15 de Dezembro de 2017
10º
max. 16º
min. 8º
notícias
iniciativas em destaque
programa 30 de Novembro de 2016
Semana dedicada à deficiência

Rastreios de prevenção da insuficiência renal e atividades desportivas adaptadas são ações para a população em geral no âmbito de uma semana temática dedicada à deficiência, que decorre entre os dias 2 e 10 em Setúbal.

A 8.ª Semana Temática da Deficiência, inspirada no tema “Desporto como Fator de inclusão”, organizada pela Câmara Municipal e pelo Grupo Concelhio para as Deficiências – Setúbal, inclui, no dia 6, entre as 10h00 e as 17h30, na Praça de Bocage, rastreios de prevenção da insuficiência renal.

A iniciativa, aberta ao público em geral, de participação gratuita, é dinamizada pela Associação de Insuficientes Renais – Delegação Regional do Sul, com a colaboração da Escola Superior de Saúde do Instituto Politécnico de Setúbal e dos alunos do curso de Técnico de Auxiliares de Saúde, orientados por Celeste Aldeia, professora do Agrupamento de Escolas Lima de Freitas, e Fátima Morais, da Unidade de Saúde Pública do Agrupamento de Centros de Saúde da Arrábida.

A 9, entre as 11h00 e as 12h00, no Parque do Bonfim, tem lugar a atividade inclusiva Ioga Para Todos, com exercícios físicos, respiração, relaxamento e meditação, orientados pelas professoras Ana Tique e Vera Revés, do Centro de Ioga de Setúbal e do Clube de Ioga do Agrupamento de Escolas Lima de Freitas.

A iniciativa, dirigida à população em geral e também de entrada livre, conta com a participação de associações e instituições com intervenção na área da deficiência.

No dia 10, realiza-se uma jornada do Campeonato Nacional de Ténis de Mesa Adaptado, no Pavilhão das Manteigadas, entre as 10h00 e as 17h30, organizada pela Federação Portuguesa de Ténis de Mesa e pelo Clube de Futebol “Os Sadinos”.

O programa da 8.ª Semana Temática da Deficiência inclui, também, uma ação de sensibilização dirigida à comunidade educativa para a inclusão das pessoas com deficiência, a ter lugar na EB de Bocage, a partir das 17h30.

O objetivo é sensibilizar a comunidade educativa para uma atitude de aceitação, valorização e inclusão das pessoas com deficiência e promover os valores da tolerância, solidariedade e respeito pelos outros.

De salientar ainda a realização, nos dias 2 e 3, do seminário “Desporto como Fator de Inclusão” e, a 3, a partir das 21h00, da gala solidária Dança para Todos, de angariação de fundos para apoio de projetos sociais de dança inclusiva da APPACDM de Setúbal, ambos a decorrer no Fórum Municipal Luísa Todi e integrados no calendário de Setúbal Cidade Europeia do Desporto 2016. 

APOIOS

AMRS
Setúbal é um Mundo
Câmara Municipal de Setúbal. ©
Todos os direitos reservados

website concebido por dodesign