12 de Dezembro de 2017
max. 13º
min. 6º
notícias
iniciativas em destaque
segurança 12 de Junho de 2015
Seminário analisa risco sísmico

Um seminário orientado para as questões associadas ao risco sísmico e de tsunami e para a adoção de medidas preventivas realiza-se no dia 19, a partir das 21h00, na Casa de Baía.

O encontro, de participação gratuita, organizado pela Câmara Municipal, através do Serviço Municipal de Proteção Civil e Bombeiros de Setúbal, é aberto pela presidente da Autarquia, Maria das Dores Meira.

A primeira intervenção dos trabalhos do Seminário sobre Análise e Gestão do Risco de Tsunami está a cargo de José Luís Zêzere, do Centro de Estudos Geográficos do Instituto de Geografia e Ordenamento do Território, da Universidade de Lisboa, com “Apresentação do Projeto Tsurima – Gestão do risco de tsunamis para o ordenamento do território e a proteção civil”.

Segue-se Ângela Santos, do mesmo organismo, com “O Tsunami de 1755 em Setúbal: revisão histórica e modelação numérica”, enquanto Leandro Barros, igualmente do CEG/IGOT, e Alexandre Tavares, do Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra, exploram a temática “Abordagem multidimensional para a avaliação da vulnerabilidade de tsunami no município de Setúbal”.

“Exposição ao risco de tsunami no município de Setúbal”, por Susana Pereira, Ângela Santos e Nuno Fonseca, todos do CEG/IGOT, é a apresentação seguinte.

A última intervenção dos trabalhos do encontro está a cargo de Margarida Queirós e de Ângela Santos, do mesmo organismo, que abordam “Evacuação de emergência em edifícios públicos: padrões individuais de perceção de risco sísmico e de incêndio a partir de um exercício piloto e de um inquérito”, seguindo-se um momento de debate.

A sessão de encerramento do Seminário sobre Análise e Gestão do Risco de Tsunami está agendada para as 23h00, pelo vereador da Proteção Civil da Câmara Municipal de Setúbal, Carlos Rabaçal.

APOIOS

AMRS
Setúbal é um Mundo
Câmara Municipal de Setúbal. ©
Todos os direitos reservados

website concebido por dodesign