23 de Outubro de 2017
11º
max. 26º
min. 10º
notícias
iniciativas em destaque
deficiências 07 de Dezembro de 2015
Semana com arte inclusiva

“Com Arte” deu tema à 7.ª Semana Temática da Deficiência, iniciativa dinamizada em Setúbal com cinema, música, teatro, workshops e um encontro que apontou caminhos para a criação do cargo do provedor municipal para a deficiência.

O encontro, que reuniu cidadãos com deficiência, assim como responsáveis de associações com intervenção na área social, técnicos municipais e o vereador da Inclusão Social na Câmara Municipal de Setúbal, Pedro Pina, decorreu no dia 3, ao final da tarde, na Sala de Sessões dos Paços do Concelho.

“Foi, sobretudo, uma conversa que deu início ao processo de criação da figura do provedor municipal para a deficiência. Foram apontados caminhos e lançadas ideias sobre quem e o que deve ser este cargo”, adiantou a chefe da Divisão de Inclusão Social na Autarquia, Conceição Loureiro.

O provedor municipal para a deficiência, esclareceu, “será alguém que possa mediar e valorizar o trabalho de intervenção na área das deficiências, com vista à melhoria da qualidade de vida das pessoas com deficiência”.

Este encontro foi apenas um dos vários apontamentos da 7.ª Semana Temática da Deficiência, organizada pela Câmara Municipal e pelo Grupo Concelhio para as Deficiências – Setúbal, dinamizada entre 30 de novembro e 4 de dezembro e que culminou com o espetáculo “Arte com Todos”, realizado no auditório da Escola Secundária Sebastião da Gama.

“Tratou-se de um evento de teatro e dança inclusiva, muito gratificante não só para o público mas, sobretudo, para os intervenientes, que em apenas dois dias revelaram uma evolução meritória ao nível das competências artísticas e sociais”, sublinhou Conceição Loureiro sobre o espetáculo inclusivo “Arte com Todos”.

O evento incluiu a atuação do Grupo Pensar Teatro, da Associação de Saúde Mental Doutor Fernando Ilharco, o espetáculo UNIDÁ – Dança Inclusiva e as atuações da Companhia de Dança Flic-Flac e da Associação de Saúde Mental Doutor Fernando Ilharco.

A exibição do documentário “Já Voa a Palavra Casa”, sobre a transferência de seis doentes de uma unidade psiquiátrica para uma casa, na qual se confrontam com novos ritmos, tarefas, calendários e passeios, foi outra das atividades da 7.ª Semana Temática da Deficiência, que incluiu, igualmente, um workshop de dança inclusiva.

No âmbito da semana temática foi promovida, ainda, a “Oficina de Arte para Todos” e uma conferência com as participações da jornalista Ana Sousa Dias, de Constantino Sakellarides, professor jubilado da Escola Nacional de Saúde Pública da Universidade Nova de Lisboa, do psiquiatra Ricardo França Jardim e do escritor José Luís Peixoto.

APOIOS

AMRS
Setúbal é um Mundo
Câmara Municipal de Setúbal. ©
Todos os direitos reservados

website concebido por dodesign