23 de Outubro de 2017
11º
max. 26º
min. 10º
notícias
iniciativas em destaque
deficiência 04 de Dezembro de 2013
Semana quer sociedade sem exclusão

A união de esforços para se alcançar uma sociedade verdadeiramente igualitária, com qualidade de vida para cidadãos com e sem deficiências, é o grande objetivo da Semana Temática da Deficiência que teve início no dia 3 em Setúbal.

A iniciativa, na quinta edição, organizada pela Câmara Municipal, foi oficialmente aberta ontem à tarde, numa sessão realizada no auditório da Biblioteca Pública de Setúbal.

“É fundamental olharmos para todos como cidadãos”, sublinhou o vereador com o pelouro da Inclusão Social, Pedro Pina, no discurso de abertura da Semana Temática, a qual decorre até dia 8 de dezembro, domingo, com um programa extenso de atividades.

Para Pedro Pina, “numa sociedade darwinista, em que a performance de alguns subjuga o espírito de igualdade, é fundamental olhar para as necessidades das pessoas com deficiências”.

A sessão de abertura, à qual assistiram representantes de várias instituições relacionadas com a área da inclusão social, contou ainda com as participações de Sónia Eleutério, do Grupo Concelhio para as Deficiências, de Cristina Lira, representante do Centro Distrital da Segurança Social de Setúbal, e Maria José Sobral, da delegação de Setúbal da Associação Portuguesa para as Perturbações do Desenvolvimento e Autismo (APPDA).

“Tenho às vezes alguma dificuldade em valorizar um determinado dia, mas a iniciativa desta semana temática é realmente importante para nos recordar o que se pode fazer de melhor ao longo de todo o ano”, salientou Cristina Lira, lembrando que o evento é organizado no âmbito das comemorações do Dia Internacional das Pessoas com Deficiência, que se assinala precisamente a 3 de dezembro.

Noção reforçada por Maria José Sobral, ao frisar que “o que conta não é um dia, mas todos os dias. Hoje [dia 3 de dezembro] é particularmente importante porque esta Semana tem início e representa uma relevante ferramenta de trabalho, para quem se dedica à área da inclusão, e de sensibilização da população para o acolhimento que as pessoas com deficiência merecem”.

A dirigente da APPDA de Setúbal recordou ainda a estimativa de que “cerca de 15 por cento da população mundial vive com alguma deficiência. O que é bastante”, além de, considera, reveste com maior destaque iniciativas como a Semana Temática da Deficiência, assim como o trabalho desenvolvido pelos profissionais e instituições que se dedicam em pleno a pessoas que de alguma forma apresentam fatores que podem ser usados pela sociedade para a exclusão de indivíduos.

O vereador Pedro Pina valorizou ainda “o trabalho de extraordinária dedicação das instituições que desenvolvem atividade nesta área [inclusão social] e que esta Câmara Municipal, como sempre tem feito, presta todo o apoio que lhe é possível”.

Na abertura da Semana Temática, que Sónia Eleutério frisou ter “o objetivo último de sensibilizar a comunidade para as necessidades das pessoas com deficiência”, foi inaugurada uma exposição de pintura, patente no auditório da Biblioteca Pública Municipal até dia 13.

A mostra tem a particularidade de ser o fruto de uma iniciativa da APPDA de Setúbal, desenvolvida em setembro em conjunto com a Associação de Artistas Plásticos de Setúbal, em que vários utentes da instituição de inclusão social pintaram telas em conjunto com outros cidadãos e figuras públicas.

Isabel Angelino, a dupla “Anjos”, Eugénio da Fonseca e a presidente da Câmara Municipal de Setúbal, Maria das Dores Meira, foram algumas das personalidades que se associaram à iniciativa.

Maria José Sobral apresentou a mostra e recordou que as cinquenta telas em exposição estão à espera de ser vendidas, com o objetivo de angariar fundos para o projeto “Respiro” da APPDA de Setúbal, o qual contempla a construção de um centro de ocupação atividades ocupacionais e um lar residencial em Azeitão.

A sessão de abertura da Semana Temática terminou com momentos de poesia e música.

A 5.ª Semana Temática da Deficiência inclui, entre atividades como tertúlias, debates, espetáculos, wokshops e ações de formação, o “Encontro sobre Igualdade de Género e Deficiência”, que se realiza ao longo de todo o dia 5, no Cinema Charlot – Auditório Municipal.

O programa completo da Semana Temática da Deficiência pode ser consultado nesta ligação.
 

APOIOS

AMRS
Setúbal é um Mundo
Câmara Municipal de Setúbal. ©
Todos os direitos reservados

website concebido por dodesign