20 de Outubro de 2017
18º
max. 21º
min. 17º
notícias
iniciativas em destaque
proteção 19 de Junho de 2014
Seminário analisa risco de tsunami

As questões associadas ao risco sísmico e de tsunami estão em análise num seminário a decorrer até dia 20 em Setúbal, no qual é dado a conhecer o INsPIREd, projeto europeu que envolve as populações na adoção de medidas preventivas.

O projeto, desenvolvido pelo Centro Europeu de Riscos Urbanos, centra atenções ao longo de dois dias na Casa da Baía, em sessões de apresentação e discussão de diversos trabalhos associados àqueles fenómenos naturais.

“O objetivo é proporcionar a troca de experiências e de conhecimentos entre agentes nesta área de intervenção”, sublinhou, dia 19, na sessão de abertura, a presidente da direção do Centro Europeu de Riscos Urbanos, Paula Teves Costa.

O INsPIREd é dedicado à informação e ao envolvimento de população, empresas, instituições e associações na implementação de medidas preventivas, em colaboração com os serviços municipais de proteção civil.

O “modo como transmitir a informação e como envolver a população na minimização de riscos e no aumento da resistência” é um dos assuntos em destaque no encontro, adiantou Paula Teves Costa.

A perceção da população sobre os riscos a que está sujeita e a análise das condições de vulnerabilidade, a par das medidas a implementar para minimizar fatores de risco, são outras vertentes da temática central em discussão no encontro.

Este novo projeto dá continuidade a uma investigação que, desde 2012, tem vindo a estudar os fatores de risco sísmico em Lagos e Cascais, em Portugal, e em Tânger e M’Dieq, em Marrocos.

Na sessão de abertura do encontro, o coordenador do Serviço Municipal de Proteção Civil e Bombeiros de Setúbal, José Luís Bucho, explanou sobre projetos implementados e em desenvolvimento na cidade nas áreas da proteção e socorro.

“A proteção civil e os bombeiros têm sido uma prioridade em Setúbal nos últimos dez anos”, afirmou o responsável, em representação do vereador Carlos Rabaçal.

O Plano Municipal de Intervenção no Centro Histórico de Setúbal foi um dos projetos destacados por José Luís Bucho, a par de outros nos quais a Autarquia tem uma participação ativa.

O Fórum Europeu de Segurança Urbana e um estudo sobre tsunami coordenado pela Centro Comum de Investigação da União Europeia são exemplos da ação municipal nesta área da proteção civil.

O encontro, organizado com o apoio da Câmara Municipal de Setúbal, inclui até dia 20 várias sessões de apresentação, conduzidas por oradores especializados, subordinadas à temática do risco sísmico e de tsunami.

Uma reunião do grupo de trabalho do INsPiREd, projeto conduzido em parceria com o Centro Euromediterrânico para a Avaliação e Prevenção do Risco Sísmico, para resumo das conclusões e planeamento de ações a desenvolver, encerra o seminário.

APOIOS

AMRS
Setúbal é um Mundo
Câmara Municipal de Setúbal. ©
Todos os direitos reservados

website concebido por dodesign