ações de embelezamento do espaço público.

A Carmona, outro dos parceiros habituais, concede apoio financeiro, enquanto a EDP disponibiliza equipamentos para a pintura em locais elevados. Os TST, a Deloitte e os jornais Setubalense, Setúbal Mais e SemMais Jornal apoiam na divulgação.

Esta edição integra intervenções nas habitações sociais dos diversos bairros do concelho, com a requalificação de todas as existentes na Brejoeira, em Azeitão, a assumir uma das iniciativas de maior relevo. A Câmara Municipal de Setúbal dá as tintas a utilizar pelos voluntários e a Junta de Freguesia de Azeitão cede as janelas para substituir as atuais.

Outra ação de particular mediatismo é a recuperação geral do Parque de Vanicelos, uma das principais áreas verdes da cidade de Setúbal, com mais de 60 mil metros quadrados. Está programada a beneficiação de todo o edificado, como muros e muretes, uma casa de apoio e a base dos antigos lagos.

Estas são apenas algumas das mais de duzentas intervenções e realizar durante três dias, algumas delas propostas pelos próprios voluntários e por instituições, que decorrem nas cinco freguesias de Setúbal com o objetivo de envolver a população no esforço coletivo de embelezamento do concelho, no espírito de município participado.

A campanha inclui intervenções em três dezenas de estabelecimentos de ensino, asseguradas pela comunidade educativa, de jardins de infância a escolas secundárias, as quais, na grande maioria dos casos, decorrem no primeiro dia, 19 de maio, com os dois dias seguintes, o fim de semana, a serem dedicados às beneficiações do espaço público.

Para mais informações deve ser consultada a página do projeto, em facebook.com/setubalmaisbonita.

APOIOS

AMRS
Setúbal é um Mundo
Câmara Municipal de Setúbal. ©
Todos os direitos reservados

website concebido por dodesign