19 de Outubro de 2017
15º
max. 22º
min. 15º
notícias
iniciativas em destaque
náutica 11 de Outubro de 2016
Semana do Mar a todo pano na cidade

A inauguração da exposição “Pescadores de Setúbal – olhares do passado, desafios do presente”, no antigo edifício da Lota, marcou no dia 10 a abertura da Semana do Mar – Setúbal 2016, que decorre até domingo.

“É com muita alegria que damos continuidade a esta iniciativa de celebração da relação da cidade com o rio e que reforçamos os laços de trabalho com a Administração dos Portos de Setúbal e Sesimbra”, afirmou a presidente da Câmara Municipal de Setúbal, Maria das Dores Meira, na cerimónia que marcou a abertura do evento, ao final da tarde do dia 10, em frente ao antigo edifício da Lota, no Cais 2.

A Semana do Mar, organizada pela autarquia e pela Administração dos Portos de Setúbal e Sesimbra (APSS), no âmbito de Setúbal Cidade Europeia do Desporto 2016, vai ao encontro da estratégia de voltar a cidade para o rio. “Esta tem sido a nossa grande aposta e estamos a conseguir concretizar os nossos objetivos.”

Daí que, sublinha Maria das Dores Meira, o município de Setúbal tenha voltado a estar “na linha da frente, com a APSS, para organizar a Semana do Mar”, uma iniciativa que considera importante no cumprimento do desígnio de “devolver o usufruto da zona ribeirinha aos setubalenses e da vista magnífica sobre o Sado”.

Também José Castelo-Branco, representante da APSS, frisou o “interesse e o empenho” que a entidade portuária coloca no reforço da Semana do Mar. “A cidade tem de se voltar cada vez mais para o mar e estar vocacionada para a economia do mar. O papel da APSS é crucial nesse caminho. Por isso vamos continuar a realizar esta iniciativa.”

A inauguração da mostra “Pescadores de Setúbal – olhares do passado, desafios do presente”, organizada em parceria com a Setúbal Pesca e a Bivalmar, foi o primeiro evento da Semana do Mar 2016.

A exposição, repartida em duas salas, é composta por réplicas de barcos, aparelhos e instrumentos de pesca, documentos necessários ao trabalho dos pescadores, bem como fotografias e artigos de jornal sobre a atividade piscatória em Setúbal.

A Setúbal Pesca e a Bivalmar contaram com o contributo de pescadores e familiares que cederam objetos e partilharam informações e opiniões sobre a melhor forma de ordenar a exposição.

A inauguração da mostra foi precedida de uma encenação por duas atrizes do Galateia, Edição de Produção Cultural, com base numa fusão dos textos de Raúl Brandão com as histórias que os pescadores contam sobre a atividade em Setúbal noutros tempos.

Visitas aos navios Sagres e Creoula e à caravela Vera Cruz, veleiros ao luar com street food e animação musical, passeios em embarcações tradicionais e palestras são outras iniciativas da Semana do Mar – Setúbal 2016, a decorrer até dia 16.

No dia 11, pelas 15h00, o Fórum Municipal Luísa Todi recebe a palestra “Experiências Náuticas Surpreendentes”, com Francisco Lufinha, que em 2015 bateu o recorde mundial da maior viagem de kitesurf sem paragens, ao percorrer a distância de 874 quilómetros.

A ação é organizada em parceria com escolas e instituições particulares de solidariedade social do concelho.

Segue-se outra palestra, intitulada “Os primórdios da atividade portuária no Estuário do Sado – do período Fenício até à Idade Média”, por Carlos Tavares da Silva, a realizar, às 17h00, no auditório da APSS, numa organização desta instituição em parceria com a Associação de Municípios da Região de Setúbal.

O segundo dia da Semana do Mar termina com um concerto da Banda da Armada, de entrada gratuita, com início às 21h30, no Fórum Municipal Luísa Todi.

O evento prossegue no dia 13 com a terceira edição do Seminário Internacional As Cidades Portuárias e a Relação Porto-Cidade, a decorrer entre as 09h30 e as 13h00, no Fórum Municipal Luísa Todi, que aborda a “Valorização Sustentável dos Recursos do Mar – Oportunidades da Economia Azul para a Região de Setúbal”.

Da parte da tarde, a partir das 16h00, a Casa da Baía é palco da apresentação de um projeto da Câmara Municipal de Setúbal, na área da Proteção Civil, inovador a nível nacional.

O “Setúbal SOS” é uma aplicação para smartphone, disponível para os sistemas operativos Android e IOS (Apple), que tem como mais-valia a possibilidade de o utilizador dar a conhecer ao operador da central de chamadas do Serviço Municipal de Proteção Civil e Bombeiros (SMPCB), de forma instantânea, a sua posição geográfica através da ligação de dados móveis e do GPS do telemóvel.

A aplicação, que pode ser descarregada gratuitamente, permite também o contacto do SMPCB com o utilizador, através do envio de notificações com avisos ou alertas meteorológicos.

A Semana do Mar prossegue com a chegada a Setúbal do navio-escola Sagres e de uma lancha de fiscalização rápida da Marinha Portuguesa, com acostagem prevista para as 18h00 no Cais 2 da APSS. Após a apresentação de cumprimentos ao comandante do Sagres, marcada para as 19h00, segue-se o primeiro período de visitas públicas ao navio, entre as 20h00 e as 23h00.

Gastronomia, animação musical e stands institucionais integram a iniciativa veleiros ao luar, que decorre quinta, sexta e sábado, das 20h00 às 23h00, igualmente no Cais 2.

O Creoula e a Vera Cruz juntam-se ao Sagres às 10h00 do dia 14, e as três emblemáticas embarcações portuguesas recebem, entre as 10h00 e as 17h00, a visita de centenas de alunos das escolas do concelho.

Estão igualmente previstos batismos de mar na lancha de fiscalização rápida, entre as 10h00 e as 18h00, e visitas públicas ao Creoula e à Vera Cruz, das 14h00 às 23h00.

No dia seguinte, 15 de outubro, prosseguem as visitas da população em geral às embarcações, incluindo o Sagres, das 10h00 às 23h00,

Passeios no Sado a bordo das embarcações tradicionais Zé Mário, Hiate de Setúbal e Maravilha do Sado, das 10h00 às 13h00 e das 14h00 às 17h00, é outra iniciativa agendada para sábado. A participação nas visitas está sujeita a inscrição prévia, que pode ser feita no stand da organização da Semana do Mar – Setúbal 2016 instalado no Cais 2 ou no endereço ssilva@portodesetubal.pt.

De destacar ainda no dia 15 a Regata Dia Mundial do Mar, das 10h00 às 14h00.

Um desfile náutico de partida das embarcações Sagres, Creoula e Vera Cruz, às 10h30, marca o último dia do evento, a 16, domingo.

Está ainda prevista a realização de diversos workshops ao longo da Semana do Mar - Setúbal 2016.

APOIOS

AMRS
Setúbal é um Mundo
Câmara Municipal de Setúbal. ©
Todos os direitos reservados

website concebido por dodesign